Use o Instagram para fazer seu salão crescer

Use o Instagram para fazer seu salão crescer

Hoje em dia, é difícil lembrar de um mundo sem mídia social, e fazer parte das redes sociais é quase obrigatório. Isso é ainda mais relevante no caso da promoção de uma marca ou negócio, já que as mídias sociais são o primeiro lugar em que os clientes atualmente buscam informações sobre serviços e produtos.

O papel das mídias sociais é particularmente importante na promoção de negócios da beleza como salões de beleza, barbearias, spas e clínicas de estética. Eles permitem manter contato contínuo com os clientes e, ao mesmo tempo, ajudam os salões a promover suas ofertas e serviços usando a ferramenta mais eficaz do setor: imagens. Uma solução que facilita a atração de novos clientes a salões de beleza é ter um perfil do Instagram. Como funciona? A simples publicação de fotos (ou vídeos) que mostram os excelentes resultados que seus clientes em potencial podem alcançar com seus tratamentos ajudará a atrair muitos clientes.

Uma imagem vale mais que mil palavras

A fotografia é uma ferramenta poderosa pois mostra o que, frequentemente, é difícil descrever em palavras. Uma fotografia é uma evidência visual dos resultados que seus clientes podem esperar depois de visitar seu salão. Ao usar o Instagram como ferramenta de marketing, é importante lembrar sobre a qualidade dos materiais publicados. Seu objetivo é atrair atenção e encorajar reservas, assim, suas fotos devem ter a mesma qualidade que seus serviços para mostrar o quão bom você realmente é.

No entanto, não há necessidade de contratar fotógrafos e organizar sessões caras. Basta ter uma preparação cuidadosa para tirar as fotografias e processá-las de forma hábil. Ter uma luz apropriada, fundo bonito e organizado, acessórios, …, às vezes até detalhes aparentemente insignificantes fazem uma grande diferença. E, entre duas fotografias com o mesmo conteúdo, uma pode ser incrivelmente popular e a outra passar despercebida.

Em salões de beleza e barbearias, uma excelente fonte de material para o  Instagram pode ser encontrada nos registros dos clientes. Recomenda-se usar usar um software de gestão de salão, como o Versum, que armazena fotos do “antes e depois” dos clientes no banco de dados. Essas fotos são excelentes pois mostram os resultados dos tratamentos e serviços que seu negócio oferece. A maior vantagem disso é o contraste, porque torna seus clientes conscientes dos resultados espetaculares que podem ser alcançados em seu estabelecimento. Lembre-se, no entanto, de que antes de publicar essas fotos (caso elas mostrem a cara e/ou identifiquem a pessoa) é importantíssimo obter o consentimento dos seus clientes.

Insta stories, a alma do seu salão no Instagram

Desde que o aplicativo introduziu o Insta Stories, a promoção de uma empresa via Instagram ficou ainda mais fácil. Essa função oferece aos empreendedores da beleza muitas possibilidades de apresentar seus serviços por meio de conteúdo diferente. Com o Insta Stories, é possível mostrar o aspecto humano de seus negócios, permitindo que os clientes dêem uma espiada nos eventos do dia-a-dia e como é o funcionamento de seu salão para atingir os excelentes resultados excepcionais de seus tratamentos. A publicação desses materiais é altamente vantajosa na construção de relacionamentos com clientes, pois os clientes veem o salão e seus funcionários de maneira mais pessoal, além de gerar mais simpatia e lealdade.

Uma ideia boa (tanto para o feed de notícias quanto para um story) são vídeos curtos ilustrando o passo a passo de tratamentos individuais. Eles não só informam que seu salão oferece tal tratamento, mas também mostram como ele é realizado em seu salão. Desta forma, você irá mostrar seu profissionalismo, eliminar quaisquer preocupações que seus clientes possam ter e convencê-los de que, se quiserem usar tal serviço, é melhor fazê-lo no seu salão.

Use hashtags e reposts para interagir

É de conhecimento geral que, além de comentários curtos, o material publicado no Instagram é definido com #hashtags. Além das hashtags referentes ao conteúdo publicado, vale a pena criar sua própria hashtag exclusiva que será útil nas interações com seus clientes. Ao incentivar seus clientes a publicar fotos ou vídeos de suas visitas e ilustrar os resultados com sua hashtag exclusiva, você poderá acessar esses materiais e fazer reposts em seu próprio perfil do Instagram. Mas, o que isto significa?

Repost significa publicar em um perfil (no feed de notícias ou em seus stories) conteúdo que foi originalmente postado por outro usuário. Neste caso, o perfil de seu negócio republicando uma foto ou vídeo que foi postado por um de seus clientes. Esta opção permite mostrar os seus clientes satisfeitos àqueles que seguem seu perfil, o que certamente os encorajará a visitar o seu estabelecimento. Lembre-se sempre de repostar apenas com a permissão dos autores dos posts e sempre marcá-los de acordo.

Use as hashtags corretas para seu post

Atualmente, você pode adicionar até 30 hashtags às suas fotos, e você sempre encontrará informações atualizadas na internet, bem como a lista de hashtags proibidas que o Instagram bloqueou por vários motivos. Use hashtags que descrevam o conteúdo publicado, mas evite as hashtags mais populares, pois as fotos ou vídeos que você publicar podem se perder em milhares de outras publicações rotuladas com as mesmas hashtags. Por exemplo, a rashtag #salaodebeleza possui milhões de posts e, dificilmente, alguém encontrará seu negócio por ela; no entanto, #salaodebelezajardins possui poucos posts e deixa claro que seu salão fica no bairro Jardins, em São Paulo, e essa hashtag é ótima para clientes te encontrarem ao procurarem por salão nesta localidade.

Um atalho para obter mais reservas

Quando os potenciais clientes encontrarem os seus materiais no Instagram e virem o seu profissionalismo, eles provavelmente vão querer agendar um horário em seu salão ou barbearia. Assim, é uma ótima ideia dar-lhes uma opção para reservar um horário com facilidade e conveniência. Afinal, você não gostaria que eles se deparassem acidentalmente com seus concorrentes ao tentar encontrar um método para fazer uma reserva em seu salão. Ofereça um atalho para o seu salão postando um link para sua página de reservas online na bio (descrição no perfil do Instagram) e nos stories (caso seu perfil tenha mais de 10 mil seguidores). Para ter um site de reservas, use um software de gestão que te forneça um site gratuito integrado à sua agenda digital, como o Versum. Isso possibilitará que qualquer pessoa que queira usar seus serviços faça uma reserva imediatamente, independentemente da hora do dia e sem perder tempo procurando as informações de contato na internet.

Analise suas estatísticas para melhorar

Lembre-se que você pode analisar os resultados de suas ações no Instagram. Tudo o que você precisa fazer é alterar o caráter de sua conta de particular para corporativo em suas configurações. A mudança leva apenas alguns segundos e não envolve nenhum custo, mas traz muitos benefícios em troca. Isso ocorre porque o Instagram for Business (Instagram para negócios) permite promover postagens e também fornece estatísticas do seu perfil que ajudam a analisar sua popularidade e, assim, planejar melhor suas atividades futuras.

Ao promover seu salão de beleza no Instagram, você se comunica com clientes em potencial de uma maneira única. Para ter um marketing ainda mais efetivo no Instagram, ao usar o Versum na gestão de seu negócio, você é auxiliado com as ferramentas como os registros eletrônicos de clientes (registro de fotos do “antes e depois”), site com a funcionalidade de reservas online e agenda digital.

Experimente o Versum grátis e veja como suas ferramentas são eficazes para otimizar sua gestão e reduzir sua carga de trabalho.

Teste Versum Grátis

[Total: 4    Média: 3.5/5]