Você precisa de um app para seu salão de beleza?

App salão de beleza

Atualmente, existem tantas soluções disponíveis para os proprietários de negócios de beleza e estética, que escolher algo para seu salão fica difícil. É fato que o mundo está ficando cada vez mais tecnológico e as empresas de desenvolvimento de software oferecem várias soluções dedicadas a todos os diferentes tipos de empresas de beleza, grandes e pequenas. É uma ótima ideia escolher uma solução digital (um app, um software de gestão, um programa de agendamento para salão de beleza), mas aí vem a pergunta: qual será a melhor para você?

Qual deve ser o seu critério de escolha? Quais são as características principais que toda solução digital dedicada aos proprietários de salões deve ter? Os aplicativos para salão de beleza e cadastro de clientes são as soluções mais relevantes ou há algo melhor para você no mercado? Vamos descobrir!

O mínimo que um app para salão de beleza deve ter

Agendamento online

Fazer agendamento online é uma necessidade absoluta, especialmente se você é proprietário de um salão pequeno e não tem uma recepcionista para cuidar do telefone ou se trabalha como autônomo na área. Graças à função de reservas online, seus clientes podem marcar um horário em seu negócio sempre que desejarem. Diga adeus às ligações no meio da noite, aos clientes irritados queixando-se de que você não atendeu o telefone e a todo o tempo gasto nessas ações que serão muito melhor empregados ao tratar de seus clientes.

Se fazer reservas online é tão importante, você deve obter um app de reservas para salão de beleza ou não? Bem, a resposta não é tão óbvia. Os aplicativos de reserva costumavam ser muito populares, mas desde então, a tecnologia avançou. Atualmente, ter um aplicativo com o único objetivo de fornecer reservas online não é mais lucrativo, ou eficiente para seu salão de beleza. É muito melhor investir em um sistema de gestão de negócios de beleza como o Versum, onde você obtém um pacote completo de funcionalidades extremamente úteis, incluindo reservas online.

Agenda e cadastro de clientes

Não importa se sua especialidade é unhas, depilação, barba, cabelo, maquiagem, limpeza de pele, tratamentos estéticos, …, enfim, ter uma agenda digital para salão de beleza e um aplicativo para cadastro de clientes são coisas que você simplesmente precisa. É uma importante base da gestão de qualquer negócio de beleza e estética, algo que você não pode deixar de fazer.

Há alguns anos, sua opção mais razoável costumava ser comprar um enorme calendário de papel, de preferência em capa dura, e mantê-lo na recepção. Sua recepcionista, ou você pessoalmente, costumava fazer todos os registros de horários marcados no calendário e, em uma grande pasta você guardava as várias fichas de papel com os dados de cada cliente.  Você se lembra de quando alguém precisava reagendar e sua agenda ficava toda riscada? Ou, se sua equipe é grande, a bagunça que ficava com vários horários marcados no mesmo espaço? E quando você derrubou café em sua agenda e perdeu todas as marcações? Sim, algumas lembranças são nostálgicas, porém, não significa que você precisa voltar a usar tais métodos, sendo que há outros muito melhores no mercado.

Hoje em dia, nem agendas de papel, nem apps de agenda e cadastro de clientes são as melhores alternativas para salões e barbearias. Com um sistema completo de gestão de salão de beleza, como o Versum, você pode anotar e editar tudo em um só lugar, sem causar confusão, sem fazer reservas duplas e definir vários níveis de acesso para cada funcionário. É recomendável mover todos os registros para uma solução digital, de preferência baseada em nuvem (com todos os dados armazenados online), que é muito mais segura ao proteger dados. As agendas de papel não são apenas inconvenientes, mas a sua utilização pode facilmente levar a um perigoso vazamento (ou perda) de dados. Portanto, escolher um sistema que vai além e tem outras funcionalidades que fazem seu negócio crescer é uma ótima escolha.

O que um app de salão de beleza deveria ter para seu negócio crescer?

Comunicação com clientes e recursos de marketing

Mesmo o melhor aplicativo para reservas de salão de beleza não será a melhor solução para seu negócio se não enviar lembretes automáticos de compromissos. Portanto, se você está procurando um bom software de gestão de salão, fique de olho no aspecto da comunicação eficiente! Além dos lembretes de compromisso (que reduzem o número de clientes que marcam, mas não comparecem, em até 70%), você deve procurar soluções que fornecem mensagens em massa, para poder criar campanhas de marketing, bem como mensagens automáticas, como desejos de aniversário.

Estatísticas e relatórios

O controle sobre o desempenho do seu salão é vital. Você precisa saber a situação de seu negócio, desde a entrada e saída de caixa, até a satisfação de seus clientes e o desempenho de sua equipe para bem gerir qualquer salão. Assim, o software de gestão para seu salão deve vir com estatísticas em tempo real e relatórios financeiros detalhados, de fácil leitura e entendimento. É uma grande conveniência que, como o Versum faz, seu sistema calcule suas taxas de novas reservas, fluxo de caixa, controle de estoque, popularidade de produtos, retenção de clientes, uma análise do tempo de trabalho de cada funcionário, entre outros.

Recursos de gerenciamento de funcionários

Um ótimo sistema de salão de beleza deve ajudá-lo gerir sua equipe da melhor forma possível, afinal, é a qualidade dos profissionais que trabalham em seu salão que torna o seu negócio único e insubstituível. Assim, um software ou app para salão de beleza deve te ajudar a atribuir tarefas, motivar a equipe e acompanhar o desempenho deles. Executar os registros de afastamentos e ausências e calcular automaticamente as taxas de comissão são outras características a procurar – todas presentes no Versum.

Controle de estoque

Verificar regularmente seus níveis de estoque é uma obrigação, embora seja uma tarefa tediosa e cansativa. Essa tarefa é de extrema importância pois você precisa garantir que tem sempre em estoque os produtos necessários para realizar os tratamentos agendados a cada dia e, além disso, deve também manter um nível de estoque adequado para lucrar com a venda de produtos no varejo em seu salão. Um software ou aplicativo de gerenciamento de salão de beleza, para ser o melhor para você, deve te ajudar neste trabalho faz o trabalho, como o Versum que conecta seu nível de estoque à sua agenda para te avisar quando reabastecer seu estoque com cada produto.

Então, app ou sistema de gestão para salão de beleza?

Agora que você sabe quais funcionalidades são essenciais e quais são aquelas que farão com que seu salão se destaque e cresça, escolha uma solução digital que contenha todas elas. Usar um sistema de gestão ao invés de um simples app de agendamento de salão de beleza demandará praticamente o mesmo nível de investimento, porém, trará resultados muito superiores. O Versum é o melhor software (também disponível com um aplicativo para dispositivos móveis) de gerenciamento para salões de beleza, barbearias, spas e clínicas de estética, com versões dedicadas a autônomos, pequenos, médios e grandes estabelecimentos de beleza e estética. Teste o programa grátis e comprove como ele otimiza a maneira como você executa suas tarefas diárias!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]