Você deveria aumentar seus preços? Um dilema para salões e estéticas

Aumentar preços salão de beleza estética pós pandemia

Como a maioria dos especialistas em beleza e estética durante a quarentena, você provavelmente já maratonou todas suas séries no Netflix. Agora, várias cidades e estados estão reabrindo seus salões de beleza, barbearias e clínicas de estética. Você já planejou e está implementando os protocolos de higiene e segurança e mantém contato regular com seus clientes para garantir que eles não se esqueçam do seu negócio . Há apenas um tema que ainda precisa ser tratado – os preços de seu salão de beleza depois de reabrir.

As duas escolas de pensamento

Existem duas maneiras de definir preços dos tratamentos e produtos de seu salão de beleza, barbearia ou clínica de estética depois de reabrir: por um lado, você pode deixar seus preços como estavam antes da quarentena; por outro lado, você pode aumentar seus preços.

Independentemente de qual opção você escolher, ambas têm efeitos positivos e negativos que você deve levar em consideração antes de tomar uma decisão final. Então, vamos lá e vejamos o que você deve saber para tomar essa decisão!

Manter os preços de seu salão de beleza fixos

Muitas coisas vão mudar a partir do momento que você reabrir o seu negócio de beleza e estética. É provável que você precise implementar regras estritas de segurança e higiene, limitar o número de reservas e o tempo de trabalho da equipe. No entanto, o mais importante é que, como vimos em outros países e nas cidades do Brasil onde salões e estéticas estão reabrindo, seus clientes vão correr para o seu negócio como nunca antes e sua agenda estará lotada. Quando tudo voltar ao “novo normal”, seus clientes vão querer passar mais tempo fora de suas casas, e todos querem sair em público bonitos, com seu cabelo e pele em dia, portanto, um pequeno aumento de preços (considerando que você terá um pequeno aumento de custos devido às medidas de proteção e segurança a serem adotadas) pode parecer algo bem-vindo. Mas há uma coisa que você precisa levar em consideração: o desemprego e a sensível situação financeira. É possível que alguns de seus clientes perderam o emprego devido à epidemia de coronavírus e não poderão pagar tratamentos caros ou aumentos de preços, pelo menos não até que sua situação se estabilize. Se você decidir não aumentar seus preços, aqui estão alguns dos benefícios que você pode esperar ao manter os preços em seu salão de beleza:

  • Mais reservas – é mais provável que os clientes reservem um horário em salões e centros estéticos com preços razoáveis, em vez de ir aqueles que aumentaram significativamente seus valores.
  • Fidelidade do cliente – seus clientes definitivamente apreciarão que você não aumentou seus preços quando a quarentena terminar. Eles verão que você entende a situação financeira atual e, assim, estarão mais propensos a irem ao seu estabelecimento.
  • Mais novos clientes – é provável que seus clientes fiéis divulguem seu negócio logo que reabrir, o que chegará aos ouvidos de clientes em potencial. Além disso, novos clientes estarão em busca de salões mais baratos para visitar, e o seu definitivamente estará no radar deles.

Embora esses benefícios pareçam tentadores, manter os preços fixos também traz algumas desvantagens que você pode encontrar:

  • Menos lucro – com aumentos de preços nos produtos de varejo e de uso interno no salão, além de ter que pagar pessoal (se você tiver uma equipe), contas, aluguel e seguro, você terá um lucro significativamente menor para suas despesas pessoais.
  • Riscos – embora você esteja fazendo um grande favor a seus clientes ao não aumentar seus preços, que certeza você tem de que isso atrairá mais clientes, melhorará sua lealdade ou aumentará o número de reservas? É provável que isso aconteça, mas há um pequeno risco envolvido.

Aumentar os preços do salão ou estética

A “reabertura” de seu salão de beleza, barbearia ou centro estético será lucrativa para você, independentemente de você escolher manter os preços como estão ou aumentá-los. No entanto, lembre-se de que, por conta das novas medidas de segurança e higiene necessárias e pelo tempo que seus clientes estão sem seus tratamentos, é muito provável que cada tratamento exija mais tempo para ser executado com a mesma qualidade; portanto, você estará gastando mais tempo tratando cada cliente. Além disso, provavelmente você precisará investir em produtos mais higiênicos e seguros (tampas de assento de plástico, máscaras faciais, luvas, além de produtos antibacterianos e virucidas), e não devemos esquecer que os suprimentos de salão de beleza e estética também aumentaram significativamente de preço. Então, para alguns salões de beleza e clínicas estéticas, aumentar seus preços é um curso natural de ação. Além disso, é altamente provável que, por algum tempo, você não consiga fornecer tratamentos químicos demorados, como balayages, para minimizar o tempo que cada cliente passa em sua cadeira. Nesse caso, sua principal fonte de renda será proveniente de acabamentos e outros serviços simples, o que se caracteriza como outro motivo para aumentar seus preços. Se você decidir seguir esse caminho, aqui estão alguns dos benefícios de fazê-lo:

  • Mais lucro – cada tratamento ou produto que você vende trará mais lucro (ou pelo menos manterá o nível de lucros de antes da quarentena), permitindo que você pague quaisquer taxas pendentes (aluguel, contas etc.), além de poder reservar dinheiro, no caso de novas crises.
  • Menos com o que se preocupar – com a estabilidade financeira, você poderá ficar tranquilo, sabendo que é menos provável que perca seu negócio e que tenha que deixar seus empregados irem embora.
  • Cimentar a imagem da sua empresa – se você planeja aumentar seus preços há algum tempo, talvez seja um bom momento para fazê-lo. Embora os clientes possam não estar muito satisfeitos com isso, eles entendem que você precisa ganhar a vida e que está fazendo um aumento justo. Além disso, você é um especialista certificado e ter preços muito baixos para sua qualidade de serviços pode fazer parecer que sua empresa não é tão profissional.

Conseguir obter um lucro significativamente maior é definitivamente um dos maiores benefícios para aumentar seus preços, no entanto, existem algumas desvantagens em fazê-lo, a saber:

  • Menos reservas – embora você esteja lucrando mais com cada tratamento e produto vendido, o número de reservas pode diminuir. Os clientes que perderam o emprego provavelmente não escolherão fazer tratamentos em salões caros. Em vez disso, provavelmente visitarão empresas menos caras e escolherão tratamentos mais simples.
  • Perda de clientes – ao longo dos anos, você provavelmente conquistou um bom número de clientes fiéis que adoravam visitar sua empresa regularmente. No entanto, esses clientes podem se sentir traídos se você aumentar seus preços, sabendo que precisam desesperadamente de tratamento, mas não estão indo muito bem financeiramente.
  • Reputação manchada – os clientes que se sentirem traídos pelo seu aumento de preço podem deixar críticas negativas ao seu negócio, dificultando a conquista de novos clientes.
  • Riscos – ao aumentar seus preços, você obtém mais lucro por tratamento, mas que certeza você tem de que não perderá clientes, manchará sua reputação ou terá menos reservas?

Um terceiro método

Como você pode ver, ambas as decisões vêm com uma parcela justa de benefícios e desvantagens para o seu negócio, no entanto, você pode tentar uma terceira opção. Ao reabrir, aumente preços de seu salão de beleza ou os mantenha fixos por pelo menos duas semanas. Com a ajuda do software de gestão de salão e estética do Versum, acompanhe suas vendas durante esse período, usando o recurso de estatísticas. Se você decidiu aumentar seus preços, verifique seus relatórios de vendas para ver como seus produtos e tratamentos estão vendendo. Se os números forem insatisfatórios, considere reduzir seus preços e veja se isso aumentou suas vendas. Se seus preços permanecerem fixos, acompanhe suas vendas e considere aumentar um pouco preço se verificar que sua demanda está muito grande e um pequeno aumento não a afetaria. Depois de fazer isso, acompanhe cuidadosamente seus relatórios e compare os ganhos que você obteve antes e depois de aumentar seus preços.

As estatísticas detalhadas do Versum ajudarão você a tomar sua próxima decisão sobre a configuração de preços em seu salão de beleza ou clínica de estética. Veja você mesmo como um sistema de gestão de salão e estética de confiança, como o Versum. Comece a usar o Versum grátis hoje mesmo e comprove!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]