10 razões para ter um sistema de gestão de salão e estética pós-pandemia

10 razões para ter um sistema de gestão de salão de beleza e clínica de estética após a pandemia de coronavírus

Gostemos ou não, a epidemia de coronavírus está revolucionando a indústria de serviços de beleza e estética. As mudanças dizem respeito à maneira como ela é percebida pelo público em geral, mas também à maneira como os serviços de beleza e estética estão sendo prestados, com uma série de medidas extras de segurança. Mais e mais especialistas, ao falar sobre protocolos a serem seguidos para uma reabertura segura de salões, barbearias e clínicas de estética, enfatizam a importância de adotar soluções digitais para fins de gerenciamento. Operar um salão com um sistema de gestão de salão costumava ser uma conveniência, porém, agora isso se torna uma necessidade. Vamos dar uma olhada nas razões pelas quais começar a usar o Versum será um salva-vidas para seu negócio daqui para frente.

1. O papel não pode ser desinfetado corretamente

Vamos começar com alguns fatos desagradáveis. O papel é considerado uma “superfície macia” e, como tal, não pode ser desinfetado adequadamente – e, portanto, não deve ser reutilizado. Isso torna o uso de um caderno de papel para executar registros de clientes e gerenciar compromissos algo não recomendável. Além disso, de acordo com os protocolos impostos em países que já estão suspendendo o bloqueio, você também não deve entregar lembretes em papel com a data e a hora do compromisso para um cliente ou mesmo fornecer seu cartão de visita, tudo isso deve ser feito de forma digital, em um sistema de salão. O uso excessivo de papel no seu estabelecimento não é apenas um desperdício, na nova realidade, também é arriscado.

2. Recomenda-se aceitar apenas clientes com horário marcado

Não há espaço para atender clientes sem horário agendado, agora cada visita deve ser cuidadosamente planejada com antecedência. Os conselhos pós-bloqueio enfatizam a importância de reduzir o contato em seu estabelecimento, mesmo durante os processos de check-in e pagamento; assim, é recomendável que você evite receber clientes apenas para agendar um horário. É mais provável que você mantenha a porta do salão ou clínica fechada, convidando apenas a pessoa com horário já reservado para um entrar. É por isso que você precisa facilitar ao máximo o processo de reserva para seus clientes, usando um sistema de salão de beleza e clínica de estética, o que nos leva a…

3. Agendamento online é a nova realidade

A reserva online costumava ser uma grande conveniência para você e seus clientes, agora é também a maneira mais segura e eficiente de fazer reservas. Quando você marca uma consulta pessoalmente (ou até mesmo por telefone) em sua agenda de papel (ou planilha de excel), você fica com com ligações e conversas via WhatsApp ou Messenger com as quais tem que lidar. Ambos são muito demorados e cansativos a longo prazo, além de requererem cuidados extras, afinal, toda vez que você for forçado a parar um atendimento para atender uma chamada, terá que passar pelo processo de lavar as mãos e desinfetar o telefone novamente.

Além disso, a realidade pós-bloqueio requer a máxima precisão. Não há espaço para mal-entendidos, reservas duplas e outros erros desse tipo. Um sistema de destão de salão com o recurso de reserva online garante que um único cliente seja reservado para um horário individual e elimina a necessidade de organizar manualmente a data e a hora, reduzindo assim o risco de erros e interpretações erradas.

4. Os lembretes de compromissos são agora uma obrigação

Como mencionado anteriormente, o processo de reserva deve funcionar como uma máquina bem calibrada. O cliente precisa ter certeza absoluta da data e hora da sua consulta, especialmente porque os casos de clientes que marcam mas não comparecem ao salão serão ainda mais dolorosos e você não quer perder mais dinheiro depois de mais de um mês fechado. É crucial reduzir a possibilidade do não comparecimento o máximo possível e os lembretes de compromisso automáticos são sua melhor aposta. Segundo as estatísticas, eles podem reduzir o número de não comparecimentos em até 70%, economizando sua sanidade, tempo e dinheiro.

Além disso, no Versum, você pode editar livremente o conteúdo do lembrete, o que significa que, além de confirmar a data e a hora, você pode lembrar seus clientes dos protocolos de segurança e da importância de chegar pontualmente.

5. Você deve ter controle sobre quem está visitando seu estabelecimento

Pode parecer difícil, mas a realidade pós-bloqueio torna necessário reunir informações sobre seus clientes e seu estado de saúde, pois, no caso de uma situação de emergência, você deve ser capaz de rastrear quem o visitou em um determinado momento. Se você usa o recurso de reserva online do Versum, já tem uma vantagem: para marcar compromissos online, seus clientes precisam enviar seu nome, sobrenome, número de telefone e e-mail. Além disso, no cadastro de clientes de nosso sistema de salão, você pode continuar adicionando outras informações úteis, os registros de clientes do Verum não apenas armazenam com segurança os dados dos clientes, mas também armazenam automaticamente o histórico de compromissos e compras. Com esses registros, você não apenas poderá entrar em contato rapidamente com o seu cliente em caso de emergência, mas também fornecer melhores serviços e um excelente atendimento ao cliente em seu salão.

6. A comunicação bidirecional é agora mais importante do que nunca

Você deve estar preparado para que uma emergência possa ocorrer. Os protocolos de segurança e higiene para salão de beleza e clínica de estética ajudarão você a reagir de acordo. Em tal situação, é importante manter a calma e agir rapidamente. Se você, um dos membros da sua equipe ou um cliente começar a mostrar sintomas do coronavírus, deverá entrar em contato com outros clientes reservados para esse dia o mais rápido possível e cancelar as visitas. O recurso de mensagens do Versum, enviadas por SMS e/ou e-mail, permite filtrar rapidamente todos os clientes agendados para um determinado período e enviar uma mensagem a cada um deles automaticamente.

Sempre que você precisar enviar atualizações importantes, declarações ou notícias a todos ou a um grupo específico de clientes, o Versum será a ferramenta mais rápida, conveniente e profissional para isso. Além disso, o sistema permite a comunicação bidirecional, se suas mensagens precisarem de confirmação, os clientes poderão responder.

7. Você precisa gerenciar seus funcionários com mais eficiência

É possível que seus funcionários tenham que trabalhar em turnos específicos, a fim de manter o contato físico com outras pessoas ao mínimo. Além disso, assim como com os clientes, você deve limitar o contato com os membros da sua equipe – se um deles ficar doente, eles deverão informar você imediatamente e você deverá estar pronto para reorganizar a programação. Para ajudá-lo a gerenciar tudo, o sistema de salão Versum oferece recursos como horários de trabalho digitais, organização do trabalho e atribuição de tarefas e registros de afastamentos e ausências. Você mantém contato com seus funcionários o tempo todo e sempre que houver necessidade de fazer reorganizações rápidas, você poderá fazer isso com apenas alguns cliques. E você não precisa se preocupar em perder o controle de todas as alterações, o sistema garantirá o armazenamento de todas as informações e a inclusão nos cálculos de comissão.

8. Você precisa planejar o tempo necessário para a desinfecção

Como você deve seguir todos os protocolos de distanciamento e desinfecção, precisará planejar intervalos entre as clientes para poder higienizar e desinfectar as estações, ferramentas e equipamentos adequadamente. Usando o software de gerenciamento de salões e estéticas do Versum, você pode facilmente adicionar essas lacunas à sua programação, garantindo que ninguém consiga reservar um espaço logo após outro cliente.

9. Você deve controlar a disponibilidade de salas e equipamentos

No Versum, você pode ativar o complemento gratuito de Recursos, graças ao qual seus equipamentos e / ou as salas necessários serão reservados automaticamente durante o agendamento de compromissos. Dessa forma, você elimina o risco de agendar compromissos que exigem os mesmos recursos, o que é crucial agora, pois você não pode embaralhar as estações e o equipamento com tanta facilidade. Além disso, seus clientes poderão agendar compromissos online apenas quando a equipe e os recursos necessários estiverem disponíveis (recursos e planejadores não estarão visíveis para os clientes). Isso tornará sua organização do trabalho muito mais fácil!

10. É aconselhável ter uma fonte de renda adicional no salão

Mesmo após a reabertura, as vendas podem não ser tão impressionantes quanto se poderia imaginar – devido à limitação do número de clientes permitidos no salão ao mesmo tempo, o que significa que você não trabalhará com capacidade total. Adicionando o tempo necessário para a desinfecção e a compra de todos os produtos sanitários, sua empresa pode não ser tão lucrativa quanto o esperado ou quanto antes, pelo menos por um tempo. É por isso que é aconselhável continuar a ganhar dinheiro além dos serviços regulares de salão. O Versum apresentou uma ótima maneira de fazer isso, independentemente das circunstâncias, coupons online que podem ser vendidos remotamente e são válidos por até doze meses.

Não deixe que a realidade pós-bloqueio o surpreenda e prejudique seu negócio – graças a soluções digitais bem pensadas, como o Versum, você poderá voltar ao trabalho com segurança. Teste o Versum gratuitamente por duas semanas e veja a diferença!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]