Medidas de proteção e higiene que salões e estéticas precisarão tomar para reabrir

Medidas de proteção e higiene para salões de beleza e clínicas de estética reabrirem

Embora você provavelmente não veja a hora de reabrir seus negócios assim que o isolamento (ou o bloqueio, em alguns casos) for suspenso, lembre-se de que não será um passeio no parque. Claro, sua agenda será preenchida com reservas como se fosse a estação mais movimentada do ano, mas isso não significa que você poderá voltar a trabalhar como se nada tivesse acontecido. Você, com certeza, precisará implementar algumas novas medidas de proteção, segurança e higiene para si mesmo, sua equipe (se você tiver uma) e seus clientes. Isso será essencial para reabrir seu salão de beleza, cabeleireiro, barbearia ou clínica de estética com segurança e sucesso.

Então, quais medidas exatamente devem ser tomadas e quais são os melhores métodos para informar seus clientes sobre esses cuidados para melhor atendê-los?  Vamos lá!

Implemente protocolos exigidos por lei

A indústria de beleza e estética tem, como uma de suas características, o contato direto entre os profissionais prestadores de serviço e os clientes – seja através de cabelos, couro cabeludo, unhas, cílios, sobrancelhas, lábios ou pele. Então, naturalmente, embora nada tenha sido estabelecido, novas leis de funcionamento e regulamentações podem ser (e provavelmente serão!) postas em ação quando tudo voltar ao “novo normal”. Isso pode exigir, por exemplo, que os prestadores de serviços usem roupas de proteção durante os tratamentos, trabalhem apenas em determinadas horas, limitem a quantidade de clientes simultaneamente no salão, mantenham as estações de trabalho mais afastadas umas das outras, estabeleçam um intervalo entre cada tratamento para higienização de todo o salão após cada cliente, entre outras medidas. Obviamente, deixar de cumprir as regulamentações que serão estabelecidas pelos governos municipais, estaduais e federal  pode resultar em várias multas e até em uma ordem de interdição de seu negócio. Portanto, fique muito atento aos decretos que serão feitos em sua região e respeite-os integralmente.

Crie o seu próprio conjunto de medidas e protocolos

Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Eventualmente, você poderá reabrir seu negócio de beleza e estética e, embora novas medidas de proteção provavelmente sejam impostas por lei, convém também introduzir algumas de suas próprias ações para garantir o maior nível de segurança para sua equipe e seus clientes. Sendo imposto por lei ou não, considere estabelecer três categorias de medidas:

Medidas de proteção aos clientes de salões de beleza e estéticas

  • Estabeleça condições para atender seus clientes: instrua seus clientes a não comparecerem ao salão/clínica no horário agendado caso apresentem algum sintoma de COVID-19, como febre, tosse seca, dificuldade respiratória, entre outros.
  • Informe-os sobre as novas diretrizes: horas de funcionamento do negócio, a nova capacidade máxima das instalações e solicite que eles cheguem sempre com hora marcada e sejam pontuais para a segurança deles próprios e de sua equipe.
  • Proíba acompanhantes: os clientes não podem ir ao estabelecimento acompanhados. No caso de crianças, elas só podem ser acompanhadas por um dos pais.
  • Armazene dados dos clientes em um sistema eletrônico: o cliente deve ser cadastrado e seus dados armazenados em um sistema eletrônico (como o software Versum para gestão de salões e estéticas). Marque a hora de chegada e saída de cada cliente e informe-o sobre o armazenamento de seus dados para que qualquer cadeia de infecção possa ser rastreada.
  • Exija que seus clientes tenham todos os cuidados de higiene e segurança necessários: os cliente deve desinfetar as mãos com álcool em gel, fornecidos pelo estabelecimento, na entrada e saída do salão. Durante todo o período dentro do salão/estética, cada cliente será equipado com os equipamentos de proteção individual (EPIs) considerados necessários, principalmente máscaras (considere também luvas e capas). Caso o não levar uma máscara, o salão deverá fornecerá uma. Apenas aceite que algum cliente não use um dos EPIs caso o tratamento assim o exija, por exemplo, o cliente não precisará usar a máscara caso esteja fazendo uma limpeza de pele ou uma micropigmentação labial. Após a conclusão do serviço, o mesmo cliente deverá descartar esses materiais de proteção em lixos destinados para esse fim, seguindo os protocolos estabelecidos.

Medidas de proteção aos trabalhadores de beleza e estética

  • Exija que sua equipe use EPIs durante os serviços: o coronavírus pode viver no ar ou em superfícies materiais por horas ou dias, por isso que criar barreiras adicionais é tão importante! Proporcione todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) – máscaras, luvas, capas e tocas – para sua equipe que deverá usá-los 100% do tempo. É importante que os equipamentos descartáveis, como luvas, sejam trocadas a cada tratamento (e jogados no lixo específico para este fim) e os não descartáveis, como máscaras de algodão, sejam usados conforme a recomendação de especialistas (cobrindo perfeitamente queixo, boca e nariz e trocada a cada duas horas).
  • Recomende que evitem o transporte público: se possível, recomende que sua equipe evite usar o transporte público, mas, para isso, estabeleça soluções alternativas com eles. Recomende que os que moram perto venham caminhando ao salão/estética, estabeleça um sistema de caronas entre quem mora próximo e tem carr ou recomende o uso de aplicativos de transporte, por exemplo.
  • Estabeleça uma roupa de trabalho: quando um membro de sua equipe chegar ao trabalho, ele deve trocar de roupa e usar apenas e exclusivamente as roupas de trabalho. As roupas de trabalho devem ser lavadas muito bem com água e sabão para evitar qualquer tipo de contaminação. A troca de roupa também se aplica ao calçado. Os trabalhadores devem trocar de calçado ao entrar no estabelecimento.
  • Estabeleça um distanciamento dentro do salão: cada membro de sua equipe deve tentar manter uma distância segura de outros trabalhadores e clientes que não estão atendendo, entre 1,5 e 2 metros.
  • Organize horários de descanso e refeição: estabeleça uma agenda com horários de descanso e de refeição para cada membro de sua equipe de forma que cada um tenta tais intervalos individualmente e que as condições de higiene e segurança sejam mantidas.
  • Distribua uniformemente os horários de trabalho entre sua equipe: embora você e sua equipe estejam ansiosos para voltar ao trabalho, vocês e seus clientes ainda podem ter medo de serem expostos ao coronavírus. Ao distribuir uniformemente os horários de trabalho da equipe e dar-lhes mais dias de folga, você protege a todos.

Medidas de higiene e proteção gerais

  • Respeite a distância recomendada entre as estações de trabalho: organize o layout de seu salão ou estética de forma que cada estação de trabalho tenha pelo menos 1,5 ou 2 metros de distância entre elas.
  • Aceite clientes apenas com hora marcada: a maioria dos salões e estéticas já atendem 90% dos clientes com horário marcado, porém, esmalterias e barbearias, muitas vezes, atendem clientes sem horário marcado, conforme eles chegam no salão, o que com certeza irá gerar filas, aglomeração de pessoas (contra indicado) e até perda de clientes que não querem ficar esperando em um ambiente lotado. Portanto, deixe claro (informe em suas mídias sociais, site de reservas online e com um aviso na porta/recepção) que só está atendendo clientes com horário previamente agendado.
  • Não forneça jornais ou revistas aos clientes: embora isso seja uma prática comum, evite ter materiais de leitura disponíveis em seu salão/estética pois isso seria mais um possível veículo de transmissão do vírus.
  • Defina recomendações de higiene para o uso dos banheiros: liste uma série de recomendações de higiene e cole esta lista na porta do(s) banheiro(s), como lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 10 segundos e higienizar a superfície do vaso com álcool 70% (disponibilize um vidro de álcool 70% com borrifador, luvas descartáveis e toalhas de papel) antes e depois do uso. Aqui também é interessante designar um membro de sua equipe para higienizar o banheiro periodicamente.
  • Limpe suas ferramentas e estações de trabalho após cada cliente: embora você provavelmente já fizesse isso antes da epidemia, agora você deve ser ainda mais minucioso ao limpar as estações de trabalho e os equipamentos com álcool 70% após cada cliente para evitar uma possível propagação do vírus. Evite, na medida do possível, o uso de um mesmo equipamento por mais de um funcionário. Higienize também com álcool 70%, ou lave com água e sabão, qualquer outro equipamento ou móvel (mesas, cadeiras, talheres, xícaras, copos, etc.) após seu uso.
  • Estabeleça um intervalo entre cada cliente para higienização.
  • Evite cumprimentos e contatos pessoais desnecessários: embora você esteja louco para dar um forte abraço em alguns de seus clientes, evite esse tipo de cumprimento caloroso enquanto a propagação do vírus ainda não estiver 100% controlada.
  • Controle o uso de máquinas self-service: equipamentos como filtros de água e máquinas de café devem ter seu uso controlado para mantê-las sempre higienizadas. Assim, instrua sua equipe a fornecer qualquer bebida aos clientes, tomando todo o cuidado necessário, e garantindo a segurança de todos (máquina se mantém limpa, o copo é lavado logo após ou jogado no lixo específico, se descartável, etc.).
  • Mantenha as prateleiras com produtos à venda acessível apenas à sua equipe: evite que seus cliente possam tocar livremente os produtos e cosméticos expostos para venda. Isso não significa que você venderá menos, instrua sua equipe a comentar que os produtos seguem à venda e que para ver algum basta pedir-lhes, essa é uma ótima oportunidade para lembrar seus clientes que você também vende produtos e cosméticos e também para sugerir-lhes algo complementar ao seu tratamento.
  • Tenha o dobro de cuidado com o uso de toalhas: caso você não use toalhas descartáveis, tenha o dobro de atenção para usar apenas toalhas limpas e desinfetadas.
  • Sempre que possível, os secadores de cabelo devem ser usados ​​em baixas velocidades: isso busca evitar a dispersão do ar e os filtros dos secadores devem permanecer limpos.
  • Priorize reservas pré-pagas ou pagamentos com cartão de crédito: quanto menos contato físico com seus clientes, melhor. Aceitar pagamentos em dinheiro pode aumentar o risco de transmissão de coronavírus, portanto, você pode ativar o pré-pagamento em seu site de reservas do Versum ou aceitar pagamentos por meio de cartão de crédito de contato em seu salão ou estética.
  • Invista em capas de papel de uso único para as cadeiras da sua estação de trabalho: além de limpar as cadeiras da estação de trabalho, convém investir em capas de uso único ou rolos de papel lençol (mais ecológicos) que adicionam uma camada extra de segurança.
  • Mantenha o ambiente arejado: é importante que você mantenha, sempre que possível, janelas  e portas abertas para que o ar circule e, possíveis partículas do ar, sejam dispersadas para fora de seu salão ou estética.
  • Use lembretes de compromisso: você já ficou muito tempo fechado e não pode bancar ter clientes que agendam compromisso mas não comparecem, portanto, use os lembretes de compromisso do Versum que envia um e-mail e/ou mensagens de texto SMS para seus clientes lembrando-os do horário agendado. Essa é uma medida de proteção para seu negócio se restabelecer.
  • Crie uma declaração de responsabilidade: a qual cada cliente atendido quando você reabrir assine e declare que foi informado por você sobre os novos protocolos, que você o atendeu com todas as medidas de proteção e higiene recomendadas, que eles assumem não terem tido sintomas de COVID-19 nos últimos dias e que autorizam sua coleta e uso de dados.

Dica: confira nosso artigo sobre como planejar com sucesso a reabertura de seu salão, estética ou barbearia após a pandemia.

Informe seus clientes sobre as novas medidas

Informar os clientes dos protocolos e medidas de proteção e higiene que você implementou no funcionamento da seu salão, estética ou barbearia não é tão fácil quanto parece, especialmente se você estiver introduzindo um grande número deles. Lembre-se de que apenas publicar seus protocolos em suas páginas páginas e perfis nas mídias não funcionará, pois vários clientes podem não ter acesso a eles e, mesmo se o tiverem, podem não perceber ou dar atenção ao seu post. Uma abordagem mais eficaz é enviar uma mensagem de email e um SMS em massa para seus clientes, informando-os sobre as alterações mais recentes. Usando o software de gestão de negócios de beleza e estética do Versum, você pode selecionar toda a sua base de clientes e enviar (ou agendar) uma mensagem com tudo o que eles precisam saber. Você também pode enviar uma notificação de texto para todos, informando-os a verificar seus e-mails para se familiarizarem com seus novos protocolos.

Além de postar nas mídias sociais e escrever diretamente para os clientes, considere imprimir pôsteres dos protocolos que você implementou e pendurá-los nas janelas e paredes de seu estabelecimento (não os deixe impressos sobre mesas e balcões). Certifique-se de incluir informações de contato (número de telefone, página de reserva, páginas de mídia social) para os os clientes em potencial que possam, inocentemente, se dirigir ao seu salão querendo ser atendidos naquele exato momento.

Eventualmente o isolamento será relaxado, salões, barbearias e estéticas irão reabrir, mas não se engane, as coisas não serão como antes. Um “novo normal” será estabelecido e você deve se preparar para gerir um negócio de beleza e estética com sucesso nessas novas condições. Seguir as recomendações aqui estabelecidas é um passo importante para ter sucesso com seu negócio daqui para frente, mas é administrá-lo de forma profissional com o Versum é o que fará você se desenvolver e crescer daqui para frente.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]