Como reabrir seu negócio de beleza e estética com sucesso após a quarentena

Como reabrir o salão com sucesso após a quarentena

Fechar o seu negócio temporariamente é sempre doloroso para cabeleireiros, manicures, maquiadoras, esteticistas e barbeiros. Se você é proprietário de um grande salão com várias estações, ou é um profissional autônomo que trabalha em casa, aluga uma sala ou até mesmo visita seus clientes na casa deles, você, com certeza, já está tendo prejuízos devido à atual crise atual causada pelo coronavírus e não se sabe, exatamente, quando será seguro voltar ao trabalho. Nós já lhe explicamos como se qualificar e manter seus clientes durante esse período, como seguir trabalhando (se você o puder fazê-lo legalmente, óbvio!) e até como lidar com clientes doentes. No entanto, uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde todos voltaremos ao trabalho e nossos negócios irão reabrir. Fica assim uma questão: “como será reabrir meu negócio?” Voltar aos negócios depois de fechado não é tão fácil quanto parece, vamos ver como reabri-lo com sucesso.

O que você deve fazer durante esse período? Prepara-se e planeje sua reabertura!

Se você já fechou o seu negócio, é provável que tenha postado nas suas páginas e perfis nas mídias sociais e também em seu site exclusivo de reservas online, informando os clientes de sua decisão, ainda que tenha sido uma condição imposta pelo governo. No entanto, arrumar seus equipamentos e fechar as portas até que não seja hora de reabrir, com certeza, é algo que te deixa desconfortável e, certamente, você pode fazer mais durante esse período. Agora que você tem um tempo extra, aproveite-o planejando seu retorno! Planeje sua volta aos negócios com essas estratégias que ajudarão você a reabrir com sucesso e fechar esse ano difícil no positivo!

Dica: em conversa com alguns de nossos mais de 46 mil clientes, baseado no contato que eles estão tendo com seus clientes durante o período fechado, espera-se que nos primeiros meses após a reabertura o movimento seja de 200% a 300% maior em salões e estéticas do que seria sem o fechamento para quarentena. Então, aproveite para se preparar o melhor possível.

Mantenha-se  em contato com suas clientes

Aqui está um conselho rápido: se você não está mantendo contato ativo com seus clientes, infelizmente, eles podem não ter um vínculo tão forte com você e sua empresa. E o que acontece quando você reabre? Você tem certeza de que esses clientes irão dar preferência ao seu negócio? E se você já estiver lotada, eles irão esperar uma ou duas semanas por um horário? Você não precisa necessariamente fazer amizade com eles, mas permanecer em contato durante esse período tornará a comunicação muito mais natural quando você estiver pronto para reabrir. Coloque-se no lugar de seus clientes, você daria preferência a marcar um horário com alguém que lembrou de você e se preocupou com você durante o período de quarentena ou a alguém que lembrou deles apenas quando o negócio voltou a abrir e está precisando de clientes? Assim fica claro que é preciso manter o relacionamento ativo, esse é o momento de mostrar que seus clientes são importantes para você e seu negócio, mostre que você se importa e eles farão o mesmo quando seu negócio reabrir. Afinal, é graças aos seus clientes que sua empresa permaneceu aberta e dando lucro todo esse tempo, então, se você não valorizá-los em momentos como este, você se prejudica.

Independentemente de você estar totalmente parado ou ainda estar aceitando algumas poucas reservas, você deseja (e deve!) manter a comunicação com seus clientes até que essa situação do coronavírus passe, mas o que exatamente você deve enviar para eles e através de quais meios? Primeiro, você deve categorizar seu conteúdo em dois grupos: informações importantes e menos importantes.

Todas as informações importantes devem ser enviadas diretamente aos seus clientes, preferencialmente via mensagem de texto SMS ou e-mail, isso inclui a política de clientes doentes, atualizações no horário de trabalho, cancelamentos e remarcações.

Embora a situação atual seja bastante grave, você também deve evitar o medo. Aqui estão algumas idéias para manter contato com os clientes (atuais e potenciais) em suas mídias sociais, sem criar mais alarmes:

  • Poste conteúdo neutro: compartilhe fotos de suas últimas transformações e tratamentos, memes relacionados ao setor ou qualquer outra coisa não relacionada à situação do COVID-19 em suas páginas de mídia social. Certifique-se de que não pareça negação, mas uma maneira de interromper as notícias sérias e compartilhar um pouco de energias positivas.
  • Envolva os clientes: em suas páginas e perfis nas mídias sociais, pergunte aos clientes quais são suas rotinas de beleza em casa e compartilhe seus próprios conselhos.
  • Mostre a eles que você está lá: permita que seus clientes saibam que você se importa com o bem-estar deles e mencione que, se eles precisarem conversar, você estará lá para ouvi-los.

Seus clientes irão valorizar que você reservou um tempo para ficar em contato com eles durante esta crise e terá mais chances de reservar com você assim que tudo acabar.

Novas idéias de marketing

Antes do COVID-19, é provável que você e sua equipe já tivessem suas agendas cheias de reservas e não tenham tido tempo para experimentar novas atividades de marketing. Seus clientes regulares costumavam reservar de tempos em tempos e os descontos que você publicou em suas páginas nas mídias sociais também funcionaram relativamente bem, mas aqui está uma coisa que você deve ter em mente: quando tudo voltar ao “normal”, seus clientes poderão estar menos dispostos a cuidarem-se profissionalmente devido à falta de tempo ou a diferentes prioridades de gastos. Então o que você fará? Para se recuperar, considere tentar novas estratégias de marketing que o ajudarão a recuperar seus clientes fiéis e a atrair novos clientes. Aqui estão algumas idéias que definitivamente valem a pena tentar:

  • Anúncios de mídia social: essa forma de marketing permite segmentar um grupo local de pessoas que estariam mais interessadas em seus tratamentos. Seus anúncios são exibidos nos feeds do Facebook e Instagram; portanto, eles são muito tentadores! Nesse caso, uma oferta de reabertura funcionaria muito bem. Lembre-se de oferecer um serviço ou produto extra, ao invés de um desconto, pois esse tipo de oferta agrega valor ao seu trabalho.
  • Um programa de fidelidade: essa ferramenta recompensa seus clientes fiéis por suas compras, e o programa de fidelidade do Versum leva a outro nível, permitindo que você distribua pontos automaticamente aos clientes por suas compras, avaliações/comentários e até por trazerem seus amigos e familiares ao seu negócio. Com seus pontos acumulados, os clientes podem escolher prêmios em seu negócio, como uma cesta de cosméticos, uma sessão de massagem ou manicure, entre outros.
  • Ofertas complementares: todo mundo adora suas mechas, mas você sabe do que mais gostam? Mechas que duram bastante tempo. Graças aos cosméticos de retenção de cores, as mechas de suas clientes podem se manter em ótimo estado por muito mais tempo, então, por que não criar ofertas de produtos e tratamentos que se complementam? Com seu tempo livre, crie uma lista daqueles que podem ser vendidos juntos como um pacote.
  • Marketing seletivo por SMS: digamos que você administra um salão de cabeleireiro e vários de seus clientes são homens. Provavelmente, eles não terão um bom corte de barba por algum tempo, portanto, eles estarão interessados ​​em sua oferta de corte de barba depois de reabrir. No entanto, enviar uma mensagem SMS em massa com essa oferta para todos os seus clientes não será algo legal. Em vez disso, use a ferramenta de mensagens segmentadas do Versum que permite segmentar um grupo específico de clientes.
  • Faça uma campanha de “não cancele, remarque!”: essa é uma ótima estratégia que vem sendo adotada por prestadores de serviços de beleza e estética. Entre em contato com suas clientes com horários agendados para o período em que estiver fechado e incentive-as a remarcar o horário ao invés de cancelar o compromisso. Ainda que você não saiba quando irá reabrir, remarque o compromisso para um horário provisório daqui há duas ou três semanas.

Dica: marketing é mais do que propaganda, é a forma de fazer negócios. Crie uma oferta especial (dê um desconto ou um cosmético complementar ao tratamento) para aquelas clientes que agendarem ou remarcarem seus horários enquanto você estiver fechado e fizerem um pré-pagamento para garantirem o agendamento. Assim você segue recebendo neste período e conseguindo honrar seus compromissos.

Faça mudanças!

Você já planeja dar um ar fresco à sua empresa há algum tempo? Gostaria de fazer alterações no interior (layout e decoração de seu salão) ou implementar novos tratamentos no menu de serviços? Bem, agora é a melhor hora para fazer tais alterações. A atualização de seus negócios não apenas faz você se sentir mais organizado, mas também é uma ótima maneira de trazer de volta seus clientes após a reabertura.

Fazer alterações no interior da sua empresa pode significar que você está se empenhando e reformando o local (não recomendado se você estiver com um orçamento apertado) ou simplesmente trabalhando com o que possui atualmente. De qualquer maneira, recomenda-se uma limpeza de cima para baixo. Se você planeja pintar seu interior, é melhor fazê-lo quando estiver fechado, pois o cheiro forte da tinta pode ser irritante para os olhos e a garganta. Quando a situação do coronavírus começar a passar, você terá um estabelecimento ainda mais bonito para a reabertura.

Além disso, se você estiver pensando em atualizar seu menu de serviços, agora seria um ótimo momento para planejar quais novos tratamentos adicionar a ele. Lembre-se de que eles não devem estar fora do seu escopo de trabalho. Considere criar uma pesquisa em suas mídias sociais, perguntando aos clientes quais tratamentos eles gostariam de fazer em seu negócio. A partir dos resultados, veja quais serviços você sabe como fornecer ou busque profissionais que possam tornar-se parceiros e oferecer tais serviços em seu salão.

Depois de fazer essas alterações nos seus negócios, há mais uma coisa que você deve considerar fazer: profissionalizar a forma como você administra seus negócios. Se você ainda está usando uma agenda de papel e fichas de registro de clientes antigos, não está trabalhando com muita eficiência. Aproveite este momento para mudar para uma solução digital, eficiente e fácil de usar. Agora é um momento muito oportuno para experimentar o Versum. O melhor sistema de gestão de salões de beleza, esmalterias, barbearias e clínicas de estética automatiza a maioria do seu “trabalho sujo” para que você possa se concentrar em suas outras tarefas mais importantes, como relacionar-se e tratar de seus clientes. Teste o Versum grátis agora, sem compromisso, e veja como podemos ajudar seu negócio a voltar com tudo após esse período difícil.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]