Uma ou várias especializações? O que escolher?

Uma ou várias especializações? O que escolher?

Você provavelmente já esteve nessa situação anteriormente, você analisa todas as suas certificações e se pergunta “Será que eu deveria oferecer outros tipos de tratamento em meu negócio”? Digamos que você seja proprietário de um salão de beleza e que está na indústria há anos. Cuidar de cabelos tem sido seu orgulho e alegria há muito tempo, mas há dias em que você só quer experimentar algo novo.

Agora você está preso em uma bifurcação, você não pode decidir se quer trazer novas especializações para o salão ou continuar seguindo o mesmo caminho em que esteve, mas com abordagens diferentes. Então, como decidir?

Explore o que você faz melhor

Não importa se você faz cabelos, unhas ou massagens pelo que pode parecer uma eternidade, há dias em que você sente que seu trabalho se tornou monótono. Sua experiência e conhecimento sobre os serviços que oferece pode ser tamanho que você se sente confiante o suficiente para fazer luzes com os olhos fechados. É aí que você começa a ver os benefícios de se dedicar ao que faz de melhor.

Você é profissional no que faz, com anos de experiência em sua especialização, um dos melhores, mas quer atrair mais clientes. Crie anúncios de mídia social, promovendo seu salão e apresentando-se como um especialista no campo, e não algum estilista novato. Você se sente confortável com o que faz e, às vezes, ficar na sua zona de conforto pode poupar muito estresse! Para reduzir a monotonia em seu local de trabalho e atrair um público novo, introduza novas ideias de tratamento explorando as mídias sociais e analisando as tendências do setor. Qualquer coisa de cores balayage sazonais a penteados temáticos faria uma adição encantadora ao seu leque de serviços!

Embora você possa gostar de ficar em sua zona de conforto, trabalhar apenas dentro de sua área de especialização pode ter algumas dificuldades, como:

  • Trabalhar arduamente para se destacar da concorrência que oferece uma variedade de tratamentos exclusivos
  • Manter um menu de serviços limitado
  • Um número maior de clientes que migram de um salão para outro, sem fidelizar-se

Faça de tudo um pouco

Isso já aconteceu com quase todos os donos de empresas, você está passando por um período de pouco movimento e, ao olhar pela janela do salão, vê o negócio do outro lado da rua lotado. Para muitos salões, é quando se começa a procurar novas idéias para seus negócios. Você tem feito cabelos há alguns anos, mas agora você decidiu tentar algo novo e isso é ótimo!

Por estar aberto a novas ideias, você alcança uma ampla gama de clientes. Os tratamentos capilares são ótimos, mas por que não experimentar maquiagem definitiva? Ou oferecer uma variedade de serviços de unhas? Você não apenas atrai mais clientes, mas sua empresa tem algo a mais para oferecer. Mas isso é realmente tão bom assim?

Claro, um salão que oferece um miscelânea de opções de tratamento atende a um público maior do que as empresas de especialização única e é capaz de fidelizar clientes para fazer todos os tratamentos, mas também têm algumas dificuldades, como:

  • Treinamento adicional para alguns ou todos os membros da equipe
  • Trabalho duro para garantir a qualidade dos diferentes tipos de tratamentos (é importante que todos os serviços tenham níveis satisfatórios para evitar que um serviço cause dano a toda a imagem do negócio)
  • Criação da identidade do negócio (é um salão de beleza, spa ou clínica de estética) e comunicação da qualidade dos serviços, pois um negócio especializado em cabelos aparenta ser melhor neste serviço do que um centro de beleza que oferece vários tipos de serviços

Por que não ambos?

Então, você olhou para os dois caminhos e parece que nenhum deles se encaixa no seu salão. Você quer continuar fazendo o que faz, mas quer levar novas energias ao seu salão ao mesmo tempo. Então, por que não pegar um pouco das duas ideias?

Seu salão só oferece serviços de cabelo, então por que não oferecer tratamentos que andem de mãos dadas uns com os outros? Considere pesquisar cursos de tecnologia de unhas por conta própria ou contratar um técnico de unhas certificado. Ao contrário de outras especializações de beleza, tratamentos de unhas requerem uma pequena estação de trabalho, uma luz LED ou UV, lupa e polimento, nada muito extravagante. Se você tem uma sala ou estação extra, você deve levar isso em consideração. Um cliente pode estar relaxando enquanto a coloração faz efeito em seus cabelos, então por que não fazer as unhas nesse meio tempo? Assim, você  consegue trazer um lucro extra e cuidar de seus clientes ainda mais!

Outra ideia é incluir algo totalmente fora da caixa na sua empresa. Você fornece balayages, ombres e sombres de fora deste mundo e os clientes se sentem super relaxados quando você lava seus cabelos. Tanto é que eles mencionaram que você deve fazer massagens na cabeça! Você pesquisou o que é necessário para se tornar um massagista e decidiu se tornar um! Você tem uma sala separada preparada para massagens, mas você precisa de um calendário de reserva adicional para a disponibilidade do quarto.

Felizmente, o software Versum tem isso resolvido. Na seção de complementos, você tem a ferramenta de recursos, que permite gerenciar os recursos necessários para cada tratamento, assim você evita marcar dois compromissos na mesma hora na sala de massagem, ou até mesmo dois compromissos simultâneos que precisem usar o mesmo equipamento, como um vaporizador. Quanto às suas novas opções de tratamento, você deve prestar muita atenção à sua popularidade. Verifique regularmente a seção de estatísticas do Versum para ter certeza de que as vendas do novo tratamento estão indo bem!

Decidir qual caminho tomar para o seu salão é tudo para você. No entanto, com o Versum, você saberá exatamente se foi a decisão correta!

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 4.5/5]