Como administrar um salão de beleza

Como administrar um salão de beleza

A gestão de um salão de beleza é, normalmente, bem desafiadora. Estabelecimentos como salões de beleza, barbearias, esmalterias e clínicas de estética costumam trabalhar com a venda de produtos e serviços, o que demanda diferentes formas de gestão e promoção. Além disso, os donos de estabelecimentos de estética também são, na grande maioria das vezes, profissionais que desempenham serviços e tratamentos em seus negócios, como cabeleireiros, barbeiros, manicures, maquiadores e esteticistas. Isso representa um desafio a mais, pois é bem difícil fazer lindas mechas californianas em uma cliente ao mesmo tempo que você administra seu caixa, estoque ou agendamentos. Como se não bastasse, esse é um setor no qual os clientes tomam decisões bem informadas, sendo mais difícil conseguir novos clientes. Assim, vamos ver três pontos sobre como administrar um salão de beleza para crescer.

Como conseguir mais clientes e gerir a venda de serviços

Conseguir novos clientes em seu salão de beleza não é a tarefa mais simples do mundo. Ninguém cai de paraquedas em um salão que não conhece e marca uma coloração. Novos clientes vão a um salão novo para eles quando estão bem informados sobre esse negócio, seja por meio da recomendação de amigos e familiares ou por suas mídias sociais. Assim, a chave aqui é tornar conhecido e famoso não apenas seu negócio, mas também suas técnicas e resultados.

Nada promove seu salão e atrai mais clientes do que suas clientes fiéis. São elas quem mantém seu salão ativo em altas e baixas temporadas. Também são elas que amam mostrar a seus amigos e familiares o quão linda ficaram após um tratamento em seu salão, sem falar no quanto elas relaxam e se divertem enquanto estão na companhia sua e de sua equipe. Portanto, trate essas clientes com todo o valor que merecem e crie um programa de fidelidade para recompensá-las por suas compras e por trazer novos clientes para seu salão.

Hoje em dia, o boca-a-boca tomou novas proporções e invadiu a internet e as mídias sociais. As avaliações e comentários feitos por seus clientes sobre seu salão são de extrema importância, pois mostram a reputação de seu negócio e pode ser o fator decisivo para que um cliente em potencial marque ou não um horário em seu salão. Portanto, use um sistema de gestão de salão de beleza, como o Versum, que automaticamente coleta comentários de seus clientes após cada visita e compartilha tanto nas mídias sociais (Facebook e Instagram), como no site exclusivo de seu salão. Além disso, lembre-se que estamos falando de clientes que tomam decisões bem informadas, portanto, além de contar com seus clientes para recomendarem seu negócio, use suas mídias sociais ativamente para compartilhar seu trabalho. Para isso, compartilhe muitas fotos e vídeos dos procedimentos e dos resultados de seus tratamentos, marque seus clientes (com seu consentimento, é claro!) e escreva uma breve descrição constando o que o cliente pediu, o nome do tratamento, a técnica utilizada e a satisfação do cliente com o resultado.

Como você já deve saber, as mídias sociais são uma das suas principais ferramentas para conseguir novos clientes. Portanto, é crucial que você consiga fazer que seus clientes em potencial, encantados com as fotos de seu trabalho no Facebook e no Instagram, já possam agendar um horário em seu salão. Com o Versum, além de fazer o gerenciamento integral de seu salão de beleza, seu salão tem um site exclusivo para fazer agendamento online. Coloque o link de seu site no perfil do Facebook (na área “Sobre” e no botão “Reservar”) e na Bio do Instagram de seu salão.

Para saber como bem administrar um salão de beleza, é preciso saber de gestão de serviços, o que requer atenção redobrada. É preciso que você tenha cadastrado todos os dados do cliente, anote o horário agendado na agenda do profissional correto, garanta que tem os produtos para o tratamento, atenda o cliente com atenção fazendo-o sentir-se exclusivo e valorizado, e gerencie o pagamento (parte do salão e comissões). O sistema gerenciador de salão de beleza Versum, faz tudo isso para você, possui um sistema de cadastro completo de clientes, uma agenda personalizada para cada profissional de sua equipe, controle de estoque integrado (de produtos para uso nos tratamentos e venda no varejo) e calcula as comissões automaticamente.

Como vender mais produtos no salão

Sim, salões de beleza, barbearias, esmalterias, spas e clínicas de estética são prestadores de serviços, porém, a oportunidade de aumentar os lucros com a venda de produtos no varejo é imensa e você deve aproveitá-la.

Para vender produtos em seu salão é preciso que você:

  • Ofereça produtos complementares a seus tratamentos (por exemplo, condicionadores de hidratação profunda para clientes que fazem alisamentos definitivos ou colorações mais agressivas)
  • Tenha prateleiras para exposição dos produtos bem iluminadas e organizadas
  • Saiba o momento correto de oferecer o produto (normalmente do meio para o final do tratamento, quando você explica a técnica e como o produto ajudará na manutenção dos resultados)
  • Treine sua recepcionista para vender

A maioria das vendas de produtos em seu salão será feita para os clientes que frequentam seu negócio. Não é comum que clientes venham até seu negócio apenas para comprar um cosmético, porém, você pode tornar-se embaixador de alguma marca exclusiva de cosméticos e promovê-la em seu negócio para incentivar as vendas para um público maior e ainda se concretizar como uma autoridade na área.

Como administrar um salão de beleza e fazer tratamentos ao mesmo tempo

A administração de salão de beleza não é fácil e é algo que consome tempo. Tempo esse que você, provavelmente (como cabeleireiro, manicure, esteticista ou barbeiro) não tem porque está sempre ocupado atendendo seus clientes. Assim, você possui três opções de como administrar um salão de beleza:

  • Trabalhar horas extras, ficando exausto e exposto a cometer erros
  • Ter um sistema de gestão de salão de beleza
  • Contratar um gerente para seu salão

Horas extras são algo comum na rotina de donos de salões e, mesmo assim, tarefas de gestão seguem sendo jogadas para mais pra frente, pois são as que você menos gosta de fazer, não é um especialista e concorrem diretamente com o tempo livre que você teria para aproveitar sua vida. Pode parecer que seu negócio está indo bem e que, mesmo com a gestão um pouco (ou muito) desorganizada, você está lucrando. No entanto, é o gerenciamento profissional que faz um salão de beleza se destacar e crescer. Portanto, se você tiver tempo (o que, convenhamos, é o que mais falta para todos nós!) faça cursos de gestão de salão. Caso tempo seja seu recurso mais escasso, considere contratar um sistema de gestão de salão de beleza e, se necessário, um gerente.

Ter um software de gestão de salão de beleza, como o Versum, é, definitivamente, a solução mais em conta e conveniente disponível. Esse software funciona como um assistente digital para administrar todas as áreas de um salão de beleza: aquisição e fidelização de clientes, site exclusivo de seu negócio, integração com mídias sociais, gestão de equipe e de estoque, estatísticas e relatórios em tempo real, agendamento online, agenda digital para cada funcionário, programa de fidelidade, ferramenta de comunicação com os clientes, campanhas de marketing, automação de marketing, vendas de pacotes de serviços, vendas de vales-presente, cadastro detalhado de clientes. O programa é intuitivo e fácil de usar, permitindo que você mantenha o controle sobre a administração de seu negócio e tenha tempo para dedicar a seus clientes.

Se mesmo com um sistema de gestão, que automatiza várias de suas tarefas, você não tenha tempo para se dedicar à administração de seu negócio, então, contratar um gerente profissional é a solução para você. Busque por um profissional que tenha experiência e saiba como gerenciar um salão de beleza ou barbearia, afinal, você não é especialista no assunto, então é bom contratar alguém que seja. Mesmo tendo um gerente, não abra mão de seu programa de gestão, pois ele permitirá que seu gerente trabalhe muito melhor e tenha tempo para, além de administrar seu negócio, fazer campanhas de marketing para crescer.

Bem, sabemos que você quer (e talvez precise!) melhorar a administração de seu salão de beleza, portanto, não perca tempo e dê o primeiro passo. Comece a usar o melhor sistema de gestão para salões de beleza grátis agora mesmo!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]