Como chamar clientes para seu salão de beleza ou estética ao reabrir

como atrair clientes para seu salão de beleza ou estéteica ao reabrir

Com a gradual reabertura de salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, muitos desses negócios estão vendo suas agendas lotadas, como se essa fosse a época mais movimentada do ano – afinal, após dois meses isoladas, suas clientes estão loucas para fazerem os tratamentos de beleza e estética que tanto amam. No entanto, nem todos estão satisfeitos com o número de agendamentos após a reabertura no “novo normal”. Uma reação instintiva a essa situação é buscar maneiras de como chamar clientes para seu salão de beleza ou estética. Então, o que você pode fazer para incentivar mais reservas durante esse período? Bem, perguntamos a alguns dos salões e estéticas que usam o Versum e estão lotados, como eles o fizeram com a ajuda de nosso sistema, e aqui está o mapa do tesouro!

Faça com que os clientes se sintam seguros

Não são apenas os proprietários e os funcionários do salão ou estética que têm medo de voltar ao trabalho, as clientes estão começando a ter dúvidas sobre fazer tratamentos durante a reabertura, enquanto a pandemia não está 100% sob controle. Coloque-se no lugar delas, suas clientes sabem que você estará ocupado no dia da reabertura e nos dias seguintes. Elas já podem imaginar que várias outras clientes irão ao seu negócio para se embelezar, aumentando, assim, a possibilidade de um surto de COVID-19. Portanto, muitas clientes, em vez de fazer uma reserva com você na primeira ou segunda semana após a reabertura, o farão  mais tarde – afinal, muitas delas já estão com 3 centímetros de raiz, então, que diferença fará 1cm a mais antes de pintá-la?

As clientes que desejam marcar uma visita após a reabertura, mas estão com medo de contrair a Covid-19, podem reconsiderar e fazer um agendamento caso sintam que você está tomando as precauções corretas para garantir sua segurança. É possível que elas não estejam cientes e bem informadas sobre os rígidos protocolos de reabertura que entraram em vigor em seus negócios. Em vez disso, elas podem imaginar que seu estabelecimento está lotado e que você não está sequer tendo tempo para limpar a estação de trabalho entre uma cliente e outra. Então, como reverter essa situação e chamar clientes a seu salão de beleza ou estética? Nesse caso, é essencial não perder tempo e você deve informar suas clientes sobre as precauções tomadas para garantir a segurança delas. Em suas mídias sociais, site e página de reserva online do Versum, compartilhe informações sobre os protocolos de espaçamento, desinfecção e uso de equipamento de proteção que você implementou e como essas alterações garantirão a segurança de todos em seu negócio.

Vá além e considere também criar um formulário de consulta que deve ser preenchido pelas clientes antes de cada compromisso no “novo normal”. Se você usar um software de gestão de beleza e estética como o Versum, poderá enviar esses formulários de consulta diretamente a cada cliente por e-mail. Depois das clientes preenchê-los e enviá-los de volta para você, você deve examiná-los e decidir quem tratar e quem recusar educadamente. Perguntas como se um cliente esteve ou não na presença de alguém que foi diagnosticado com COVID-19 devem ser incluídas no seu formulário, a fim de evitar um surto. Suas clientes ficarão tranquilas ao visitar seu negócio, sabendo que você mantém a saúde delas em primeiro lugar.

Mais benefícios

Você sabia que reabrir seu salão de beleza, barbearia ou clínica de estética é também o momento perfeito para atrair novos clientes? Você não é o único negócio de beleza e estética que reabre após o período fechado pelo coronavírus, sua concorrência também está reabrindo e está preparando campanhas e ofertas de marketing para conseguir mais clientes, mesmo enquanto você lê este artigo! Mas… o que acontece quando os horários deles são preenchidos? Os clientes deles terão que ir a outro lugar para fazer tratamentos e é aí que você entra. É muito mais barato reter clientes fiéis (especialmente com a ajuda de um programa de fidelidade) do que conquistar novos clientes e, a volta ao trabalho é a oportunidade perfeita para atrair novos e leais clientes em potencial.

Para fazer isso, como parte de sua estratégia de chamar clientes ao seu salão de beleza ou estética, considere vender pacotes de tratamentos com descontos ou vales-presente para novos clientes – aqueles que os comprarem poderão utilizá-los sempre que acharem melhor, vinculando seus clientes iniciantes à sua empresa por mais tempo. Se você decidir se concentrar em atrair seus clientes regulares, também poderá incluí-los em sua oferta de “boas-vindas de volta” e considere recompensá-los com mais pontos de fidelidade, se você tiver um programa de fidelidade.

Um novo normal pós-reabertura

Obviamente, após reabrir seu negócio, o “novo normal” pedirá o uso de máscaras, aventais, desinfetantes e conversas mais curtas com suas clientes, afinal, todos ainda estarão preocupados em pegar o coronavírus. No entanto, existem várias maneiras pelas quais você pode ser criativo ao reabrir, o que ajudará a preencher sua agenda! Aqui estão algumas ideias,  feitas por nossos clientes, que você pode querer experimentar também:

  • Uma kit de higiene – para as clientes que reservarem um horário em seu estabelecimento  logo após sua reabertura receberão um kit de higiene gratuito, que incluirá uma garrafinha de álcool em gel não irritante para as mãos e uma máscara personalizada com a logo de seu negócio.
  • Novos tratamentos e produtos – se você planeja introduzir um novo tratamento ou produto em seu menu de serviços, agora seria um momento oportuno para fazê-lo pois atrai a atenção de suas clientes, especialmente se isso for um pedido frequente delas.

Embora essas ideias sejam interessantes como estratégias para chamar clientes a seu salão de beleza ou estética, elas não serão muito efetivas se você não promovê-las e informar suas clientes (regulares e em potencial) sobre elas.  Para divulgar sua ações de marketing exclusivas para o período de reabertura, você deve utilizar vários meios de comunicação diferentes, como suas páginas nas mídias sociais, site de reservas online e mensagens diretas – com o Versum você pode enviar uma mensagem direta em massa para todas suas clientes informando-as do kit de higiene de brinde ou do novo serviço. Cada uma dessas mídias ajuda a divulgar a reabertura de sua empresa. No entanto, é mais provável que uma mensagem direta em formato de texto ou e-mail seja aberta por mais clientes.

Estar presente para suas clientes

A parte mais essencial de atrair clientes para seu negócio de beleza e estética após a reabertura pode não parecer tão direta. Claro, renovar o interior da sua empresa, introduzir novos tratamentos e até ter ofertas de reabertura é ótimo, mas nada funciona melhor do que simplesmente entrar em contato com suas clientes. É importante que você publique regularmente nas mídias sociais, perguntando aos clientes como eles estão se saindo e o que estão fazendo para passar o tempo ou como estão voltando às rotinas normais. Além disso, enviar a cada um deles uma mensagem de texto SMS ou e-mail mostrará que você se importa com eles e mal pode esperar para tê-los de volta ao seu salão. Um negócio construído com um bom relacionamento e emoções positivas de seus clientes prosperará mesmo em tempos difíceis!

Sua reabertura e seu trabalho no “novo normal” pode ser realmente magnífico se tudo for planejado de acordo. Garanta a segurança de suas clientes, seja criativo com a reabertura e, simplesmente, esteja presente para suas clientes, assim você pode ficar tranquilo sabendo que seu negócio está no caminho certo! Vá além e, caso ainda não o faça, comece a usar o Versum para gerir seu negócio de beleza e estética de forma fácil e eficiente.

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 4/5]