Questionário de segurança para atender clientes em seu salão ou estética

Questionário de segurança para clientes de salão de beleza e estética

Alguns salões, barbearias, spas e estéticas já estejam abertos novamente e muitos outros esperam reabrir em breve, por isso, nós temos certeza que você está se preparando para se adaptar ao “novo normal” e trabalhar fazendo o que ama para compensar o período fechado. Você sabe que precisa implementar novas medidas e protocolos de segurança e higiene para reabrir e, que uma importante medida é fazer uma avaliação do estado de saúde de suas clientes para evitar atender uma cliente infectada com o coronavírus e contaminar toda sua equipe e algumas outras clientes – afinal, isso faria você ter que fechar por mais um tempo e te faria perder clientes, ou seja, tudo que você não quer.  Mas, o que exatamente você deve perguntar em seu questionário de segurança e avaliação? Quais devem ser os critérios de avaliação? Bem, pegue seu café e continue lendo para descobrir!

O que seu questionário de segurança deve incluir?

O formulário de segurança de consulta funciona como qualquer outra avaliação antes de tratar um cliente, sua função é ajudá-lo a atendê-lo melhor e evitar acidentes e, no caso da COVID-19, se proteger – e você definitivamente não deseja cometer erros. Você se preocupa com a segurança de sua equipe e com a sua, e a coleta de informações sobre seus clientes o ajudará a decidir se algum cliente deve ter o tratamento negado naquele momento. Além disso, lembre-se de que, devido ao período fechado pelos decretos de distanciamento social, há uma alta probabilidade de que seus clientes tenham testado suas habilidades em colorir e cortar os próprios cabelos, desenhado as próprias sobrancelhas ou espremido a pele como se fosse uma laranja para remover alguns cravos e espinhas – portanto, pergunte sobre isso também! Aqui estão algumas perguntas que você deve incluir ao fazer uma avaliação no início de sua consulta:

  • Sua cliente esteve recentemente doente? Os sintomas da COVID-19 incluem febre, falta de ar, tosse (até dores no corpo e falta de paladar em alguns casos). Se alguma de suas clientes tiver esses sintomas recentemente ou mesmo sentir como se estivesse gripando, é melhor não atendê-la e reagendar.
  • Elas seguem as práticas higiênicas recomendadas? Desde lavar bem as mãos por 20 segundos, manter o distanciamento social e usar máscaras, suas clientes que o fazem correm menos risco de estarem infectadas e infectar outras pessoas.
  • Elas entraram em contato com alguém que testou positivo para COVID-19? Demora cerca de duas semanas para que as pessoas apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus, portanto, mesmo que um cliente não esteja se sentindo mal após visitar alguém com um teste positivo para COVID-19, ainda pode transmitir o vírus. Evite tratar uma cliente que tenha tido contato com alguém infectado nas última duas semanas.
  • Elas fizeram algum tratamento de beleza/estética em casa? Saber exatamente quais tratamentos uma cliente realizou em casa ajudará você a evitar contratempos ao tratá-las.
  • Este ponto diz respeito apenas aos clientes de especialistas que atendem no domicílio dos clientes: eles têm um espaço bem ventilado (de preferência na área externa da casa) para que o tratamento seja feito? O tratamento de clientes em suas casas pode assustar a maioria dos especialistas, especialmente porque os portadores de COVID-19 podem espalhar o vírus por várias superfícies sem saber. No entanto, se eles tiverem um local bem ventilado e separado, que possa acomodar você e seu equipamento, convém tratá-los lá.
  • Elas respeitarão seus protocolos impostos? Os protocolos, impostos por lei ou por você, devem ser seguidos por suas clientes, a fim de reduzir a possibilidade de ocorrência de um surto em seu negócio. Liste as medidas e protocolos de segurança e higiene que você está adotando para informá-las e contar com seu consentimento. Embora isso não tenha poder legal, mostra a suas clientes que você se preocupa com a segurança delas e com a sua própria, e que não se tolera deixar a saúde e segurança em segundo plano.

Dica: se você quiser algum conselho para criar seus próprios protocolos e medidas de segurança e higiene, poderá encontrar nosso artigo para salões de beleza e estética aqui e o artigo para profissionais autônomos de beleza e estética aqui.

Use um questionário digital

Em um mundo pós medidas de isolamento e distanciamento, o uso de produtos de papel provavelmente terá que ser significativamente reduzido. Depois que o bloqueio para as empresas de beleza e estética estiver totalmente suspenso, é provável que novas leis de saneamento sejam aplicadas, o que pode exigir que especialistas tomem sua papelada e a coloquem em formato digital – e isso inclui agenda, relatórios de vendas, cadastro de clientes e formulários de consulta, como seu questionário de segurança. O papel é considerado uma superfície que pode transportar o coronavírus da COVID-19 e não é possível desinfectá-lo sem danificá-lo.

Sua melhor aposta é enviar os questionários de avaliação de segurança diretamente aos clientes que marcaram horários com você após sua reabertura. Usando o software de gestão de beleza e estética do Versum, você pode editar as notificações automáticas de reservas para incluir seu formulário de consulta (colocando o link de seu formulário – criado no Google Forms ou outra ferramenta de formulários e questionários – na mensagem). Recomendamos uma abordagem em duas etapas – envie aos clientes uma confirmação de compromisso por SMS e email. No SMS, inclua detalhes sobre a visita do cliente e mencione que você também enviou um e-mail com seu formulário e que ele deve preenchê-lo e enviá-lo de volta para você com pelo menos 24h de antecedência ao compromisso agendado, assim você tem tempo para achar um novo cliente caso precise fazer um cancelamento. O Versum permite a comunicação bidirecional, e todos os e-mails e mensagens de texto recebidos serão armazenados no sistema. Além disso, você pode manter o formulário de avaliação do cliente em seu cadastro individual no sistema.

Com a gradativa reabertura dos negócios de beleza e estética, agora é a oportunidade perfeita para preparar sua empresa para uma enxurrada de reservas que virá – no entanto, certas precauções precisarão ser tomadas para evitar a possibilidade de ocorrer uma ruptura em seu negócio. Criar um questionário de segurança de pré-consulta e avaliação o ajudará a passar pela reabertura agitada de seus negócios com mais segurança, e manter tudo em formato digital reduzirá a possibilidade de contaminação cruzada. Veja você mesmo como mudar para um sistema digital confiável para gestão de negócios de beleza e estética pode ajudá-lo a voltar aos trilhos depois de reabrir.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]