Marketing e propaganda de salão de beleza sem complicação

Marketing e propaganda de salão de beleza sem complicação

O  marketing e a propaganda de um salão de beleza é um elemento extremamente importante para o funcionamento de um negócio desse tipo. Quando implementados corretamente, muitos objetivos essenciais podem ser alcançados: criar a imagem da empresa, aumentar o reconhecimento da marca do salão, alcançar novos clientes e consolidar relações positivas com os clientes existentes. Então, como você, dono ou gerente de um salão, pode realizar atividades eficazes de marketing e propaganda para seu salão de cabeleireiro?

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ser um especialista em marketing para promover seu salão de beleza com eficiência. O importante é estar onde seus clientes em potencial estão e usar as ferramentas certas, como um bom software para salão com funções de marketing. Além disso, vale a pena ter em mente alguns princípios fundamentais de anúncios e propaganda para salão de beleza:

  • Seja consistente – promova seu salão e comunique-se com seus clientes (regulares e potenciais) com uma frequência regular. Você não precisa (e nem deve!) contatá-los todos os dias, porém, esforce-se para enviar uma mensagem (uma promoção, um lembrete de retoque, votos de bom final de semana) ao menos uma vez ao mês para que eles mantenham seu salão sempre em mente.
  • Mantenha a alta qualidade e a coesão da mensagem – nós sabemos que salões de beleza são ambientes descontraídos e de relaxamento, no entanto, isso não justifica a falta de cuidado com os anúncios de seu salão. Escreva suas mensagens corretamente, use fotos e imagens de alta qualidade e mantenha a coerência em suas ações de marketing.
  • Esforce-se para ser original – você pode (e deve!) pesquisar por exemplos das boas práticas de marketing e propaganda para salão de beleza e fazer uma releitura deles, ou seja, recriá-los adaptando-os ao seu caso, porém, nunca os copie “na cara dura”.
  • Surpreenda positivamente seus clientes – seja criativo, a criatividade é algo que cativa a atenção de seus clientes e os faz sentirem mais vontade de marcar um horário em seu salão. Sua criatividade pode ser expressada na mensagem, na imagem, no meio de comunicação e até no local de promoção.

O nome de seu salão é parte do marketing

A base para o planejamento de atividades de marketing para salões de beleza e de cabeleireiro é a criação da marca, o que atrai a atenção dos clientes por um longo período de tempo. Um de seus elementos básicos é o nome. Ao contrário da opinião popular, escolher um nome para um salão de beleza não é uma tarefa fácil, e deve ser abordada com muito cuidado. Um bom nome (com o logotipo da empresa) deve evocar associações positivas, refletir a qualidade dos serviços prestados, ser lembrado com facilidade, ser relativamente curto e fácil de pronunciar, para que seus clientes possam sempre recomendar seu estabelecimento para familiares e amigos. Além do nome, é importante que seu salão de beleza tenha um bom slogan que defina, em poucas palavras, a principal característica de seu negócio, que pode ser sua especialização, nível de qualidade, atmosfera, entre outros.

Aspectos tradicionais de promoção de salão de beleza

A escolha de atividades de marketing específicas depende em grande parte do tamanho e da localização do seu salão de beleza, bem como de quem são seus clientes-alvo. No entanto, independentemente de todos esses aspectos, a base para promover qualquer negócio de beleza e estética é a preparação adequada do estabelecimento, como a fachada do salão, folhetos e até a decoração e o layout do salão de beleza, pois esses fatores atraem a atenção de potenciais clientes de sua região e promove seu negócio por meio do buzz marketing, o famoso marketing boca-a-boca.

A placa/fachada e toda a frente da loja funcionarão como propaganda direta, atrairão os transeuntes e as pessoas que moram nas proximidades do seu salão. Os folhetos, por sua vez, distribuídos fora do salão (por exemplo, em partes movimentadas da cidade, como em entradas de supermercados ou shopping centers), facilitarão o fornecimento de informações detalhadas sobre seus serviços a pessoas que ainda não conhecem sua empresa e, normalmente, não passam em frente à ela. Também é uma boa ideia de anúncios para salão de beleza, anunciar seu negócio no comércio local como parte do marketing cruzado, ou seja, cooperação com outras empresas locais (não necessariamente do setor) que recomendará seus serviços em troca de você recomendá-los, como clínicas de estética, lojas de cosméticos ou vestidos de festa. Já a decoração e o layout, quando únicos, cativarão os clientes que visitarem seu salão e estes, por sua vez, com certeza irão contar a seus amigos o quanto gostaram da decoração, do atendimento e do serviço em seu salão de beleza.

Marketing digital para salão de beleza

Até agora falamos, principalmente, sobre elementos básicos e que são parte de uma estratégia de marketing tradicional. No entanto, um elemento crucial da promoção e propaganda eficazes para seu salão de beleza são as atividades de marketing digital, ou seja, a presença online de seu negócio e anúncios de seu salão de cabeleireiro na internet, principalmente nas mídias sociais. Os clientes modernos estão cada vez mais procurando serviços de beleza online, por isso é muito importante que sua empresa tenha seu próprio site (com agendamento online para salão de beleza) e perfis nas mídias sociais, principalmente no Facebook e no Instagram.

Ao trabalhar com as mídias sociais, você deve fazer uso de todas as suas possibilidades. Crie uma fanpage no Facebook e um perfil de negócios no Instagram, isso é grátis e deve ser feito por sua empresa. Agora que você está presente nestes canais, é importante ser bem ativo, poste fotos e stories (de seus tratamentos, produtos que vende no varejo, do salão, da equipe, dos clientes (com seu consentimento, é claro!), dos treinamentos que você participa, etc.) diariamente, isso te ajudará a conseguir mais seguidores em seu Facebook e a fazer com que seu Instagram ajude seu negócio a crescer. Publique também as promoções e anúncios de seu salão de beleza. E, para de fato fazer com que suas mídias sociais tragam mais clientes para seu negócio, é crucial sempre compartilhar o link para o site de agendamento online de seu salão de beleza. Também vale a pena experimentar com anúncios pagos no Facebook, Instagram e até no Google, para promover o seu salão em sua cidade/região. Lembre-se, é importante estar onde seus clientes estão e, hoje em dia, 90% deles estão online.

Dica: ao trabalhar com as mídias sociais, use fotos originais de seu salão de beleza, nas quais você promova seus tratamentos e os excelentes resultados. Isso é a prova social da qualidade de seu trabalho, e mostra a seus clientes em potencial que podem confiar em seu negócio. Já para anúncios em materiais físicos (folhetos e banners), você pode usar fotos para salão de beleza disponíveis em bancos de imagens (grátis ou pagos) na internet, pois é importante ter uma foto de alta resolução para a impressão.

Além de promover seu salão e atrair novos clientes, também é essencial manter boas relações comerciais com seus visitantes regulares. Isso inclui a necessidade de manter um excelente e detalhado cadastro de clientes e uma comunicação eficiente para garantir que eles não esqueçam sua empresa, além de introduzir maneiras de incentivar sua lealdade, como um programa de fidelidade. Esses dois pré-requisitos são facilmente alcançados com o sistema Versum, pois inclui funcionalidades que ajudam a executar o programa de fidelidade, enviar mensagens em massa e realizar o marketing automático (o sistema envia automaticamente mensagens de texto ou e-mails para clientes que não visitaram seu salão de beleza por um período prolongado, incentivando-os a marcarem um horário). É uma excelente ferramenta que tornará muito mais fácil e eficaz a realização de atividades de marketing.

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 5/5]
Quer saber mais sobre o Versum?

Quer saber mais sobre o Versum?
Deixe seus dados que entraremos
em contato dentro 24h.

Solicitar Contato
close-link

Modelos de Vales-Presente

Venda vales-presente em seu salão, barbearia, esmalteria, spa ou centro de estética e fature mais!
Baixar vales-presente grátis!
close-link

Modelos de Vales-Presente

Venda vales-presente em seu salão, barbearia, esmalteria, spa ou centro de estética e fature mais!
Baixar vales-presente
close-link