Decoração e layout de salão de beleza: 10 dicas de decoradores profissionais

Decoração e layout de salão de beleza: 10 dicas de decoradores profissionais

Muitos donos de estabelecimentos de beleza e estética têm que enfrentar a dura realidade de ter um espaço muito limitado para organizar seu salão. Depois de encher a sala com todo o equipamento necessário, como cadeiras de cabeleireiro, vidros de shampoo, carrinhos de manicure e mesas de massagem, você pode não ter espaço suficiente para a recepção. De todos os problemas com pequenos espaços, este é o maior deles, afinal, a recepção é a primeira coisa que os clientes veem quando entram no seu salão – e primeiras impressões, muitas vezes, são as que ficam. Você pode se sentir frustrado olhando para todas essas áreas de recepção bonitas em salões maiores, no entanto, não há necessidade de desistir. Nós sabemos que organizar o layout de salão de beleza não é fácil mas, graças às dicas e ideias que reunimos, você poderá fazer sua decoração de salão de beleza de maneira que pareça mais espaçoso e elegante!

Móveis que decoram seu salão

Vamos começar com o aspecto mais difícil: os móveis. Sim, os móveis exigem maior atenção pois, além de serem funcionais, também são um elemento essencial pra decorar seu salão de beleza. Então, como você pode arrumá-los de forma a deixar o salão mais espaçoso e bem cuidado?

1. Layout de salão de beleza com um móvel de destaque

Ete é um ótimo truque para dar, instantaneamente, a impressão de organização e limpeza. Escolha um ponto focal no interior de seu salão e coloque um belo móvel grande, como uma mesa ou um sofá, para ser a área visual de maior atenção. Pode parecer que você está atirando no próprio pé, mas, na verdade, um grande pedaço de mobília funciona melhor do que um punhado de pequenos quando se trata de lugares pequenos. Por exemplo, na decoração de um salão de manicure e pedicure, as queridas esmalterias, coloque um sofá de dois ou três lugares para as clientes que estão esperando para serem atendidas ficarem confortáveis e, em frente ao sofá, coloque uma prateleira com os esmaltes que você vende no varejo – assim você cria um ponto focal que passa a impressão de um salão mais espaçoso e ainda impulsiona suas vendas.

2. Trabalhe com os mesmos tons de cores, com a transparência e com pernas

Estes são três pequenos truques de designer para melhorar instantaneamente qualquer interior pequeno, como salões de beleza, esmalterias e barbearias:

  • Aparelhos da mesma cor das paredes simplesmente se misturam e ampliam o espaço;
  • Materiais transparentes e translúcidos, como vidro ou acrílico, fazem com que qualquer coisa além deles pareça mais distante;
  • Móveis com pernas criam uma sensação ocupar menos espaço do que peças que se apoiam diretamente no chão, além de parecerem mais leves e modernos.

Portanto, invista em aparelhos e móveis (com pernas) em tons similares ao usado em suas paredes, além de vidro em portas e seprações.

3. Não deixe seus móveis se tornarem seu papel de parede

Esta é uma dica mais de layout de salão de beleza do que de decoração. Você tem que me perdoar por essa comparação, mas, sério, não coloque seus móveis todos um ao lado do outro, juntinhos, em todas as suas paredes. Isso passa a impresão de que seu espaço é muito menor, que a área útil é apenas aquela onde não há móveis, além de criar uma sensação de enclausuramento para algumas pessoas.

4. Prateleiras que expõem produtos e decorar seu salão de beleza

Por último: prateleiras. Como você sabe (e já mostramos a importância neste artigo), você deve vender produtos que são complementares a seus tratamentos em seu salão. E, obviamente, a melhor forma de expor produtos cosméticos é em prateleiras, assim, elas estarão, com certeza, presentes em seu salão. Portanto, é crucial organizá-las. Faça-o por tipos de produtos, tamanho ou cores das embalagens pois isso lhes dá estrutura e passam o sentimento geral de ordem e elegância. Em geral, quanto mais organizadas e harmônicas estiverem, mais espaçoso o lugar ficará. Certifique-se de não carregar as prateleira com muitos produtos, muito menos repetidos.

Acessórios para decoração de salão de beleza

Arte e decoração são elementos muito importantes em todos os ambientes. Como você deve escolher decoração para salão de beleza (até mesmo aqueles mais pequenos e simples) de forma a manter um estilo simples, elegante e passar a impressão de um lugar espaçoso?

5. Compre peças de arte grandes e dramáticas

A regra de um ponto focal se aplica aqui também. Uma pintura grande, um cartaz gigantesco ou um enorme vaso será melhor do que uma enxurrada de pequenas bugigangas aqui e ali. Pense em qualquer galeria de arte em que você tenha ido. O que mais chamou sua atenção, uma parede cheia de pequenos vasos ou o grande e belo retrato pendurado sozinho? Além disso, peças de arte singulares parecem mais caras e valiosas.

Nós entendemos que, em um salão pequeno e simples, uma grande peça pode ser demais e parecer fora de lugar. O aspecto mais importante ao escolher artigos de decoração para salão de beleza que queremos enfatizar é que, aqui, “menos é mais”. Portanto, prefira usar uma peça de decoração maior em sua área focal, do que, por exemplo, um quadro pequeno em cada parede. Uma ideia para decorar salão de beleza legal é colocar um mural vertical – a verticalidade amplia o espaço – onde você pode colocar fotos de suas lindas clientes após tratamentos e também post-its com comentários/avaliações sobre seu salão.

6. Não economize em vidros e espelhos para decorar seu salão

Mais uma vez, faça amizade com todas as texturas e materiais brilhantes. Um salão de beleza pode abusar dos espelhos, espelhos verticais que vão do chão ao teto são excelentes para que as clientes admirem o quão linda ficaram após seus tratamentos e, também, para passar uma sensação de ampliação de espaço. Superfícies de vidro podem ser usadas em portas, mesas e decorações. Estes materiais captam a luz como nada mais, o que é ótimo pois interiores mais claros sempre parecem mais organizados, espaçosos e limpos.

Pintura

As paredes de seu salão também são muito importantes para a decoração e a dimensão de tamanho do estabelecimento. Esse aspecto de decoração é ainda mais importante se seu salão de beleza for pequeno. Portanto, quais cores são mais usadas em salões menores? Você pode sabotar a si mesmo usando uma cor errada?

7. Escolha cores mais claras

Em geral, tons mais brilhantes aumentam opticamente qualquer área.  Não, não estamos falando para pintar suas paredes de prata, mas para usar tons que refletem luz. No entanto, sabemos que a cor é um aspecto muito forte na decoração de um salão de beleza e a cor da parede influencia fortemente o caráter de todo o espaço. Nesse sentido, nem todo mundo quer que seu salão (barbearia ou esmalteria) pareça uma clínica médica. Portanto, você pode manter alguma das paredes em tons mais escuras ou arrojadas, mas considere a área de recepção do salão em tons mais claros.

8. Não abuse de um padrão na decoração do salão

Lembre-se de todas aquelas ilusões de óticas pelas quais você era fascinado quando era criança? As listras longitudinais alongam o espaço, portanto, dependendo se você quiser ampliar visualmente o comprimento ou a altura da sala, poderá usá-las como revestimento de piso ou papel de parede. Aqui, a mesma regra para paredes escuras é válida, pois um padrão em excesso pode ser avassalador e causar uma confusão na decoração de seu salão de beleza. Portanto, você pode usá-lo como um detalhe de acabamento, mas evite usá-lo como um enfeite completo.

Iluminação também é decoração salão de beleza

Lembre-se que uma boa iluminação, mais do que um aspecto de decoração e layout de salão de beleza, é uma necessidade. Além de todos os aspectos visuais, você simplesmente tem que ser capaz de ver o que está fazendo! Especialmente na indústria da beleza e estética, onde cada detalhe conta.

9. Instale pequenas lâmpadas de LED

Pequenas lâmpadas de LED são muito elegantes e acrescentam brilho sem ocupar um valioso espaço no teto de seu salão. Lembre-se de que lâmpadas baixas pesam no cômodo, elas passam a impressão de estarem competindo por espaço com os demais elementos de decoração. Portanto, não importa o quão bonitas elas pareçam, se seu espaço é pequeno, use lâmpadas de LED pequenas e diretamente conectadas ao teto!

10. Invista em um layout de salão de beleza com uma iluminação funcional

Uma boa iluminação é essencial para que todos os profissionais de sua equipe, desde cabeleireiros a maqueadores e a recepcionista trabalhem de forma confortável e eficiente. No entanto, sua iluminação pode ser diferente nas áreas de tratamento e na recepção. Na área onde sua equipe faz os tratamentos, é crucial que todo o cômodo esteja bem iluminado e com lâmpadas que não alteram a percepção de cores. Já para recepção, existem algumas pequenas ideias que não só ampliarão visualmente o espaço como também ajudarão a sua recepcionista a manter um ambiente de trabalho saudável. Assim, você pode ter uma iluminação menos intensa e mais acolhedora, porém, deve considerar obter uma boa iluminação de tarefa, por exemplo, uma luminária pois é preciso que a mesa da recepção tenha a iluminação adequada para leitura. O brilho adicional na área de recepção aumenta a aparência geral do salão de beleza, mas o mais importante, permite que sua recepcionista trabalhe confortavelmente.

Além disso, pensando na eficiência não só de de sua recepcionista, mas de todo seu salão, pense se é melhor trabalhar com uma agenda de compromissos tradicional ou com um sistema para salão de beleza, esmalteria e barbearia. Hoje em dia, você pode facilmente gerenciar os registros dos clientes e fazer agendamentos (até mesmo online) com um programa para salões e barbearias. Nesse caso, sua recepcionista precisará apenas de uma tela de computador e você poderá iluminar a área de recepção da maneira que quiser.

Salões pequenos têm esse charme especial que os torna aconchegantes e íntimos. Com alguns ajustes, eles podem facilmente competir com os maiores, tanto em serviços quanto em decoração. Não se sinta desencorajado pelo espaço menor, experimente nossas pequenas dicas e organize um lugar perfeito para trabalhar e atrair clientes. Sempre pense primeiro no conforto do trabalho, tanto seu quanto de sua equipe e de seus clientes, pois é muito mais importante do que qualquer projeto. E para competir de frente com os grandes, caso ainda não o use, comece a usar o software para salões do Versum hoje, assim você facilita o trabalho de sua recepcionista e melhore todos os aspectos de sua gestão para crescer!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]
Quer saber mais sobre o Versum?

Quer saber mais sobre o Versum?
Deixe seus dados que entraremos
em contato dentro 24h.

Solicitar Contato
close-link

Modelos de Vales-Presente

Venda vales-presente em seu salão, barbearia, esmalteria, spa ou centro de estética e fature mais!
Baixar vales-presente grátis!
close-link

Modelos de Vales-Presente

Venda vales-presente em seu salão, barbearia, esmalteria, spa ou centro de estética e fature mais!
Baixar vales-presente
close-link