A importância da iluminação para seu salão de beleza

A importância da iluminação para seu salão de beleza

No processo de criação do layout de seu salão, você deve prestar atenção a tantos requisitos, elementos essenciais e detalhes importantes, que você pode não dar atenção suficiente à iluminação de seu salão de beleza. No entanto, a iluminação adequada é mais importante do que você imagina, por isso, antes de aceitar a versão final do layout de seu salão de beleza, certifique-se de que as luzes estejam colocadas nos lugares adequados e que forneçam o máximo de calor e brilho. Assim como a decoração, a iluminação é um aspecto crucial de seu estabelecimento. Vejamos então, por que e como a iluminação afeta seu negócio.

Saúde pessoal e conforto no trabalho

Antes mesmo de começarmos a falar sobre a influência no humor dos clientes ou nas vendas no varejo, uma boa iluminação é uma necessidade para seus funcionários realizarem seu trabalho. Sua recepcionista passa o dia inteiro lendo e anotando informações e, se não tiver iluminação adequada, pode causar um sério cansaço visual. Como evitar isso? Se você não pode ter, nesta área de seu salão de beleza, luzes de teto fortes o suficiente, use uma lâmpada de mesa. Você também pode considerar a mudança da papelada tradicional para formas mais eficientes de gerenciar reservas e confirmar compromissos. O software de salão de beleza Versum oferece a você a oportunidade de armazenar e gerenciar todos os dados importantes em seu dispositivo digital, o que também significa que não haverá necessidade de uma iluminação tão clara pois você simplesmente usará uma tela de computador ou smartphone.

Seus cabeleireiros, maquiadores e manicures precisam de iluminação adequada também! Serviços de beleza são principalmente sobre o efeito visual, então seus funcionários devem ser capazes de ver claramente o que eles fazem. Alguns penteados exigem um olhar muito atento e atenção aos mínimos detalhes. Colorações exigem que a iluminação seja precisa e não altere a visualização das cores. Maquiagens e unhas, o mesmo. Portanto, certifique-se de que não há sombras na área de trabalho de sua equipe de profissionais. Na indústria onde até mesmo as menores nuances de cores importam, você não pode deixar a iluminação ruim arruinar o trabalho de seus estilistas! Escolha lâmpadas e luzes para salão de beleza que representam cores com precisão.

Iluminação e decoração de salão de beleza

Uma iluminação bem pensada pode complementar sua decoração de seu salão de beleza e criar uma atmosfera única. Desenhos de layout do salão de beleza, muitas vezes se concentram em aspectos práticos da colocação do sistema de iluminação, no entanto, ser útil também pode ser bonito. Pense que tipo de luzes se adequam ao estilo do seu salão – luzes de teto clássicas, castiçais, lustres ou talvez uma mistura? Talvez você deva investir em espelhos iluminados? Talvez algumas luzes no estilo de pisca-pisca aqui e ali? Além disso, não subestime a importância do calor adequado, algumas luzes podem esquentar muito e proporcionar um ambiente muito quente. Se você está indo para uma vibe limpa e moderna, onde você favorece cores frias e contrastes claros, muito calor no raio perturbará seu design minimalista e fará com que pareça antiquado. Para mais dicas de decoração e de como abordar as luzes de seu salão ao decorar, veja 10 dicas de decoradores profissionais para salões de beleza.

Conforto e bem-estar dos clientes

Qual é a sua primeira associação com uma luz fria e excessivamente brilhante? É um consultório médico? Talvez uma cadeira de dentista ou um laboratório? A maioria das pessoas tem associações negativas com raios intensos de um tom mais frio, então você tem que ter cuidado. Sim, pode ser prático e você pode ver muito claramente neste tipo de iluminação. Além disso, objetos inanimados tendem a parecer muito atraentes, dá a impressão de limpeza e elegância. Infelizmente, isso não se aplica a pessoas. Você se lembra da última vez que você estava experimentando roupas em um vestiário e o quanto isso diminuiu sua autoestima? Você parece pálido, pode ver cada pequeno defeito, até alguns que nunca havia percebido. As roupas pareciam ótimas, mas seu rosto, não muito. Iluminação muito fria nos faz parecer um pouco doentes e você definitivamente não quer que seus clientes sintam que estão mal ao receber o tratamento, muito menos após ele! Eles podem até mesmo avaliar o resultado do tratamento de maneira não satisfatória, pois esse tipo de luz não favorece a pele e o cabelo. No geral, esteja consciente de quais lâmpadas você usa e fique longe de lâmpadas frias, pelo menos perto de espelhos!

Apresentação de prateleiras de varejo

Como mencionado acima, as luzes frias não favorecem as pessoas. No entanto, elas podem ser extremamente úteis para apresentar um produto. Acender luzes direcionadas para suas prateleiras de varejo pode ser uma ótima idéia, chama a atenção e faz seus produtos serem mais atrativos. Iluminados desta maneira, seus produtos de varejo parecerão frescos, modernos e sofisticados. Luzes quentes podem ser complicadas, já que fazem as coisas parecerem bem vintage e antiquadas, e nem todo mundo quer que seus produtos de varejo tragam tais vibrações. Esteja ciente desses efeitos!

Dica: caso você ainda não venda produtos de varejo em seu salão, que sejam complementares a seus tratamentos, veja aqui como fazê-los e lucre mais!

Uma boa luz para seu salão de beleza

Um bom sistema de iluminação irá melhorar a aparência do seu salão, o humor de seus clientes e incentivá-los a dar uma olhada em suas prateleiras de varejo. No entanto, lembre-se de que sua função essencial e mais importante é permitir que seus funcionários trabalhem confortavelmente em seus deveres. Certifique-se de que todas as estações estejam bem iluminadas e o tom da luz seja o mais neutro possível. Se você quiser anotar os dados de seus clientes, as reservas, o nível de estoque ou qualquer outra informação de seu salão e gerir seu negócio melhor, independentemente da iluminação, considere usar um gerenciador digital em vez de um notebook convencional. O sistema Versum para salões de beleza é acessível desde seu navegador e, portanto, está disponível em uma ampla gama de dispositivos e também para outros negócios de beleza e estética como barbearias, esmalterias e clínicas de estética. Invista na iluminação e no crescimento de seu salão de beleza,  teste o  Versum grátis hoje mesmo!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]