Aumente seus lucros com a venda de produtos de beleza no salão

Venda de produtos de beleza no salão para você lucrar mais

Se você é cabeleireiro, barbeiro, manicure ou esteticista há uma chance muito grande de não gostar de vender no varejo. Você provavelmente oferece produtos para cabelo em seu salão, mas prefere expô-los nas prateleiras e esperar que seus clientes os notem, sem sua interferência, afinal, você é um artista, não um vendedor. Soa familiar? Muito provavelmente sim, donos de salão não se sentem confortáveis na função de vendedores, eles acham que estão sendo inconvenientes. Mas, não se preocupe, a venda de produtos de beleza em seu estabelecimento pode melhorar a sua reputação e te dar mais lucros.

Então, vamos ver como a venda de produtos para cabelo e outros cosméticos afeta positivamente seu salão de beleza e porque você deve fazê-la.

A venda de produtos de beleza é a chave para o sucesso?

Primeiro de tudo, vamos falar de números. Por mais difícil que possa parecer, as vendas de produtos de beleza, materiais e cosméticos no varejo têm maior margem de lucro para um salão de beleza, o que proporciona segurança aos negócios, especialmente quando você está apenas começando e, portanto, a imagem de sua marca marca ainda está por ser estabelecida. Além disso, aumentar a gama de produtos e serviços oferecido em seu negócio ajudar a aumentar a probabilidade de o cliente se tornar um cliente regular e fiel.

A estratégia é fazer a venda de produtos de beleza e cabelo no varejo como parte do serviço oferecido. Você fornece aos clientes incríveis transformações de penteados e, em seguida, permite que eles obtenham o produto certo que ajudará a manter o novo visual. Pense nisso: a grande maioria de seus clientes compra produtos de cuidados com o cabelo, pele, unhas e demais cosméticos de qualquer maneira. Por isso, não é mais conveniente comprá-los diretamente da pessoa que cuida de sua beleza e sabe o que é melhor para ele? É uma situação ganha-ganha: você gera receita e reputação adicionais e seu cliente recebe o produto escolhido pelo estilista, adaptado às suas necessidades individuais e testado por um profissional. Não se trata de tentar empurrar bens adicionais, trata-se de dar um conselho e propor uma extensão do serviço para obter resultados melhores e mais duradouros.

Em que momento a venda de produtos de beleza deve ser feita?

Acreditar nos produtos que seu salão vende é uma necessidade. Você faz uso deles no seu dia-a-dia, então você sabe exatamente o que esperar deles. A qualidade dos seus produtos de varejo fala muito sobre você e sua empresa, esteja ciente disso. Também é muito mais fácil vender algo se você realmente estiver por trás disso.

Não deixe a venda de produtos de beleza para o último minuto, faça-o de forma natural e gradual, como parte do serviço, do tratamento. Mas, como conseguir isso? Ao fazer o cabelo de sua cliente, pergunte sobre os problemas que tem com o cabelo e ouça atentamente o que ele tem a dizer. Mostre-lhe o produto certo para o trabalho e deixe-o familiarizar-se com a embalagem e a marca. Mencione como isso pode ajudá-la com seu problema. Seja específico e evite generalidades, dificilmente alguém gosta de produtos que fazem tudo e nada (“Faz seu cabelo parecer brilhante, bonito e saudável em geral”), e sim, focar nas necessidades e desejos do cliente (“vai ajudar você a obter volume e textura mais espessa, mantendo o cabelo fresco por mais tempo”).

Destaque quaisquer valores adicionais, como ser livre de crueldade animal, natural, orgânico, artesanal ou disponível exclusivamente no seu salão. Vale a pena mencionar quaisquer ingredientes específicos, juntamente com suas propriedades benéficas. Tente falar visualmente e lembre-se sempre de ter em mente o problema individual de seu cliente (“Isso permitirá que você mantenha esse lindo tom ruivo por mais tempo, pois ele contém isto e aquilo, que são ingredientes conhecidos por melhorar e manter tons vivos”) . Você também pode treinar sua recepcionista para apresentar os benefícios de determinados produtos e fazer as vezes de consultora de vendas.

Dica: Permita que seu cliente segure o produto que você recomendou a ele, pois isso induz a sensação de propriedade e pode levar à compra real.

Como vender produtos de varejo sem ter uma loja?

Lembre-se de preparar uma gama adequada de produtos, mas evite sobrecarregar sua vitrine e suas prateleiras. Você não é uma loja de departamentos, você vende produtos, cosméticos e materiais de beleza profissionais, aprovados por você pessoalmente. Mantenha as prateleiras esteticamente agradáveis, limpas e tentadoras. Não fale com os clientes sobre os preços cedo demais, mas permita que eles sejam claramente visíveis. Primeiramente apresente os benefícios de um determinado produto, para criar o desejo de compra, e então apresente o preço antes dele tomar uma decisão de compra.

Mais uma vez, seja profissional e experiente, eduque seus clientes em vez de persuadi-los. Se eles não parecem interessados, não empurre os produtos neles. Mostre que seu objetivo é que eles tenham uma aparência final deslumbrante e que, por isso, você seleciona e recomenda os produtos certos para o trabalho. Itens selecionados individualmente não apenas fazem com que seu cliente se sinta bem, mas também mais conectado a você. Toda vez que eles usarem o produto, eles serão lembrados da sua empresa e do cuidado que você e sua equipe tem com eles. Assim, é mais provável que eles voltem ao salão e, se o produto que eles compraram realmente funcionar, a possibilidade de vender ainda mais para eles é evidente.

No entanto, não termina aí, na venda do produto. É extremamente importante fazer anotações sobre as necessidades de suas clientes, os problemas que elas buscam solucionar e qual produto elas compraram. O Versum, o melhor software para gestão de estabelecimentos de beleza e estética, será muito útil aqui, pois você pode adicionar e gerenciar facilmente até mesmo as informações mais detalhadas sobre seus clientes. Você nunca esquecerá ou perderá dados e poderá surpreender agradavelmente qualquer cliente que esteja retornando com perguntas detalhadas sobre os efeitos de seus novos produtos de tratamento capilar. Quaisquer de suas eventuais preocupações ou reclamações podem ser armazenadas aqui também e você sempre saberá se eles, por exemplo, não reagem bem a um determinado ingrediente, ou simplesmente não gostam do produto.

Quando feito corretamente, a promoção e a venda de produtos de beleza em seu salão só pode fortalecer sua posição como especialista, sem mencionar o aumento da receita e do lucro. Comece a vender no varejo para aumentar as vendas de seu  salão (barbearia, esmalteria, spa, clínica de estética e até estúdio de tatuagem) e, com a ajuda do Versum, os resultados positivos virão naturalmente para você!

Teste Versum Grátis

[Total: 5    Média: 4.8/5]