Como aumentar as vendas da recepcionista de seu salão?

Como aumentar as vendas da recepcionista de seu salão?

Quando você leva em consideração os deveres de uma recepcionista em um salão de beleza, a primeira coisa que pode vir à mente é alguém que passa a maior parte do dia cumprimentando os clientes, gerenciando a agenda de visitas e mantendo a ordem no local de trabalho. E quando o cliente chega, eles preparam um bule de café fresco e os cumprimentam com um sorriso. Embora estas sejam algumas de suas tarefas, você pode aumentar suas vendas implementando estas 5 etapas!

PASSO 1: Melhor incentivo ao cliente

Além de manter a ordem e uma aparência estética geral do salão, a recepção desempenha um papel importante para os clientes, desde a promoção de produtos e serviços até o agendamento e o check-out.

Quando você investe em publicidade online, espera que o cliente seja impactado e ligue para reservar um serviço. No entanto, é preciso levar em consideração que os clientes em potencial que ligam para o salão de beleza, muitas vezes, precisam de alguma informação adicional para decidir se o serviço no qual estão interessados é adequado para eles. No entanto, recepcionistas de salão geralmente se concentram em preencher vagas vazias na agenda de compromissos, sem conhecer os serviços e tratamentos em detalhes. Se os clientes em potencial não se sentem seguros, é possível que respondam que precisam de um tempo para decidir o que gostariam de fazer ou , ainda pior, eles marcam uma visita e decidem não comparecer.

Portanto, é vital que sua recepcionista conheça seus serviços e saiba a abordagem correta para garantir aos clientes em potencial que o seu salão é o lugar perfeito para marcar uma consulta! Ensine sua recepcionista a fazê-lo efetivamente, como você o faria, recomendando serviços ou especialistas específicos para garantir que seu cliente em potencial se sinta em casa e bem atendido no seu salão. E não se esqueça, recepcionistas muitas vezes não tem todo o conhecimento técnico que você e seus outros funcionários possuem, então é preciso ter paciência para ensiná-las as características mais importantes de cada tratamento.

PASSO 2: Apresentar os benefícios dos tratamentos e produtos

“O tratamento revitaliza o cabelo, corrige folículos danificados, reduz as rugas, etc …”. Fazer com que sua recepcionista promova um produto ou serviço dessa maneira é como música para os ouvidos dos donos de salões. Mas isso é suficiente para um potencial cliente tirar proveito de seus serviços e produtos? Se outras empresas promoverem seus serviços e produtos usando a mesma linha, a decisão do cliente será baseada no preço. Portanto, criar a lista perfeita de benefícios é fundamental!

Com seus especialistas em cada tratamento, desenvolva uma lista de benefícios para a recepcionista e certifique-se de incluir argumentos convincentes sobre por que os clientes em potencial devem escolher seu serviço ou produto em relação à concorrência.

Aqui estão algumas das coisas que você deve incluir na sua lista:

  • O que faz com que o produto ou serviço realmente se destaque? Mencione os ingredientes do produto, ferramentas usadas para um serviço específico e todos os outros fatores que tornam o tratamento ou produto único. Alguns clientes podem reconhecer um ingrediente em um de seus produtos de um que eles usaram em casa. Esteja preparado para explicar por que isso acontece e por que seu produto é a melhor escolha.
  • O que isso faz? Como funciona? Quais são os efeitos após o tratamento? Explique aos clientes em potencial quais os efeitos que eles podem esperar após o primeiro tratamento e como os retoques ajudarão a criar o resultado final perfeito.
  • Como a transformação afetará sua vida diária? Mencione os grandes benefícios que seus tratamentos proporcionam! Se o serviço reduzir as olheiras, inclua que o cliente não precisa gastar dinheiro em corretivos. Isso é mais convincente do que o habitual “refresca e rejuvenesce a aparência”. Quanto mais detalhes você fornecer sobre os benefícios de seus tratamentos, mais convencido ficará o cliente.

PASSO 3: Aconselhe efetivamente os clientes indecisos

Uma recepcionista de cabeleireiro geralmente precisa realizar várias tarefas em qualquer dia comum: receber pagamentos de clientes, apresentar novos produtos aos clientes, receber novos clientes em potencial e, ao mesmo tempo, um cliente liga e pergunta: “Eu gostaria de perguntar sobre aumentar o volume do cabelo. Quais serviços você recomenda para isso?” Nesta situação, não é de admirar que a recepcionista não se sinta à vontade para recomendar nada. Isso, porém, leva a problemas. A cliente pode ficar irritada porque a recepcionista não é capaz de aconselhar pelo telefone, ou não tem competência para falar em nome de um cabeleireiro. Redirecionar a cliente ao seu site pode incomodá-la, pois ela está ligando justamente para não ter que vasculhar seu site.

Para ajudar a tirar um pouco da carga das costas de sua recepcionista, investir em um software para salões de beleza funcionaria de maneira ideal para ajudar a gerenciar reservas, pagamentos e tarefas diárias. No entanto, quando se trata de atendimento ao cliente, ensinar sua recepcionista como falar com os clientes por telefone e resolver suas dúvidas é muito importante. Quando os clientes fazem perguntas gerais, uma boa resposta pode ser: “Você tem algo específico em mente, posso aconselhá-lo?”. Forneça vários benefícios que podem ser importantes para o cliente em potencial. Saber o que o seu cliente está procurando cria a oportunidade perfeita para promover um produto ou serviço específico. A recepcionista pode explicar, por exemplo: “Quando se trata de revitalizar o cabelo, nossos estilistas geralmente oferecem o tratamento X, que é seguro e eficaz, por apenas R$120,00, mas acho que seria melhor que você viesse para uma consulta gratuita. Assim, ficaremos felizes em lhe dar uma recomendação mais precisa”.

Essas conversas com os clientes melhoram o atendimento ao cliente e ajudam a promover tratamentos mais caros ou menos conhecidos. No entanto, não é recomendado prolongar artificialmente a conversa quando o cliente fizer perguntas bem específicas ou quiser apenas agendar um serviço básico, como luzes, pois isso pode ser contraproducente na empresa.

PASSO 4: Faça com que sua recepcionista venda mais produtos e tratamentos

A recepcionista tem um grande impacto no número de produtos vendidos ou tratamentos que um cliente agenda. No entanto, há um problema quando se incentiva espontaneamente o cliente a fazer uma compra adicional. Se você não argumentar por que vale a pena fazer uma compra adicional, o cliente pode perceber seu discurso de vendas como um incentivo automático, usado frequentemente em torno da maioria dos postos de gasolina. Isto é mais frequentemente respondido com o habitual “Não, obrigado”. Portanto, é vital para a sua recepcionista explicar por que o cliente deve estar interessado em outros tratamentos. Exemplos:

  • para garantir que os efeitos do tratamento durem (como uma coloração mais longa)
  • para economizar dinheiro (ao comprar um pacote de serviços / produtos)
  • para complementar um tratamento (como uma hidratação após uma coloração intensa)

PASSO 5: Planeje seu próximo passo

Uma das principais razões para a baixa eficiência dos funcionários é a falta de tarefas precisamente definidas. Quando você quer que sua recepcionista recomende tratamentos e cosméticos, as chances são de que ela não o faça sem ser encorajada. Portanto, ajude-a a preparar um plano específico para vender mais, como:

  • fazer uma lista de tratamentos que sua recepcionista deve promover e seus benefícios;
  • decidir quais produtos e tratamentos seriam apropriados para um grupo de clientes específico (ou seja, clientes com cabelo seco e quebradiço estariam interessados ​​em serviços e produtos de condicionamento);
  • planejar o que exibir na recepção e na sala de espera (informações, folhetos, produtos);
  • saber o que informar a um cliente quando a recepcionista o recebe e antes dele sair;
  • definir comissões sobre as vendas.

O primeiro contato entre o cliente e o salão é muitas vezes o momento decisivo em que um cliente escolhe ficar no negócio ou ir para outro lugar. Portanto, além do significativo papel organizacional da recepcionista, vale a pena dedicar um tempo para aprender e verificar a eficácia de suas atividades. É necessário enfatizar a importância de seu trabalho e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes como e o que dizer sobre os benefícios de tratamentos específicos e cosméticos, organizar um cronograma de incentivos a serem feitos durante a primeira consulta e como incentivar os clientes a comprar produtos. Graças a isso, sua recepcionista estará ciente das responsabilidades e prontas para exercê-las com maestria.

As primeiras impressões do cliente em potencial do seu salão são formadas pela sua recepcionista, o que torna a pessoa mais experiente e prestativa atrás da recepção ainda mais importante. Trabalhe com a sua recepcionista de mãos dadas para aumentar as vendas e encorajar possíveis clientes a escolher o seu negócio em relação à concorrência.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]