A primeira impressão é a que fica! – Seu guia de atendimento a novos clientes

A primeira impressão é a que fica! – Seu guia de atendimento a novos clientes

Quando um cliente faz sua primeira visita a um novo salão, barbearia ou centro de estética, todos os pequenos detalhes importam (e muito!). É de importância fundamental atender às expectativas dos clientes e as primeiras impressões desempenham um papel significativo nas relações futuras, muitas vezes são elas as que ficam, até porque pode não haver uma segunda. Então, como podemos garantir que essas primeiras impressões sejam positivas?

Ao visitar um novo salão pela primeira vez, os clientes anotam tudo “à primeira vista”. É por isso que é importante que tudo o que veem e ouvem crie uma atmosfera positiva. Um ambiente de bem-estar ajuda a construir uma conexão duradoura com os clientes e a influenciá-los a voltarem novamente a seu negócio para novos tratamentos. Se você conseguir mostrar bem o seu salão, explicar como trabalha e o seu foco em atendê-los sempre da melhor forma, então, criou efetivamente um vínculo importante e construído com base na confiança.

Para facilitar essa tarefa para você, a agenda digital do Versum marca cada primeira visita com uma etiqueta especial, o que o lembrará de fornecer a esse cliente um atendimento excepcional.

Como deve ser a primeira visita?

As boas-vindas

Este é o seu primeiro contato direto com o cliente e também o momento em que o cliente faz uma avaliação preliminar do seu salão: seu interior, funcionários, …, basicamente tudo o que pode ser ouvido ou visto. Cada detalhe com o qual o cliente tem contato deve ser o seu cartão de visitas. O profissional que fornecerá o tratamento deve se apresentar, ser amigável e profissional.

A introdução

Forneça ao cliente uma introdução ao seu salão, os tipos de serviços que você oferece e o que eles podem esperar, lembre-se de:

  • Mostrar seu espaço ao cliente: faça um pequeno tour para que eles saibam onde estão as coisas. Mostre ao cliente onde pendurar o casaco ou a bolsa, onde estão localizadas as salas de tratamento, o banheiro e a área de espera.
  • Informar o cliente quando eles serão atendidos: se o serviço do cliente tiver sido atrasado ou ele tiver chegado com antecedência, informe-o sobre o tempo de espera e explique (se houver) o contratempo. Como alternativa, convide-os a se sentarem ou a segui-lo até a sala de tratamento apropriada.
  • Oferecer-lhes uma bebida: é um gesto simples, mas muito significativo. Você pode oferecer uma bebida ao cliente ao levá-lo para a área de espera ou se a visita começar imediatamente, no momento do início do serviço.

Faça uma análise clara e informativa

Antes de iniciar o serviço, faça uma breve consulta com o cliente. Pergunte o que eles esperam como resultado do tratamento, o histórico de tratamentos (principalmente químicos) que fizeram no passado para verificar se isso pode afetar o resultado do seu trabalho e também questões de conforto (temperatura, volume da música/som ambiente, conforto na cadeira, etc.). Isso permitirá que você entenda melhor as necessidades do cliente e garanta que a satisfação deles seja importante para você. Para maior segurança, pergunte ao cliente sobre possíveis alergias (e lembre-se de anotá-las posteriormente no registro do cliente de seu software Versum).

Consulta de resultados

Na conclusão do serviço, peça a opinião do cliente. Se os resultados puderem ser vistos ou sentidos imediatamente, verifique se eles atendem às expectativas do cliente. Nesse estágio, vale a pena informar ao cliente quando seria o momento ideal para repetir o tratamento para manter os resultados.

Finalizando a visita

Ao direcionar  o cliente novamente para a recepção para finalizar a consulta e proceder ao pagamento, lembre-se de:

  • Fazer uma oferta para reservar a próxima visita
  • Entregar ao cliente sua lista completa de serviços com preços para que ele possa descobrir com facilidade quais serviços eles podem se beneficiar, sem precisar procurá-los
  • Informar o cliente sobre seu site para reservas online (incluído em seu sistema Versum), que permitirá que vele agende facilmente futuras visitas e tratamentos.

Ao executar tarefas relacionadas ao atendimento ao cliente, tanto na primeira quanto em futuras visitas, é importante lembrar que todos os pequenos detalhes são de grande importância. Mesmo o menor gesto positivo que mostra seu interesse no conforto e na satisfação de seus clientes desempenha um papel fundamental na prestação de um excelente serviço ao cliente. É assim que você prova seu profissionalismo e conquista a confiança de seus clientes, o que é meio caminho andado para obter clientes fiéis.

Sua busca pela perfeição será muito mais fácil com o uso de ferramentas confiáveis, como o Versum, o melhor software de gestão para negócios de estética e beleza. Experimente o Versum grátis agora!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]