Medidas de segurança para autônomos de beleza e estética

Medidas sanitárias de higiene e segurança para profissionais autônomos de beleza e estética

A essa altura, você provavelmente já está cansado do isolamento social e, se ainda não pode voltar ao trabalho (por questões legais em sua cidade ou estado), não consegue para de pensar em suas clientes e na saudade que está de atendê-las. Ainda que você esteja trabalhando, é muito provável que durante o período de distanciamento social você esteja com limitações e atendendo menos clientes. Independente do caso, não apenas salões, barbearias, spas e clínicas de estética terão de se adaptar ao “novo normal” tomando várias medidas de segurança e higiene, mas também você, profissional autônomo da área de beleza e estética, terá que seguir alguns protocolos para trabalhar garantindo a higiene e a segurança sua e de suas clientes. Assim, além de ter que seguir algumas das medidas de higiene e proteção a serem adotadas por salões e estéticas,  você também deve considerar a implementação de alguns protocolos adicionais ao voltar (ou seguir) ao trabalho. Mas… o que exatamente seus protocolos e medidas devem incluir?

Implementando protocolos exigidos por lei

Como as empresas prestadoras de serviços de beleza e estética já estão reabrindo ou serão abertas em breve, a introdução de novas leis é um curso natural de ação. Pode ser necessário que esteticistas e cabeleireiros usem roupas de proteção durante a consulta, utilizem mais itens de uso único e descartáveis, invistam em um esterilizador de ferramentas e, obviamente, limpem as estações de trabalho e lavem as mãos com frequência. No entanto, os especialistas em beleza e estética que trabalham em casa têm uma estrutura diferente das empresas da área (salões e clínicas), pois, em muitos casos, precisam dirigir-se a seus clientes ou tratá-los em sua própria casa, o que aumenta o risco de infecção. Embora o governo possa não ver as diferenças significativas entre os especialistas em salão e os especialistas que atendem a domicílio, você sabe que elas existem, e é por isso que você também pode implementar seus próprios protocolos de segurança para se manter seguro.

Criando seus próprios protocolos

O cumprimento de novas leis de higiene e saneamento é essencial para que você possa operar legalmente, no entanto, se você sentir que essas medidas não são suficientes para evitar um surto, considere implementar o seu próprio conjunto de regras. A equipe do Versum fez uma pesquisa com nossos usuários e, assim, criamos uma série de sugestões de medidas a serem adotadas (observe que algumas dessas medidas podem ou não ser impostas por lei):

  • Tratar clientes em suas casas: aceite tratar clientes externos, em suas casas, seguindo algumas condições de forma a instruir seu cliente a te proporcionar um ambiente limpo e seguro de trabalho. Além de levar consigo todo seu kit de ferramentas e produtos, leve também um kit de higiene e proteção com álcool em gel, sabonete líquido, lençol de papel para cobrir superfícies, papel toalha, álcool de limpeza (limpe superfícies e ferramentas de sua cliente antes e depois de utilizar), máscaras (solicite o uso durante todo o tratamento, mesmo dentro de casa) e luvas descartáveis.  Lembre-se que uma pessoa pode ter COVID-19 sem sintomas visíveis, pois pode levar até duas semanas para se desenvolver e que você não sabe como cada cliente está se protegendo e limpando sua própria casa, então é melhor ter cuidado redobrado.
  • Lavanderia: caso use toalhas de algodão, reutilizáveis, dobre a atenção ao lavá-las e secá-las, garantindo que sejam secas em alta temperatura (no sol ou em uma máquina secadora) para que estejam totalmente esterilizadas.
  • Seja digital: quanto menos contato físico com as clientes, menor a probabilidade de você (e delas) pegar o vírus. Considere fazer reservas online com o Versum. O sistema também permite rastrear vendas, criar campanhas de marketing, armazenar registros de clientes e gerenciar seus negócios a partir de qualquer dispositivo.

Dica: não se esqueça de ativar o recurso de reserva online em seu software Versum, permitindo que suas clientes marquem horários com você sem contato pessoal. Inscreva-se gratuitamente e comece a receber agendamentos online!

  • Adquira produtos aprovados contra o coronavírus: produtos de limpeza, como álcool 70%, sabão e água sanitária, devem estar à mão e ser usados ​​para limpar sua estação móvel, carrinho e ferramentas reutilizáveis, além de lavar as mãos com frequência.
  • Mova sua sala de tratamento (em casa): se você estiver tratando clientes em sua casa, se possível, considere ter uma sala exclusivamente para isso ou mudar seus atendimentos para um local separado. O novo local deve atender aos requisitos legais para o tratamento de clientes. Lembre-se de manter o ambiente sempre limpo, desinfectado (após cada cliente) e arejado. Assim, você diminui a chance sua e de sua família de contraírem a doença.
  • Transporte seguro (especialistas móveis): antes e depois de visitar um cliente, é importante que você desinfete completamente seu equipamento, bem como o espaço em que ele será colocado para transporte. Você também pode considerar considerar ter grandes sacos descartáveis ​​para organizar o espaço. Isso é especialmente importante se você transportar outras mercadorias pelo veículo, pois isso pode causar contaminação cruzada.
  • Produtos sanitários: embora isso seja óbvio, nunca é exagerado lembrar. Invista em luvas, máscaras, capas descartáveis, capas plásticas para rosto e capas de assento para minimizar o risco de infecção. Os clientes que optarem por não seguir o uso desses produtos não devem ser tratados de maneira alguma. Além disso, evite usar os produtos do cliente, pois você não sabe se eles estão armazenados corretamente e não foram contaminados – caso a cliente insista muito na utilização de seus próprios equipamentos (comum para manicures), apenas o faço depois que você mesma os desinfectá-los.
  • Consultas detalhadas: independente de suas clientes serem tratadas em sua casa ou na casa delas, você deve fazer uma pré-consulta detalhada. Pergunte à cliente se ela está familiarizada com os protocolos de segurança e garanta que respeitarão os seus – você pode preparar uma pequena declaração para que elas preencham e assinem. Certifique-se de armazenar todas essas informações em sua conta no Versum, em cada registro de cliente individual, para se proteger caso algo aconteça e alguma cliente se infecte.

Dica: a segurança, sua e de suas clientes, deve ser sua prioridade. Confira aqui todos os protocolos e medidas a serem implementados por salões e clínicas, e implemente todos aqueles que julgar importantes para garantir a sua saúde como profissional autônomo de beleza e estética.

Informe seus clientes!

Embora divulgar os protocolos mais recentes pareça uma tarefa simples, você precisa levar algumas coisas em consideração. Primeiro, não se limite a apenas uma forma de comunicação – nem todo mundo segue sua página no Facebook. Portanto, publicar essas informações apenas lá limitará significativamente seu alcance. Em vez disso, compartilhe os protocolos e medidas adotadas em vários meios de comunicação, em todas as suas páginas e perfis nas mídias sociais, além de seu site exclusivo de agendamento online do Versum, e de enviar mensagens em massa (e-mail ou SMS) a todas suas clientes – o que é muito fácil e rápido com a função de mensagens do Versum.

É inevitável, nossa indústria terá que passar por mudanças significativas assim que o bloqueio for suspenso, para se adaptar ao “novo normal” e evitar futuros surtos. No entanto, ao impor protocolos de precaução e medidas sanitárias na maneira como você opera seus negócios, você poderá descansar tranquilo, sabendo que tem tudo sob controle.

Para manter a gestão de seu negócio sobre controle, mesmo trabalhando como autônomo, e desenvolver seu negócio, comece a usar o Versum, software de gestão de beleza e estética usado por mais de 46 mil profissionais da área no mundo todo.

Teste Versum Grátis

[Total: 0    Média: 0/5]