Como manter seus clintes durante a pandemia

Como manter seus clientes durante a pandemia

Seu salão, barbearia ou centro estético está em uma situação difícil, na verdade todos os profissionais de beleza e estética, assim como o mundo todo, estão passando por um momento delicado devido à pandemia de coronavírus (COVID-19). Lutando pela sobrevivência de seu negócio, você precisa se concentrar em seus clientes, portanto, mantenha contato com eles e ofereça-lhes um produto ou serviço valioso, mesmo apesar do salão fechado.

É possível manter seus clientes fiéis a seu negócio nessas circunstâncias? Sim, se você não deixá-los te esquecer. Hoje, mostraremos várias maneiras de como você pode reforçar sua posição de especialista e referência em sua área perante seus clientes, manter e até fortalecer sua confiança e lealdade e atender às necessidades atuais.

Aprenda!

Querendo ou não, agora todos temos mais tempo livre e não podemos (nem devemos) desperdiçá-lo! Momentos de crise sempre são superados e aqueles que saem mais fortes são aqueles que não focam na situação como um problema, mas sim como uma oportunidade. Aproveite os próximos dias para sua própria qualificação e faça tudo o que lhe falta tempo até agora. Analise os últimos meses da operação do seu negócio. Dê uma olhada nas estatísticas de seu software de gestão do Versum e veja quais tratamentos foram os mais populares. Analise os comentários e avaliações postados por seus clientes para descobrir as opiniões deles e ver no que você precisa melhorar. Avalie a eficácia de suas atividades de marketing, se a comunicação nas mídias sociais foi atraente para os fãs, quais tipos de post trouxeram mais agendamentos e aproveite para criar seu site exclusivo de agendamento online. Você obterá muitas informações que lhe permitirão planejar bem suas atividades futuras e, graças a elas, você poderá se recuperar mais rapidamente.

Você também pode (e deve) buscar informações e dicas da indústria para implementar em seu negócio e aqui no nosso blog temos centenas de artigos que te ajudarão a desenvolver seu salão, barbearia, clínica de estética, esmalteria ou até seu negócio como profissional autônoma na área de beleza e estética. Além disso, você ainda pode procurar por cursos online que lhe ajudarão em seu negócio, como gestão de salão, felicidade do cliente, finanças para empreendedores, marketing para salões e cursos de atualização profissional com técnicas de trabalho.

Crie novas oportunidades

Em tempos difíceis como este em que muitos negócios estão fechados temporariamente por decreto e os que estão trabalhando o fazem com capacidade muito reduzida, há que pensar fora da caixa e buscar fazer negócios de uma forma diferente para gerar oportunidades. Essa é um momento extremamente difícil para conseguir novos clientes, porém, você não pode deixar seus clientes atuais de lado e deve dar-lhes atenção e informações à respeito de seu negócio e como você está lidando com a situação.

Assim, alcance seus clientes usando os recursos virtuais disponíveis, principalmente a internet e seus celulares.

Use suas mídias sociais para promover seu negócio e transmitir conhecimento

Estar muito ativo nas mídias sociais permitirá que você esteja em contato constante com seus clientes. Mas, como posso usá-las para conseguir a atenção de meu público, promover meu negócio, fortalecer minha posição de especialista em beleza e estética e ainda criar o desejo nos clientes de irem ao meu salão quando tudo passar?

Para atingir todos esses objetivos, promova conhecimento e dicas de tratamentos ou cuidados caseiros, desde dicas simples a tutoriais mais complicados. Se você é um cabeleireiro, você pode ensinar como fazer um hidratação em casa ou um penteado; se é esteticista, pode dar dicas de como fazer uma auto-limpeza de pele; se é barbeiro, pode ensinar como fazer um design de barba; se for manicure, pode ensinar como fazer unhas simples, e assim por diante… Há muitas possibilidades! E não se preocupe, o fato de os clientes aprenderem a fazer algumas coisas em casa não impedirá que eles cheguem até você. Pelo contrário, isso lhes dará a chance de tentar fazer o seu serviço e os fará ver que seus tratamentos profissionais têm uma qualidade muito superior e aumentará o valor percebido de seus serviços. Além disso, esse tipo de material, normalmente em formato de vídeos, já pode ser facilmente encontrado na internet, portanto, é melhor que eles vejam tais dicas sendo promovidas por você, pois isso mostrará que você está preocupado com o bem-estar e os cuidados pessoais deles durante este período em que devemos ficar em casa.

Ao gravar esse tipo de vídeo-tutorial, você pode moderar o conteúdo livremente, portanto, não revele tudo e aponte as diferenças entre o procedimento feito em seu estabelecimento e o que você está ensinando para ser feito em casa, realçando a qualidade superior dos tratamentos profissionais oferecidos em seu salão, clínica ou barbearia. Lembre-se também de que os clientes procuram você não só pelo tratamento em si, mas também pelo conforto e comodidade de ter esse serviço feito por um profissional especialista no assunto e ainda para ter a oportunidade de passar algumas horinhas de descontração e relaxamento com sua equipe.

Dica: ao fazer seus vídeos-tutoriais de tratamentos de beleza e estética caseiros, use produtos disponíveis para venda em seu negócio e informe que você segue vendendo-os por delivery e faça uma oferta inteligente, assim você segue faturando durante este período de incertezas.

Siga disponível online e no celular

Os clientes valorizam seu conhecimento e experiência, portanto, ofereça-lhes consultas online e assistência personalizada em tratamentos caseiros. Só porque alguém não pode sair de casa não significa que não precisa de você. Sua cliente quebrou a unha e não sabe o que fazer com isso? Deixe que ela lhe mostre na webcam e você descobrirá algo para recomendar-lhe. A pele da cliente parece seca? Aconselhe-a sobre o cosmético certo e explique como usá-lo. Você pode desempenhar o papel de consultor online de beleza e estética e dar instruções durante os tratamentos em casa. Esta forma de assistência pode ser paga ou gratuita, dependendo de sua estratégia e  do nível de relacionamento que você tem com o cliente. Talvez o modelo certo seja cada primeira dica de graça? Os clientes que o visitam todos os dias serão gratos pelo seu tempo e pagarão de bom grado pelo seu profissionalismo. Esta solução também fortalecerá seu vínculo!

Entrega a domicílio

Essa ideia é um sucesso pois também te permite seguir faturando durante o período em que está fechado. Afinal, seus clientes não precisam desistir de seus produtos favoritos só porque não podem ir ao seu salão! Ofereça a eles produtos profissionais com entrega em domicílio.  Você também pode criar pacotes de produtos de cuidados especiais, como um kit de hidratação capilar, um kit de esfoliação e limpeza de pele, um kit de manicure pessoal, entre outros. Lembre-se de que eles devem ser completamente seguros para uso em casa. Seja atencioso, imprima as instruções de uso dos produtos e as coloque junto ao mesmo, além de informar aos clientes que podem entrar em contato com você caso tenham qualquer dúvida sobre como usá-los. Graças a isso, os clientes sentirão que você ainda está cuidando deles.

“Não cancele, remarque!”

Faça uma campanha para incentivar que seus clientes remarquem os tratamentos que não puderam ser feitos devido ao fechamento temporário do salão. Essa é uma iniciativa nobre que está sendo tomada por vários profissionais e estabelecimentos prestadores de serviços e você não deve ficar de fora. Seus clientes fiéis e que realmente gostam de seu salão reagendarão seus horários com prazer, pois sabem que esse é um momento difícil para todos e que, da mesma forma que você está fazendo o seu melhor para ajudá-los, podem fazer o que estiver ao seu alcance para te ajudar também. Você pode oferecer uma condição especial para quem resolver agendar, algum desconto ou brinde (produto ou serviço extra).

Dica: se você estiver com necessidade de caixa, você pode criar um programa de pagamento antecipado com desconto, no qual os clientes que remarcarem seus horários e pagarem no ato da remarcação terão um desconto especial (10% por exemplo).

Mantenha seus clientes informados

É importantíssimo que seus clientes saibam por você como você e seu negócio estão sendo afetados e lidando com a situação. Independente de você estar fechado por decreto, trabalhando com horário reduzido e tomando todas as providências para prevenção da contaminação ou atendendo a domicílio, você tem o dever de entrar em contato com eles e lhes informar. Para isso, use seu recurso de comunicação em massa ou segmentada do Versum, com o qual você pode enviar mensagens de texto SMS e/ou e-mail para todos seus clientes ou para alguns clientes selecionados informando como está trabalhando, os cuidados que está tomando e se tem alguma oferta especial para eles.

As próximas semanas trarão muitos desafios, mas não desista, com as dicas que apresentamos acima você manterá seu negócio ativo com seus clientes e estará preparado para quando a quarentena acabar. Quando as pessoas finalmente saírem de casa, precisarão muito dos seus serviços. A crise passará e a indústria de serviços de beleza e estética florescerá novamente. Se você deseja que seu salão floresça com ela, use o excesso de tempo livre para se informar, estudar, aprender e melhorar. Lembre-se de que você também sempre pode contar com o suporte do Versum, o melhor software para gestão de salões, barbearias, esmalterias, spas e centros de estética, e de nossa equipe!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]