Promoção para salão de beleza que dá certo!

Promoção salão de beleza

Você está acostumado a ver em salões por aí com promoções “compre 1, leve 2”, “desconto de 10%” ou o famoso “faça a mão e ganhe o pé de graça”! Ofertas como essas estão por toda parte, e fazer uma promoção original em seu salão de beleza, cabeleireiro, barbearia ou clínica de estética pode não ser tão fácil assim. Não devemos esquecer que sua concorrência do outro lado da rua provavelmente tem algumas ofertas próprias, o que pode estar afastando clientes em potencial de seu negócio. Então, o que você pode fazer para melhorar as promoções de seu salão de beleza e de seus tratamentos?

Tenha um objetivo bem definido

Antes de você distribuir descontos aleatórios, é vital ter uma estratégia que responda à pergunta “o que espero conseguir com esta promoção em meu salão de beleza?”. Você está procurando obter mais lucro? Atrair novos clientes? Vender produtos que estão prestes a vencer? Ou talvez incentivar clientes ausentes a voltarem ao seu salão? Embora você provavelmente tenha dito “sim” a todas as opções acima, as melhores promoções são aquelas que focam em um objetivo, pois cada uma dessas metas exige uma abordagem individual. Com seu objetivo em mente, você está pronto para começar a planejar uma promoção (ou várias) em seu salão de beleza, de cabeleireiro, barbearia ou clínica de estética!

Conheça seus clientes

As melhores promoções para oferecer em seu salão são aquelas criadas de forma que sua cliente sente que você estava pensando nela quando a criou. Isso, no entanto, é quase impossível se você tiver centenas de clientes de perfis diferentes e que fazem tratamentos diferentes! Qualquer pessoa pode colocar um adesivo de -10% no menu do salão ou em seus posts das mídias sociais (Facebook e Instagram) e aguardar a chegada das reservas, mas será que isso é realmente suficiente? E é bom para seu negócio?

Agora imagine que você é um cliente e recebe uma oferta diretamente em seu celular com uma promoção relacionada às compras anteriores que você fez no salão. Isso mostra que, além da equipe do salão lembrar de você, eles sabem exatamente no que você está interessado! Esse tipo de promoção para salão de beleza (que também é válida para barbearia e clínica de estética) é muito mais efetiva e gera um relacionamento muito melhor com seus clientes.

Quando se trata de criar a promoção de salão de beleza perfeita, concentre-se em seu objetivo, que tipo de oferta ajudará a alcançá-lo e quem é seu público-alvo. Para iniciar sua promoção, comece usando o recurso de filtros de pesquisa de clientes de seu software Versum (se você ainda não usa o Versum, comece a usá-lo grátis agora mesmo) que permitirá filtrar todo o banco de dados de clientes por gênero, faixa etária, serviços, tempo desde a última visita no salão, entre outros. Assim, em vez de pesquisar as preferências e informações de cada cliente manualmente, use esta ferramenta para encontrar o grupo de clientes específico que você está procurando. Vejamos alguns exemplos de filtros que você pode utilizar de acordo com o objetivo de sua promoção:

  • Trazer de volta clientes ausentes

Use o filtro “não adquiriu um serviço” e selecione o período de tempo, por exemplo, “não adquiriu um serviço nos últimos 3 meses”. Sua lista de clientes ausentes será exibida. Agora que você tem a lista do público-alvo da promoção de seu salão de beleza, envie uma mensagem em massa (por SMS ou e-mail) com sua promoção, incentivando-os a retornar. Uma boa promoção para atingir este objetivo é oferecer a seus clientes ausentes a possibilidade de participar do programa de fidelidade de seu salão de beleza (você dá pontos a seus clientes fiéis por serviços e produtos adquiridos em seu negócio, os quais podem ser trocados por prêmios a sua escolha) e lhes dar uma boa pontuação pelo próximo serviço agendado.

  • Vender produtos que vencerão em breve

Use o filtro “produtos comprados” e escolha o produto desejado, assim, todos os clientes que o compraram aparecerão em uma lista. Embora você possa enviar sua oferta de produto a todos os seus clientes, é provável que aqueles que adquiriram tal produto anteriormente estejam mais interessados e você não quer incomodar seus clientes com ofertas que não são interessantes para eles. Atente-se para que a data de validade não seja tão próxima, é preciso que seu cliente tenha tempo de usar todo o produto da forma recomendada, antes de vencer.

  • Vender produtos / serviços baseados em gênero

É possível que você queira vender algum produto ou tratamento para homens ou para mulheres. Por exemplo, se sua manicure está com tempo ocioso, você provavelmente fará uma promoção deste serviço para mulheres, enquanto se seu barbeiro está com tempo de folga promoverá seus serviços a seus clientes homens. Assim, use o filtro “gênero” e selecione o apropriado. Com os clientes selecionados, envie a eles sua oferta de produto / tratamento em uma mensagem em massa (por SMS e/ou e-mail). Caso sua clientela seja majoritariamente feminina e você queira conseguir mais e novos clientes homens, crie uma promoção focada em suas clientes mulheres para que elas recomendem seu salão ou clínica de estética a seus amigos e familiares homens e lhes dê vários pontos dentro de seu programa de fidelidade.

  • Aumentar lucros

Use filtros como “gastos”, “número de compromissos” e “pontos de fidelidade” (se você tiver o Programa de Fidelidade ativo). É evidente que aqueles clientes que gastam mais, tem um maior número de compromissos e vários pontos acumulados em seu programa de fidelidade são clientes especiais que gostam de gastar dinheiro em seu salão, e é por isso que enviar a eles uma promoção VIP os incentivaria definitivamente a visitá-lo e gastar ainda mais. Nestes casos, promova seus serviços de maior valor agregado com uma condição especial, como um cosmético de alta qualidade de brinde.

Dica: lembre de, em todas suas mensagens promocionais, enviar o link de seu site exclusivo de agendamentos do Versum. Assim, você aproveita o melhor momento, quando seus clientes estão tentados pela sua promoção, para garantir a reserva.

A promoção de salão de beleza perfeita

Você tem seu objetivo em mente e a lista de clientes à sua frente, mas agora vem a pergunta que não quer calar: “o que sua promoção deve incluir?”. Um desconto ou uma oferta “compre 1, leve 2” funcionam, mas as idéias a seguir, embora exijam um pouco mais, dão resultados melhores! Assim, seguem algumas boas idéias que nossos clientes do Versum tiveram e obtiveram muito sucesso:

  • Ofereça 15% de desconto em um produto ou tratamento selecionado, mas apenas durante uma semana, para criar um senso de urgência.
  • Forneça um tratamento gratuito aos 10 primeiros clientes que tragam um novo cliente junto o salão. Limitar o número de clientes que podem ganhar o tratamento o torna mais valioso.
  • Venda vales-presente com desconto – eles fazem ótimos presentes e atam os clientes ao salão.
  • Dê descontos mensais aos clientes que ingressaram no seu programa de fidelidade e ganharam um número definido de pontos. Cada mês ofereça desconto em um serviço diferente.
  • Dê uma sacolinha de brinde com produtos menos populares ou complementares aos clientes que adquirirem um tratamento específico.

Agora você está pronto para começar fazer promoções em seu salão de beleza! Informe os clientes nas mídias sociais, fisicamente no salão e, o mais importante, por meio de mensagens direta de texto (SMS) ou e-mail, que pode ser enviada diretamente do Versum. Comece a usar o melhor software para gestão de salões, barbearias e clínicas de estética grátis hoje mesmo para fazer as melhores promoções e gerir todo seu negócio de forma fácil e profissional.

Teste Versum Grátis

[Total: 4    Média: 4.8/5]