Como estruturar o layout de seu salão de beleza

layout salão de beleza

Qualquer que seja o tamanho de seu salão de beleza, barbearia ou clínica de estética, com certeza, o layout de seu espaço é um dos fatores que você tem sempre em mente. Layout de salão de beleza é o tipo de coisa que, mesmo após definido, você sempre volta a se questionar “será que essa cadeira de cabeleireiro não se encaixaria melhor naquele outro canto?”. Não se preocupe, isto é totalmente normal, faz parte do seu bom instinto de questionar o status quo e querer melhorar. Mas, evite organizar seu espaço de beleza e estética com base em achismos. Para isso, nós preparamos algumas dicas para você organizar o layout de seu salão.

O que é o layout de um salão de beleza?

O layout de um salão de beleza, uma barbearia ou uma clínica de estética nada mais é do que a organização do espaço físico do estabelecimento. Ele envolve desde a estrutura do prédio e das instalações do salão – quantidade, área e distribuição dos cômodos – até a organização dos móveis e decoração. Um layout bem estruturado deve organizar os móveis, equipamentos, cosméticos e decoração de forma a não sobrecarregar o ambiente do salão e permitir que seus clientes e sua equipe sintam-se seguros e confortáveis.

Por que o layout é importante?

A indústria de serviços de beleza e estética é um dos setores que mais se desenvolve no Brasil e isso é ótimo, no entanto, com seu crescimento também aumenta a concorrência. Atualmente não basta ser um ótimo profissional especialista (em cortes, mechas, colorimetria, aplique, maquiagem, tratamento de pele, estética corporal, barbearia, etc.), mas é preciso também atender o cliente com excelência e até o layout entra como um importante fator para diferenciar o seu negócio da concorrência. Afinal, estamos falando de um ramo que vende beleza e estética, então, faz total sentido que o layout de salões de beleza sigam o mesmo princípio e seja o mais bonito e organizado possíveis.

Além disso, o layout de seu salão deve ser estruturado de forma a ter em mente a praticidade, a segurança e o conforto de sua equipe e suas clientes. É imprescindível que seu salão esteja organizado de forma que seus profissionais tenham uma estrutura adequada para dar o seu melhor e para que suas clientes se sintam confortáveis e relaxadas. Isso cria uma atmosfera profissional e positiva que é, com certeza, uma das chaves para seu negócio crescer.

Como organizar o layout de seu salão?

Caso você não esteja construindo o prédio de seu salão, é muito provável que você não tenha muito controle sobre a distribuição dos cômodos e seus tamanhos, portanto, vamos focar principalmente na organização dos móveis e decoração.

Independente do tamanho de seu salão, barbearia ou clínica de estética, você não deve colocar mais móveis do que o espaço comporta, além de passar uma impressão de desorganização, isso visualmente diminui seu espaço e causa uma leve sensação de claustrofobia – sem contar que falta espaço para sua equipe e suas clientes circularem pelo ambiente. O ideal é que você ocupe, no máximo, 50% da(s) sala(s) com móveis para manter o ambiente organizado. Tente, também, colocar o os móveis de forma que haja, pelo menos, um corredor entre eles (ou entre eles e a parede) para facilitar a circulação de pessoas.

Outro fator a se levar em consideração é a organização por função, ou seja, estruturar seu salão de forma que móveis e aparelhos para o mesmo tipo de tratamento fiquem próximos. Bons exemplos disso são salões que tem uma sala para tratamentos capilares, outra para tratamentos de pele e outra para mãos e pés. Ainda que você não tenha salas separadas, é importante que tudo o que é necessário para um tipo de tratamento esteja junto e próximo, enquanto os diferentes tipos de tratamento estejam separados. Caso você foque em apenas um tipo de tratamento (capilar, por exemplo) o layout de seu salão de cabeleireiro ainda deve seguir a lógica da função, de forma que as estações de lavagem fiquem em um lado e os espelhos, cadeiras, sacadores e estufas de outro. Ao estruturar o layout de seu salão é importante ser lógico, pense na sequência lógica que um cliente deve seguir dentro de seu negócio (por exemplo, ser recebido na recepção, encaminhado para a sala de tratamento, ter seu cabelo lavado, cortado e escovado) e organize os móveis de forma a deixar um processo após o outro de forma lógica.

Quanto a decoração, esse é um tempo relacionado ao layout de seu salão de beleza, porém, com muito mais para ser dito. Preparamos 10 dicas de decoradores profissionais para você aplicar em seu salão de beleza. O importante aqui, e que tem bastante relação com o layout, é escolher um ponto focal (que pode ser um móvel grande, como mesas, sofás ou prateleiras, ou uma peça de decoração de destaque) para concentrar a atenção, usar cores claras, usar e abusar de vidros e espelhos para dar a impressão de ter um espaço mais amplo e iluminar o salão de forma adequada para colocar os resultados de seus tratamentos sob as melhores luzes.

Sabemos que seus serviços são excelentes e, agora que você já sabe como estruturar o layout de seu salão de beleza, só falta profissionalizar a gestão de seu negócio para conseguir mais clientes e aumentar seus lucros. O Versum, o melhor e mais fácil de usar software de gestão para salão de beleza, barbearia, esmalteria e clínica de estética é seu assistente perfeito nessa missão. Comece a usar o Versum grátis para conquistar e fidelizar clientes, fazer agendamento online, gerir sua equipe e seu estoque, administrar o financeiro de seu negócio e crescer.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]