Faça promoções que façam seu salão crescer

Faça promoções que façam seu salão crescer

Para um dono de salão de beleza, fazer promoções e oferecer descontos pode ser um sonho se transformando em um pesadelo. No início, você está em êxtase, foi tão fácil de implementá-los e agora sua agenda está totalmente reservada até o final do mês! Você derrotou oficialmente os dias calmos, montou uma estação para um novo funcionário e introduziu um novo tratamento ao mesmo tempo! Agora você está convencido de que não há melhor técnica de marketing do que oferecer descontos.

No entanto, algumas semanas depois, quando você está fazendo um resumo financeiro mensal do negócio, você percebe que mesmo que toda a equipe tenha trabalhado muito duro, você realmente não ganhou muito. Isto é compreensível, uma vez que você ofereceu 50% de desconto em cada tratamento, o que diminui significativamente sua margem. Além disso, apesar do fato de que vários novos clientes irem ao seu salão para aproveitar suas ofertas, muito poucos deles marcaram novos tratamentos.

Alguns deles não ficaram impressionados com o serviço. Eles foram atendidos pelo novo funcionário, que não tinha supervisão já que você e todos os outros membros de sua equipe estavam ocupados devido a estarem lotados. Então, você percebe que deveria ter dado mais atenção ao treinamento e supervisão do novo funcionário. Alguns clientes podem ter ido para casa pensando que seu salão não é tão profissional quanto eles pensavam, que todos os tratamentos têm qualidade semelhante, e a chance de eles voltarem é baixa.

Também pode ser que muitas pessoas foram apenas porque são caçadores de ofertas e estavam interessadas em pegar uma barganha. Você até tem a impressão de que menos pessoas agendam compromissos agora, parece que estão sempre esperando que outro grande desconto aconteça. Você entra um pouco em pânico e se pergunta “O que deu errado?”.

Prós e contras de oferecer descontos no salão

Como você pode ver, descontos em salões podem trazer mais prejuízos do que benefícios. Quais são os riscos de oferecer descontos sem um plano bem pensado?

  • atração de caçadores de ofertas para o seu negócio
  • diminuição da fidelidade de seus clientes regulares
  • prejuízo a imagem de seus tratamentos que podem parecerem menos valiosos
  • redução da rentabilidade a longo prazo
  • prejuízo a reputação do salão
  • encorajamentoo a cultura de desconto (clientes sempre esperam por descontos para comprar)

Por outro lado, você ainda pode ver salões ao seu redor oferecendo descontos. Essa técnica definitivamente ainda tem suas vantagens, mas somente se executada corretamente pois:

  • é fácil de implementar
  • pode ajudá-lo durante os dias mais parados
  • instantaneamente traz muitos novos clientes
  • pode aumentar a fidelidade do cliente
  • pode ser uma maneira perfeita de introduzir novos serviços ou produtos

Opções de desconto que trazem lucro real

Com tudo isso em mente, o que você pode fazer para evitar riscos e aumentar os benefícios ao oferecer descontos em seu salão?

  • Programa de fidelidade … com um toque especial

Pode ser a melhor alternativa para uma ideia de cupom de salão. A maioria dos programas de fidelidade traz um grande desconto ou um serviço totalmente gratuito após um determinado número de visitas. Não parece ruim na teoria, mas, na prática, as perdas podem ser insuportáveis.

Imagine que uma semana, seis de seus clientes usem seus cartões de fidelidade e solicitem uma balayage com desconto de R$50, assim você acabou de perder R$300 de sua receita semanal. Em vez disso, mude o tipo de oferta, agregue valor ao invés de descontar. Após cada número escolhido de visitas, recompense seu cliente com um serviço adicional que ele ainda não experimentou em seu salão. É igualmente – se não mais – prazeroso para o cliente, mas muito menos caro para você. Além disso, se eles gostarem desse serviço adicional, eles provavelmente o remarcarão e, desta vez, pagarão com seu próprio dinheiro.

Por exemplo: se você presenteá-los com uma máscara de condicionamento profunda grátis a cada cinco visitas, e uma cliente que a recebeu notar uma mudança positiva em seu cabelo depois, ela poderá adicionar esse tratamento à sua rotina de serviços em seu salão.

Dica: crie e gerencie facilmente um programa de fidelidade com seu software Versum para gestão de negócios de beleza e estética.

  • Programa de indicação/recomendação

Configurar um sistema em que seus clientes recomendam seu salão a seus amigos e familiares é uma situação ganha-ganha: seu cliente recebe um desconto e você ganha outro cliente. Lembre-se de divulgar este programa usando seu software de salão.

  • Descontos de última hora

Se você vir uma lacuna de compromisso, anuncie um desconto de última hora para uma visita no horário determinado. Publicar o anúncio nas mídias sociais será crucial aqui, mas o envio de e-mails e, principalmente, SMS através do software do salão também é uma ótima idéia. Você pode não obter o lucro total do serviço, mas terá um lucro maior do que se ficar com o horário vazio.

  • Brindes

Comemore a arte de presentar, oferecendo aos seus clientes pequenos presentes. Mais uma vez, anuncie a campanha em suas redes sociais e use seu software de gerenciamento de salão para garantir que você alcance seus clientes fiéis. Se você estiver usando o Versum, também pode verificar com facilidade quais dos seus produtos de varejo não vendem muito bem e distribuí-los como brindes para clientes que fizeram um tratamento para o qual tal produto é indcado. Claro, você tem que ter acesso fácil a tais estatísticas, mas não se preocupe, o Versum toma conta disso para você.

Dica: Não deixe os brindes parecerem selecionados aleatoriamente! Adicione um creme para o rosto a um tratamento facial, uma máscara para o condicionamento profundo ou um shampoo que preserva a cor a um tratamento de coloração. Para os clientes mais especiais, observe suas preferências em seu sistema Versum e surpreenda-os com um presente contendo seus produtos de varejo favoritos!

Estatísticas dizem a verdade

Acompanhar sua receita é essencial sempre que você estiver fazendo alguma promoção. Você tem que ser capaz de ver se elas trazem algum lucro ou não. Os relatórios de caixa em tempo real ajudam, mas você precisará de estatísticas financeiras detalhadas, nomeação e popularidade da contabilidade de serviços, bem como relatórios de taxa de remarcação de clientes.

Mais uma vez, o software para salões Versum é seu assistente ideal. Você só precisa inserir os dados e o sistema faz o resto. Obtenha o melhor ajudante de negócios de salão do mercado e implementar campanhas promocionais que trarão lucro real!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]