O diferencial para seu salão de beleza crescer

O diferencial para seu salão de beleza crescer

Você já parou e se perguntou: por que as pessoas gostariam de escolher meu salão em detrimento dos outros? É claro que você oferece tratamentos impressionantes, tem anos de experiência e coloca seu coração em seu trabalho, mas a dura verdade é: essa é a realidade de muitos salões e seus proprietários. A concorrência no mercado é enorme e ser bom no que você faz não é mais suficiente. A indústria é saturada e numerosos trabalhadores talentosos e hábeis empresários precisam competir entre si. Para obter uma reputação sólida e um número substancial de clientes, você precisa de um ponto de diferença que faça seu salão se destacar da multidão, uma característica com a qual todos o associarão, um diferencial.

O que pode ser um diferencial de salão de beleza?

Um ponto de diferença serve para dar à sua marca uma voz distinta, permitindo que os clientes a escolham da multidão. Portanto, como você pode ver, você não está limitado a um aspecto do seu trabalho, mas pode procurar algo especial em vários campos diferentes. No entanto, lembre-se de que um bom ponto de diferenciação é aquele que você pode definir e provar. Coisas como “atmosfera amigável” não funcionarão se forem auto-proclamadas e se inúmeras outras empresas puderem dizer o mesmo. A regra básica é que, quanto menos concreta e distinta for a reivindicação, mais prova sólida você precisará.

Além disso, seu ponto de diferença deve ter um valor real para seus clientes, lembre-se de que deve ser mais do que apenas um truque para anunciar seus serviços. É uma estratégia de negócios, portanto, não perca tempo criando alguns termos genéricos e achando que isso fará mágica. Coisas como “anos de experiência” só funcionarão se o mais alto padrão de seus serviços for realmente perceptível e realmente o diferenciar dos salões competitivos em sua área. Você precisará de várias avaliações e depoimentos positivos para provar isso. Com tudo isso em mente, vamos dar uma olhada em alguns exemplos do que pode ser seu diferencial:

Experiência e popularidade

  • Você está no negócio há mais tempo do que qualquer um na sua área
  • Você é bem conhecido no setor
  • Você faz parte de uma associação de renome da indústria
  • Você escreveu um livro (relacionado ao setor)
  • Você cria conteúdo online (relacionado ao setor)
  • Você treinou ou trabalhou com uma celebridade do setor

Maior qualidade e melhores processos

  • Você usa produtos de qualidade superior
  • Você coloca uma enorme ênfase na segurança
  • Você coloca uma enorme ênfase no processo de consulta
  • Você executa registros de clientes muito detalhados
  • Você fornece comodidades tecnológicas (por exemplo, reserva online)
  • Você é conhecido por abordar as preocupações de todos os clientes, mesmo após o serviço

Especialização

  • Você é especialista em uma área em particular e é um mestre nela
  • Você é especializado em uma área exclusiva que só sua empresa tem na região
  • Você oferece uma ampla gama de serviços
  • Você oferece uma gama de serviços muito seletiva (exclusiva)
  • Você oferece um tratamento único
  • Você vende uma gama muito exclusiva de produtos de varejo
  • Você segmenta um nicho definido

Localização

  • Seu salão está localizado no centro da cidade
  • Seu salão está localizado em um local histórico interessante
  • Seu salão está localizado perto de um popular shopping center

Imagem de marca e tema

  • Você tem um tema forte em seu salão (por exemplo, retrô, futurista, natureza)
  • Você tem um design de interiores interessante
  • Seu salão é ecológico, aceita animais de estimação, aceita crianças, etc.
  • Você apoia abertamente um determinado grupo social ou minoria
  • Você se envolve em algumas campanhas sociais

Como escolher o ponto de diferença de seu salão

Ao decidir qual deve ser o seu diferencial, é melhor combinar alguns aspectos diferentes que se encaixam perfeitamente. Por exemplo, se você escolher uma ênfase na segurança, combine-a com a execução de registros detalhados de clientes e com o uso de comodidades tecnológicas para manter todas as informações seguras e atualizadas. Dessa forma, seu ponto de diferença é mais eficaz e distinto.

Para alguns pontos de diferença, é absolutamente necessário ser coerente. Por exemplo, seria realmente hipócrita tornar-se um salão que aceita que seus clientes tragam seus animais de estimação e continuar usando ou vendendo produtos de varejo testados em animais. Alguns pontos de diferença exigem uma grande adaptação ou investimento para de fato fazer com que seus estabelecimento o represente, portanto, faça sua pesquisa e escolha sabiamente. Não escolha um ponto de diferença com o qual você não se associe e não possa manter – apoiar um determinado grupo social em prol da boa publicidade só trará frustração (sem mencionar que é uma coisa muito ruim de se fazer de uma perspectiva moral). Além disso, lembre-se de que escolher um certo ponto de diferença pode fazer com que você perca clientes ou até funcionários, isso é quase inevitável quando você escolhe um nicho distinto e se envolve em algum problema social.

Agora, independente você ter decidido que o seu ponto de diferença será um recurso que você já possui (como uma especialização única) ou algo que deseja introduzir (como uma completa nova imagem como um salão ecológico), será necessário aprimorar ou começar este fator do zero. Reserve um tempo para reunir idéias e pensar sobre como executá-las da melhor forma para posicionar seu negócio.

Por exemplo, digamos que você decidiu mudar seu salão e fornecer apenas tratamentos de coloração. Primeiro, você deve garantir que sua equipe esteja de acordo com este curso de ação. Em segundo lugar, você precisa fornecer treinamento adicional para garantir que todos os membros de sua equipe sejam especialistas na área. Você terá que comprar todos os produtos e equipamentos necessários e se atualizar com todas as técnicas mais recentes. Você pode até querer fazer uma ligeira mudança de marca para deixar claro que está se concentrando em um campo específico e um nome ou logotipo atualizado será um ótimo começo. Se você pode mudar um pouco o interior, também é uma ótima idéia. Por exemplo, crie um “muro da fama” totalmente coberto de fotos das correções de cores mais impressionantes que você fez.

A arte do marketing

Introduzir o seu ponto de diferenciação é apenas metade da batalha. Seu diferencial não será eficaz até que você espalhe a notícia. Se você estiver fazendo uma grande mudança (como se concentrar exclusivamente em um tipo de serviço ou reescrever o menu de serviços), basta informar seus clientes sobre isso.

Para a promoção de seu salão de beleza e com diferencial, é claro, você envolverá todas as suas páginas nas mídias sociais (Facebook, Instagram) e atualizará seu site. No entanto, seus clientes fiéis devem receber a notícia em primeira mão. Seria inteligente fazer uma campanha de marketing de mensagens de texto (SMS) ou e-mail, o que é realmente mais fácil do que parece, pelo menos com o uso do Versum. Com o software, você pode usar modelos pré-criados com bonitos designs para seus e-mails e enviar mensagens de texto em massa com apenas o clique de um botão.

Sua característica exclusiva

Se você tem medo de mudar completamente a marca, comece pequeno e teste. Por exemplo, inicie uma intensa promoção de um serviço que você gostaria de se tornar o ponto focal do seu salão e o futuro ponto de diferença. Verificando suas estatísticas no Versum, você poderá saber se há um aumento ou talvez uma queda nas vendas. Além disso, não se esqueça de verificar seus relatórios sobre a popularidade dos serviços, eles fornecerão uma visão muito clara do que seus clientes acham que deve ser o seu carro-chefe.

As pessoas adoram salões com um tema, isso é um fato. Salões com uma característica exclusiva recebem uma vantagem de marketing logo de cara. Não tenha medo de procurar seu próprio nicho em vez de tentar atingir todos: os salões especializados em uma área específica têm maior probabilidade de ter clientes fiéis, que são aqueles que representam os lucros regulares de seu negócio. Lembre-se de fazer uma pesquisa completa, verificar suas estatísticas, conversar com sua equipe, fazer alguns testes e, se a idéia tiver potencial, ouse ser único e se diferenciar. Afinal, como diz a grande Coco Chanel “para ser insubstituível, é preciso sempre ser diferente!”.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]