Filhos de clientes em seu salão: problema ou solução?

Filhos de clientes em seu salão: problema ou solução?

As crianças são a luz das nossas vidas…, no entanto, quando interrompem o nosso trabalho, podem nos irritar. Como um proprietário de salão, você provavelmente já lidou com essa situação muitas vezes: uma cliente chega ao salão com um convidado inesperado, uma criança hiperativa. Você está concentrado tentando fazer o seu trabalho, enquanto o pequeno polegar corre gritando de um lado ao outro. Sua recepcionista tenta entreter a criança, mas assim que ela para para atender o telefone, o pequeno joga todos os seus cartões de visita no chão e corre em direção às estações de trabalho. Todos se desconcentram, param seu trabalho e metade do salão se dedica a impedir que a criança se machuque.

Quando as coisas finalmente parecem se acalmar um pouco, você começa a aplicar água oxigenada em todo o cabelo de sua cliente e, de repente, o garoto decide tentar subir no colo da mãe. Você acaba exausto, o salão está uma bagunça e outras clientes podem ter se sentido incomodadas com a bagunça.

Então, o que você pode fazer para estabelecer uma política em relação a crianças em seu salão de beleza e tornar seu negócio um lugar feliz e confortável? Veja o que considerar para definir uma política pró ou contra filhos de clientes no salão.

O que considerar para receber apenas adultos em seu salão?

Deixando de lado todos os outros fatores, ter uma criança correndo livremente em torno de um salão de beleza é simplesmente perigoso, para a criança e as pessoas ao seu redor. Os salões de cabeleireiro são cheios de produtos químicos (tinturas e alvejantes), equipamentos quentes (babyliss, alisadores e secadores de cabelo) e ferramentas cortantes (tesouras e alicates). Spas e clínicas de estética não são diferentes, com todos os ácidos peeling e ferramentas de microdermoabrasão. Leva literalmente segundos para que um acidente aconteça. Nem você, nem seus funcionários são capazes de cuidar de crianças o tempo todo, além disso, nunca deve ser responsabilidade de vocês. Então, não se trata de ser preconceituoso ou discriminador, um salão de beleza simplesmente não é um playground seguro para crianças.

Agora vamos falar honestamente sobre o seu conforto no trabalho. Seus funcionários não são funcionários de creches, e você está sendo pago pelos serviços de beleza, não por tomar conta do filho dos outros. Você não está preparado e nem é obrigado a cuidar do filho da sua cliente enquanto ela está sendo mimada. Os tratamentos de beleza geralmente exigem foco e envolvimento total para atingir os resultados esperados, você não deve dividir sua atenção entre o aplicar uma coloração e tomar conta de uma criança travessa.

Além disso, a maioria das clientes vai ao seu salão de beleza para relaxar e descontrair. Mesmo as que mais amam crianças podem se incomodar – e até perder a paciência – ao lidar com gritos e correria constantes quando esperam uma atmosfera calma e prazerosa. Essa é uma situação muito desconfortável pois, basicamente, você sacrifica a experiência de vários clientes para permitir que um tenha as coisas como quer.

É compreensível que você se sinta mal por pedir que suas clientes não tragam seus filhos junto. Você pode ser mãe ou pai, por isso sabe como, às vezes, é difícil encontrar alguém para cuidar do seu filho quando estiver recebendo sua mensagem, unhas ou tratamento facial. No entanto, embora possa soar duro, tratamentos de beleza não são serviços de primeiros socorros. Naturalmente, situações inesperadas e desagradáveis, acontecem, mas depende de você, como dono de salão, decidir quão bem-vindos são os filhos de suas clientes.

Se você decidir ter uma política somente para adultos, seja sincero. Não há realmente nenhuma razão para se envergonhar ou ficar na defensiva. É claro que, às vezes, as mães podem se confrontar muito quando se deparam com tais princípios, portanto, escolha o texto certo. Nunca, jamais, faça com que elas sintam como se você estivesse atacando seus filhos! Deixe claro que a segurança das crianças e o conforto dos clientes são suas maiores preocupações. Ao ser questionado sobre a política somente para adultos, esteja pronto para dar uma resposta educada e informativa, mas não sinta a obrigação de se explicar. Você está certo.

O que considerar para receber crianças no salão?

Caso considere permitir que suas clientes levem seus filhos ao seu salão, ótimo! Muitas crianças são amáveis e alegram o dia de qualquer pessoa, mas sempre há algumas crianças energéticas que são difíceis de controlar e acabam fazendo bagunça e incomodando algumas clientes ou membros de sua equipe. Portanto,  ao permitir crianças em seu salão, considere:

  • Ceder um pouco e criar um conjunto de regras

Você tem clientes fiéis que trazem seus filhos para o seu salão e você está bem com isso? Ótimo! Apenas certifique-se de criar algumas regras que ajudarão a todos a manter um ambiente saudável! Por exemplo, você pode definir uma regra de que as crianças são bem-vindas quando seus pais recebem um tratamento que não leva mais de uma hora. Ou que as crianças sejam encorajadas a ficar na área da recepção, onde você preparou alguns brinquedos e livros para colorir para eles se divertirem.

Você também pode apresentar um “dia das crianças”, permitindo que os clientes com crianças visitem seu salão de beleza, enquanto o restante da semana permanece apenas para adultos. Como alternativa, você também pode definir “horas para crianças” – por exemplo, entre 9 e 11 da manhã, quando aceita clientes com filhos. Isso manterá as horas mais movimentadas (depois das 17:00) calmas e tranquilas para os clientes relaxarem após o dia de trabalho estressante.

  • Preparar um ambiente amigável para as crianças

Você pode sempre transformar o seu salão em um local totalmente familiar, se quiser fazer isso, claro! Isso exigirá muito trabalho, mas pode ser realmente recompensador pois há, definitivamente, um nicho para salões como este. Você pode criar um canto infantil ou, melhor ainda, separar um espaço onde as crianças podem brincar em segurança e sem incomodar os clientes e os trabalhadores. Fornecer brinquedos, livros para colorir, lápis de cera e até mesmo uma TV com desenhos animados. Se você se sentir como se fosse esse tipo de salão de beleza, você tem que estar preparado para o fato de que algumas pessoas vão começar a evitar o seu negócio por completo, mas outros terão prazer em se tornar seus clientes fiéis.

Como você pode informar seus clientes sobre a política dos seus salões de beleza, sendo ao mesmo tempo educado e transparente? Ter um conjunto de regras escritas de forma bem-humorada emolduradas na sua recepção é uma boa ideia, mas pode não ser suficiente. Afinal, muitos clientes reservam seus compromissos online ou por telefone. Portanto, você deve definitivamente publicar as regras em sua página da web e até mesmo em contas de mídia social. Além disso, se você está alterando a política em um salão já estabelecido, você deve uma nota aos seus clientes fiéis! Use o software do seu salão para enviar mensagens de SMS e e-mail esclarecendo a decisão. Com o Versum, você pode enviar mensagens personalizadas para todos seus clientes ou para grupos selecionados. Decida a política para crianças do seu salão de beleza e não se esqueça de informar seus clientes usando seu software Versum!

Teste Versum Grátis

[Total: 7    Média: 4/5]