Como prever o fluxo de caixa em seu salão de beleza

Como prever o fluxo de caixa em seu negócio

Se o fluxo de caixa lhe parece uma linguagem de contador, você não está sozinho. A maioria dos proprietários de salões, barbearias e espaços de estética evita ter que lidar com essas coisas contratando um contador que faz todo o “trabalho sujo”. No entanto, quando se trata de fluxo de caixa, não há o que temer, na verdade, e você deve verificar regularmente esses números!

O fluxo de caixa é a quantidade média de dinheiro que você espera que entre e saia do seu negócio, que é composta de toda a sua receita e despesas. Sua missão é reduzir a quantidade de saídas de caixa e aumentar o número de entradas para que sua empresa prospere.

Não seja pego de surpresa!

Imagine que o seu salão está a todo vapor, os clientes estão marcando visitas e seus produtos estão saindo das prateleiras. Então você decide organizar um evento em seu salão. Você o promove por meio de anúncios de mídia social e vários clientes participam. Você distribui sacolas de brindes, compostas por produtos de salão e fica aberto até tarde, oferecendo tratamentos após o horário de encerramento. No final do mês, a realidade bate na porta e as despesas com o evento superam a quantidade de renda que seu salão gerou.

Se você experimentou uma queda significativa no fluxo de caixa, sabe como isso pode ser doloroso. Sua principal fonte de renda vem principalmente de clientes que compram tratamentos e produtos no seu salão, enquanto as despesas com salão variam de seguro, aluguel e despesas (água, energia, gás), salários de funcionários e produtos (para venda e para uso nos tratamentos). Certifique-se de calcular uma média de custos mensal estimada e verificar o quanto de receita você precisará para pagá-los antes de fazer qualquer outro investimento.

Monitorando o fluxo de caixa e previsões futuras

Para lançar campanhas de marketing eficazes ou quaisquer outras atividades em seu negócio, você deve primeiro criar um plano de orçamento. Você sabe quanto pretende gastar em anúncios patrocinados em mídias sociais, panfletos ou outras formas de publicidade? Crie um modelo de orçamento para seu salão, barbearia ou centro de estética, coloque cada meio de publicidade em categorias separadas – anúncios no Facebook e Instagram em “marketing online”, folhetos e programas em “marketing tradicional”. Evite colocar todos os seus ovos em uma cesta, aloque a maior parte do seu orçamento para mídias que sejam mais eficazes para gerar mais fluxo de caixa e disperse menos naquelas menos eficazes.

Conhecer seus números não é difícil e é essencial. Com as ferramentas certas, compare seus ganhos com os de anos anteriores e observe padrões. Usando seu sistema Versum, observe as quedas na receita, se elas aparecerem após os feriados, este é um sinal revelador de que você deve alocar suas atividades de marketing para esse momento. Ao lançar suas campanhas promocionais durante as baixas temporadas, acompanhe a eficácia usando o recurso de estatísticas do Versum.

Que tal prever o fluxo de caixa futuro recebido? Você não precisa procurar muito: os recursos intuitivos do Versum permitem gerar relatórios de renda esperada, baseados nos próximos compromissos marcados em sua agenda. Se você tem uma meta financeira que gostaria de alcançar este mês, mas a receita prevista mostra que você está distante disso, implemente uma campanha de marketing para atrair clientes para o seu negócio!

Planilha de despesas do salão

Criar um modelo de orçamento para seu espaço de beleza e estética é uma ótima idéia para alocar seu orçamento com eficiência em atividades importantes para promover o crescimento dos negócios e deve acompanhar a planilha de despesas. Isso ajudará você a acompanhar suas despesas, incluindo quanto gastou em seu orçamento e com o quê. Primeiro, crie um limite de orçamento para cada mês, já que alguns são mais lentos que outros, você pode ter limites variados. Anote todas as despesas do seu negócio, incluindo aluguel, contas de serviços públicos, funcionários e suprimentos adquiridos. No final do mês, verifique sua planilha e veja o que consumiu a maior parte do seu orçamento. Se você notar uma saída de caixa substancial na sua conta de energia elétrica, talvez considere investir em aparelhos mais eficientes em termos de energia para os seus negócios ou implemente regras estritas de conservação de energia em seu salão para os funcionários seguirem.

Quando se trata de fluxo de caixa, é imperativo conhecer os números do seu negócio para que ele prospere! Ao calcular cuidadosamente seus ganhos e despesas, você saberá exatamente como distribuir seu orçamento sem cair nos números vermelhos. E com a ajuda do Versum, o cálculo de sua entrada de caixa é significativamente otimizado. Veja você mesmo e comece sua sessão gratuita no Versum!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]