Por que você precisa de um concurso de funcionário do mês em seu negócio?

Por que você precisa de um concurso de funcionário do mês em seu negócio?

Quase todo mundo sabe que “um funcionário feliz é um funcionário produtivo”, que ressoa em todos os setores. Este conceito tornou-se a norma em empresas no mundo todo, incluindo salões, barbearias, clínicas de estética e spas, que têm suas próprias maneiras de manter a equipe feliz. Um desses exemplos é através da eleição do funcionário do do mês. Embora este método pareça ultrapassado, ainda é um dos meios mais eficazes de manter a equipe feliz e motivada.

Tenha em mente, no entanto, que o funcionário do mês não deve ser recompensado apenas com a foto emoldurada. Dê prêmios que a equipe realmente goste, como um dia de folga do trabalho, um voucher grátis ou uma cesta de presentes. Aqui estão todas as razões pelas quais você deveria implementar este concurso ainda este mês!

Construa uma equipe forte e motivada

Sua equipe significa o mundo para você e seus clientes. Seus funcionários trabalham para fornecer apenas os melhores tratamentos e um excelente atendimento ao cliente. No entanto, simplesmente pagar o pessoal pelo que eles fazem não será suficiente para motivá-los de forma eficaz e a longo prazo. Em vez disso, realize a competição de funcionário do mês e ofereça benefícios que eles vão adorar!

Comece planejando uma meta a ser alcançada e decida qual será o prêmio que você gostaria de oferecer. É importantíssimo que você deixe claro as regras e as metas da competição de cada mês.Aqui estão algumas ótimas ideias para ajudar você a começar:

  • Aumento das vendas de produtos ou serviços selecionados: no início de um determinado mês, comece a acompanhar as vendas de funcionários. Aquele com o maior número de produtos / serviços fornecidos no final do mês ganha! Essa meta é ideal para tirar itens menos populares de suas prateleiras e fornecer mais serviços não solicitados ao seu negócio.
  • Maior quantidade de indicações de clientes: nenhuma quantidade de anúncios pagos pode competir com um cliente satisfeito, estes são os promotores de marca perfeitos! Com o prêmio de funcionário do mês, motivar sua equipe a incentivar os clientes a trazer amigos e familiares para o seu salão não requer intervenção de sua parte. O membro da equipe com o maior número de novos clientes indicados por clientes antigos leva o prêmio!
  • Avaliações superiores: coletar opiniões positivas dos clientes é a chave para criar uma grande reputação para o seu salão. Peça aos membros da equipe que incentivem os clientes satisfeitos a deixar seus comentários. O funcionário que receber o maior número de avaliações positivas ganha!

Aqui é importante que você crie uma competição saudável e justa. Recomendamos criar uma meta para o salão e selecionar dois prêmios (um superior ao outro). Assim, se a equipe como um todo atingir o objetivo coletivo, você dá o prêmio melhor. Caso o objetivo coletivo não seja atingido, ainda assim, presenteie seu funcionário do mês com o prêmio secundário. Por exemplo, estabeleça o objetivo de vender 70% do seu estoque de produtos e como prêmios você oferece R$100,00 caso a meta não seja atingida e R$500,00 caso a meta seja atingida. Assim, toda a equipe trabalhará em conjunto para atingir essa meta coletiva e concorrer ao melhor prêmio e o funcionário que vendeu o maior valor será eleito o funcionário do mês.

Além disso, atente-se à capacidade de cada funcionário. É possível que sua manicure consiga atender muito mais clientes por dia que seu cabeleireiro. Seria natural que a manicure vendesse mais serviços e ganhasse o prêmio de funcionário do mês. Portanto, calcule os resultados como uma porcentagem, por exemplo, o funcionário vendeu produtos para 30% de todos os clientes que atendeu ou o funcionário teve 90% da sua agenda lotada de serviços.

Transmita boas energias

Nada é mais compensador do que um membro da equipe que trata seus clientes com muito carisma e atenção. Estatísticas mostram que a maioria das pessoas baseia sua opinião e avaliação de um negócio na qualidade do atendimento ao cliente. Clientes que se sentem negligenciados ou que são deixados de lado por um funcionário provavelmente não recomendarão o negócio, mesmo que a qualidade dos serviços seja adequada.

Para resolver isso, implementar um concurso de funcionário do mês é o começo perfeito. Mencione este concurso em suas páginas de mídia social e informe aos clientes que a equipe precisa da ajuda deles!

Seus clientes vão querer ajudar seu especialista favorito a ganhar o prêmio, por sua vez, aumentando o vínculo com sua equipe. No final do mês, poste o vencedor do concurso do funcionário do mês nas páginas de mídia social do salão. Clientes em potencial que visitam sua página verão que o seu salão é mais do que um local de negócios, é uma comunidade que ressoa boas vibrações e eles vão querer fazer parte!

Melhore a reputação de seu negócio

Como consequência natural de realizar o concurso de funcionário do mês, cria-se um efeito cascata positivo com resultados que não são tão fáceis de mensurar, mas devem ser levados em consideração. Como os membros de sua equipe, ao mesmo tempo que trabalham para a obtenção de um objetivo comum, competem uns com os outros, trabalhando duro para ganhar o título de “funcionário do mês” e seus benefícios, eles são motivados a dar tudo de si quando trabalham com seus clientes. Os clientes que tomam conhecimento do vínculo entre as empresas e os funcionários se sentem mais ligados a esse salão em particular, incentivando assim os outros a fazerem uma visita.

Embora a qualidade do serviço de um salão de beleza, barbearia, clínica de estética ou spa seja muito importante, não fará diferença se seu estabelecimento não tiver um clima agradável e um ótimo atendimento ao cliente. Negócios de estética e beleza não são apenas para fazer os clientes parecerem mais bonitos, são, principalmente, para fazerem os clientes se sentirem mais bonitos e felizes.

Para motivar ainda mais sua equipe, use um software de gestão para estabelecimentos de beleza que te permite fazer agendamento online, ter uma agenda digital para cada membro de sua equipe, fazer campanha de marketing para atrair mais clientes, gerir seu estoque de produtos, calcular comissões e gorjetas de forma transparente e automática e enviar lembretes a seus clientes para evitar que eles percam os compromissos agendados. Todas estas funções, e muito mais, você encontra no Versum, o software mais completo e fácil de usar para gerir negócios de estética e beleza.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]