Como gerir conflitos na equipe de seu salão?

Conflitos em sua equipe

Em um mundo perfeito, membros de qualquer equipe de trabalho viveriam em perfeita harmonia, apoiando e educando uns aos outros. Ao entrar em seu local de trabalho, você deve deixar todas as suas animosidades pessoais atrás da porta e agir profissionalmente, não importa o que aconteça. No entanto, somos apenas humanos. Conflitos são uma parte natural da nossa vida social, então você tem que estar preparado para que, mais cedo ou mais tarde, um aconteça em seu salão.

Agora, conflito é um termo muito amplo. Você pode encontrar seus funcionários discutindo sobre suas diferentes opiniões sobre um determinado produto ou tendo um choque de visões de mundo tão sério, que sua equipe terá dificuldade em cooperar. Como proprietário de um salão de beleza, você tem que estar pronto para lidar com ambos. Como você pode evitar que conflitos aconteçam e o que você pode fazer quando realmente ocorrem?

Como evitar que conflitos aconteçam

Dê um bom exemplo

Sejamos honestos, você não pode esperar que seus funcionários ajam profissionalmente se você se envolver em dramas. Como foi dito na sentença anterior, o exemplo vem de cima. Se você é temperamental, desorganizado e inconsistente, sua equipe não tem motivação para ser diferente. Se você quiser que os membros de sua equipe sejam honestos com você, você precisa ser sincero com eles. Se você quer que eles resolvam seus problemas de maneira calma, você precisa ser uma pessoa pacífica. Se você repreendê-los por um comportamento específico e, em seguida, continuar a repetir seus erros, você automaticamente se tornará o chefe mais hipócrita e pouco confiável. Você perde o respeito e qualquer chance de ser obedecido. Não há maneira de contornar esta situação, você tem que trabalhar em sua personalidade e fazer o melhor que puder para ser um bom líder e exemplo de profissional em seu salão.

Estabeleça regras e expectativas

Você tem que ser muito claro sobre qual comportamento é bem-vindo e o que não será tolerado em seu salão. Anote sua política de salão de beleza, destaque as características que você mais valoriza (honestidade, gentileza, disposição para ajudar e assim por diante) e o que você quer evitar (fofoca, discriminação, competição insalubre e assim por diante). Deixe seus funcionários saberem o que você espera deles no primeiro dia.

Trabalhe na comunicação

Incentive seus funcionários a serem honestos com você, e nunca, jamais, os puna por honestidade! Se os membros da equipe perceberem que ser aberto em relação aos problemas do salão se volta contra eles, eles aprendem a evitar confrontos. Dessa forma, mesmo os menores conflitos podem crescer até um ponto incontrolável.

Organize reuniões de equipe com discussões em grupo e aprenda a não favorecer os funcionários que compartilham suas opiniões. Além disso, dê aos membros de sua equipe a oportunidade de conversar com você em particular. Mantenha-se solidário e de mente aberta sempre que alguns deles decidirem discutir um problema sério com você. Seus funcionários têm que sentir que você está lá para eles e que você está pronto para enfrentar a verdade, não importa o quão difícil possa ser.

Seja rápido para resolver o problema

Às vezes, queremos dar um tempo a certas situações para podermos confirmar nossas convicções, o que é justo, pois você nunca deve agir apressadamente. No entanto, às vezes apenas enterramos a cabeça na areia, esperando que o conflito se resolva naturalmente, sem a nossa intervenção, que os funcionários se recuperam e as coisas voltam ao normal. Em outros casos, nossa passividade leva o problema a se tornar mais severo do que era originalmente. Fique atento a qualquer problema crescente e aja assim que notar que os membros da sua equipe não podem lidar com isso sozinhos.

O que fazer quando ocorre um conflito

Identifique a verdadeira fonte do conflito

É muito importante. O que você vê pode não ser o que realmente está acontecendo. Você pode perceber que um funcionário está agindo de forma grosseira em relação a outro, mas você pode não estar ciente de que esse funcionário em particular foi assediado nos últimos meses e está apenas em seu limite. Antes de fazer suposições, faça uma pesquisa profunda do caso.

Certifique-se de ouvir os dois lados

É muito fácil escolher lados. Você provavelmente gosta mais de um dos funcionários, seus argumentos parecem mais adequados e talvez você tenha notado alguma coisa a seu favor. No entanto, você precisa permanecer o mais objetivo possível, contanto que não tenha fortes evidências. Se você provar que é tendencioso, perderá o respeito de seus funcionários – e com razão. Deixe os dois lados falarem, mesmo que a situação pareça óbvia desde o começo.

Incentive o trabalho em soluções

Isso funciona em situações em que o conflito é gerenciável – se estamos falando de assédio sério, este capítulo simplesmente não se aplica.

Tente obter todos os lados do conflito envolvidos na tentativa de encontrar uma solução. Esta é a coisa mais produtiva e cooperativa que você pode fazer. Em vez de continuar a apontar os dedos um para o outro, você tenta entender os diferentes pontos de vista e encontrar uma solução neutra. É uma maneira muito saudável de resolver quaisquer diferenças de opinião.

Encontre, se preciso, a força para agir com rigor

Agora, para casos muito sérios, onde coisas como assédio, chantagem ou discriminação estão envolvidas, você deve agir de forma rápida e decisiva. Se um de seus funcionários acabou sendo um infrator grave, existe apenas uma solução. Além disso, você definitivamente deve considerar tratá-los com uma demissão disciplinar e se eles realmente infringirem a lei, você deve notificar as autoridades. Lembre-se de apoiar a vítima, faça-a saber que você sente muito pelo que aconteceu e que fará tudo o que puder para tornar seu salão um lugar saudável para eles trabalharem novamente.

Fique de olho em sua equipe. Se você perceber qualquer comportamento antinatural, não hesite em falar com eles em particular. Pode ser um problema pessoal, mas talvez haja algo errado acontecendo nos bastidores de seu salão. Sempre que você vir qualquer caso de desonestidade, maldade ou birra, observe-os na seção de funcionários do seu sistema Versum. Desta forma, você será capaz de colocar dois e dois juntos rapidamente. Às vezes simplesmente esquecemos e ignoramos incidentes aparentemente menores, mas ter várias bandeiras vermelhas torna impossível ignorá-los. Crie uma conta grátis em seu sistema Versum e comece a gerir, não apenas seus funcionários mas, todo seu salão de forma fácil e eficiente.

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 4/5]