Marketing digital ou tradicional? Qual o melhor para salões de beleza?

Marketing digital ou tradicional? Qual o melhor para salões de beleza?

Para a maioria de nós, é difícil imaginar a vida sem o Facebook, Twitter ou Instagram, e não poder compartilhar seus últimos acontecimentos com o mundo. Atualmente, empresas de todo o mundo, incluindo as do setor de beleza e estética, utilizam essas páginas de redes sociais para ajudar a promover o que fazem, no entanto, essas ferramentas modernas que usamos para comunicação passaram a existir apenas nos últimos anos. Antes de sua concepção, as empresas confiavam muito em métodos de marketing testados pelo tempo e que traziam resultados, mas esses métodos ainda são aplicáveis ​​nos dias de hoje?

Marketing antigo vs. novo marketing

Quando se trata de identificar os dois, há uma diferença óbvia: o marketing moderno está focado nos canais digitais de distribuição, enquanto o marketing tradicional se concentra nos canais físicos. O que quero dizer com isso? Digamos que você deseja atrair novos clientes para seu salão de beleza. Com as atividades de marketing modernas, você cria uma oferta uma promoção e a promove online para clientes em potencial. Quando se trata de marketing tradicional, você imprime materiais de publicidade (como banners, faixas e panfletos) e os compartilha interagindo com outras pessoas.

O que funciona melhor para salões, barbearias, clínicas de estética e spas?

Como proprietário de um estabelecimento de estética e beleza, você conhece seus clientes melhor do que ninguém. Simplesmente olhando para eles, sentados em suas estações de trabalho, você pode aprender muito sobre eles. Experimente este teste : em um dia atarefado, observe todos os seus clientes e conte quantos há no total e quantos deles estão em seus telefones. Embora os resultados possam variar, você provavelmente notará a maioria dos clientes olhando para as telas de seus telefones. Isso mostra que uma abordagem moderna de marketing pode atingir um número maior de clientes, mas não necessariamente remove o marketing tradicional do jogo!

Ao decidir qual funciona melhor para o seu salão, você deve tentar as duas estratégias por um período selecionado. Com base nos dados coletados, veja qual método de marketing trouxe ao seu salão mais clientes, receita ou vendas! Mas antes de começar, analise cada estratégia, os prós e contras do marketing podem ter impactos variados em sua carreira!

Marketing moderno

Sejamos realistas, se o seu salão não estiver presente nas páginas de mídia social, como os usuários online supostamente saberão se sua empresa existe? Quando se trata de marketing digital, há muitos caminhos que você pode seguir. Algumas opções são totalmente gratuitas, como postagens de mídia social, enquanto outras são pagas, e sua decisão depende de seus objetivos. Você está procurando atrair novos clientes? Aumentar as vendas? Ou talvez promover uma nova opção de tratamento? Aqui estão alguns dos prós e contras das estratégias de marketing digital:

  • Foco da promoção – quando comparado ao marketing tradicional, o marketing digital ganha nesse aspecto. Anúncios digitais criados no Facebook e no Instagram podem ser direcionados a um público específico. Ao preencher critérios como idade, sexo, interesses e localização, você restringe seu grupo-alvo, permitindo que seu anúncio alcance clientes em potencial que estejam mais interessados ​​em seu salão.
  • Marketing direto – para o proprietário do salão que não está nas mídias sociais, existe a opção de alcançar clientes com a ajuda de um software para salão de beleza, que é, na verdade, personalizado para as necessidades de diferentes negócios da área de beleza e estética, como salões, barbearias, esmalterias, clínicas de estética e spas. Graças a ferramentas como o Versum, você pode programar mensagens de marketing por e-mail e SMS para serem enviadas a seus clientes, notificando-os sobre quaisquer ofertas, novas opções de tratamento ou quaisquer eventos que ocorram em sua empresa. A melhor parte é que seus anúncios alcançam seus clientes diretamente e os incentiva a voltar a seu negócio com mais frequência!
  • Reconhecimento da marca – existem milhares de salões em todo o mundo, mas como você pode encontrar o seu lugar entre eles e ainda se destacar? Com o marketing digital, você pode promover seu negócio em uma escala muito maior! Compartilhe fotos do seu trabalho ou de quaisquer técnicas exclusivas em uma variedade de páginas de mídia social – além de sua fanpage, compartilhe em grupos de especialistas e marque perfis influenciadores no Instagram que podem compartilhar as fotos de seus lindos tratamentos. Ao tornar-se conhecido, você ganha reputação e alcança uma população maior de clientes em potencial!
  • Resultados rastreáveis ​​- as ferramentas de marketing digital também vêm com opções de análise de dados para ajudar você a acompanhar a eficácia do seu anúncio e ver onde você pode melhorar suas atividades de marketing. Durante uma campanha de marketing ativa, o Versum coleta dados sobre vendas, entrada de caixa e receita prevista, a partir dos quais você pode concluir quais tipos de campanha funcionam melhor.

Embora os aspectos positivos superem os negativos, existem alguns por aí que podem fazer você querer ficar com marketing tradicional.

  • Treinamento extra – na primeira vez que você entrar no gerenciador de anúncios do Facebook, poderá sentir-se imediatamente com vontade de já desistir. Você é confrontado com uma variedade de relatórios de dados, estatísticas, custos e tipos de campanhas. Conhecer cada opção pode exigir treinamento e um número de horas gastas para estudar.
  • Anúncios perdidos – independentemente de quão bem formulado for o seu anúncio, existe sempre a possibilidade de ele se perder em muitos outros dados. Outros anúncios e postagens podem levar seu anúncio pelo feed de notícias de um possível cliente, para nunca mais ser visto pelo usuário.

Marketing tradicional

É importante ter uma lista grande de clientes, mas tenha em mente que seus clientes locais são os que mais contam! E que melhor maneira de conquistar seus corações do que entregar-lhes seu cartão de visitas e convidá-los pessoalmente para um serviço? Além disso, aqui estão alguns pontos positivos que você pode esperar do marketing tradicional:

  • Interações mais humanas – os anúncios digitais são ótimos para segmentar pessoas, mas falta um pouco de emoção que nos obrigue a tomar uma decisão de compra. O marketing tradicional, dependendo do canal escolhido, nos permite ver e até falar com o dono do salão ou com a equipe, e pode mais facilmente nos convencer a visitar o negócio e até mesmo fazer uma compra.
  • Mais clientes locais – o marketing moderno atrai clientes locais, mas nem sempre cria um vínculo tão duradouro quanto um panfleto de um salão em sua área.
  • Difícil de esquecer – os anúncios de mídia social tendem a se perder quando atualizamos nosso feed de notícias do Facebook ou do Instagram, e nunca mais serão vistos novamente. Com folhetos ou cartão de visita, há menos espaço para que isso ocorra!
  • Todas as informações em um só material – um folheto de salão tem tudo que você precisa (o nome do salão, endereço, número de telefone, e-mail, uma lista de tratamentos e talvez até mesmo um código promocional, resgatável no salão). Em vez de navegar na web, procurando por essa informação, você tem tudo o que precisa em suas mãos!

De certa forma, os sistemas de gestão de salões, como o Versum, têm aspectos de marketing tradicional, como campanhas de mensagens individuais, lembretes automáticos de reservas enviados via SMS ou e-mail, até desejos de aniversário automatizados, que dão ao seu salão uma face mais humana!

Há um número surpreendente de aspectos positivos quando se considera o marketing tradicional, no entanto, existem alguns contras, como:

  • Mais caro – banners, folhetos e cartazes podem lhe custar uma quantia significativa de dinheiro, além de que nem sempre são eficazes para trazer clientes para o salão.
  • Difícil de atingir o público-alvo – a distribuição de folhetos é um método prático para disseminar o nome do seu salão, no entanto, quantos das pessoas que recebem estes panfletos são realmente clientes em potencial?
  • Os dados podem ser difíceis de avaliar – se você estiver executando várias campanhas de marketing tradicionais, como você sabe qual delas é mais eficaz para o seu negócio? A coleta de dados pode ser muito desafiadora aqui.

Quando se trata de métodos de marketing tradicionais e modernos, vêm com prós e contras, no entanto, sua decisão deve basear-se em qual é mais eficaz para o seu negócio. Além disso, considere implementar o Versum em sua rotina de marketing regular – seja uma abordagem moderna ou mais tradicional. Comece com sua conta gratuita no Versum e gerencie as atividades de marketing com uma abordagem moderna e tradicional!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]