Não dê seus serviços de graça

Não dê seus serviços de graça

Trabalhando na indústria da beleza, você conhece muitos tipos diferentes de clientes. Alguns são mais exigentes, outros são descontraídos. Entre eles, há um grupo muito específico de clientes que são muito agradáveis de atender… até a hora de pagar pelo serviço. De repente, a pessoa legal e sem problemas se torna um doutor em economia, oferecendo-lhe um negócio estranho, ou um verdadeiro rebelde que se recusa a pagar tudo.

Vamos dar uma olhada nos quatro casos de infratores de pagamento e mostrar como desarmá-los o mais rápido possível!

O que faz troca de serviços

Este cliente é realmente um empreendedor não realizado: ele pode não querer pagar-lhe dinheiro, mas certamente lhe oferecerá uma alternativa “incrível”, isso é,  se você quer que alguém leve seu cachorro para passear em troca de uma balayage de R$300,00. A gama de serviços oferecidos é ampla e selvagem. Desde ter sua casa limpa até fornecer uma banda para um casamento (esta é uma história verdadeira), este tipo de cliente vai te surpreender com sua criatividade e senso de generosidade.

O que fazer?

Com toda seriedade agora: não aceite ofertas destes clientes, mesmo que sejam honestas e pareçam lucrativas. Lembre-se de que você precisa de dinheiro real para administrar seu salão de beleza, afinal é o que paga os custos de aluguel, fornece salário para seus funcionários e assim por diante. Seja educado e assertivo: recuse a oferta e mencione que tem prazer em fornecer o serviço, mas somente se for pago de maneira tradicional e que este tipo de “escambo” deve ser previamente acordado.

Você administra um negócio, paga seus impostos e tem uma equipe inteira de trabalhadores dependendo de você. Particularmente, no seu tempo livre, você pode trocar seus serviços pelo que quiser. Mas no seu horário de trabalho, você é proprietário de um negócio e nunca deve se contentar com esse tipo de solução.

O que acha que está comprando no Magazine Luiza

Nossa próxima obra de arte também tem doutorado em economia. Eles não apenas querem pagá-lo de forma não convencional, mas também elaboram um plano sobre como fazê-lo, um plano de parcelamento, para ser preciso. Simplificando, eles querem pagar por um conjunto de extensões de cílios em 10 parcelas. O que significa que você receberá seu pagamento em quase um ano.

O que fazer?

Agora, alguns salões de beleza permitem que os clientes paguem em um sistema de parcelamento. No entanto, eles têm o procedimento profissionalmente preparado, de modo que todo o processo é legal e seguro para ambos os lados. Além disso, a maioria destes salões permite este método de pagamento apenas nos casos dos serviços mais caros, como a maquiagem permanente ou um pacote de dia das noivas. Mas aceitar parcelas fora da política de seu salão e sem serem processadas com um cartão de crédito pode facilmente acabar com o seu cliente pagando-lhe a primeiro e nunca mais aparecer em suas portas. Evite isso a todo custo! Portanto, seja claro sobre como trabalha com o parcelamento e aceite apenas propostas que estejam de acordo com sua política, recusando as mirabolantes com educação.

O que abusa da bondade

Esses casos são especialmente difíceis e desconfortáveis ​​para os donos de salões. Alguém vem ao seu salão e pede abertamente um grande desconto ou mesmo um serviço totalmente gratuito, argumentando que eles são pais solteiros, têm uma família numerosa, têm uma deficiência e assim por diante.

O que fazer?

Agora, algumas dessas solicitações são genuínas e cabe a você decidir se deseja ajudar essa pessoa ou não. Se você é capaz e está disposto a ajudar alguém em necessidade, então é uma coisa bonita de se fazer. No entanto, nem todos os casos são honestos e sinceros. Às vezes, não é realmente uma pessoa necessitada, mas alguém com um senso de direito e inclinação para serviços gratuitos. Então você tem que lembrar, que seus serviços não são os primeiros socorros. Você não deve se sentir obrigado a fazê-los de graça, especialmente se a pessoa que pergunta claramente quer apenas fazer um tratamento caro sem custo.

O que não quer pagar

O mais problemático de todos os casos. Há clientes que fazem birra e insistem que não vão pagar porque estão desapontados com o serviço. Outros querem apenas roubá-lo, simplesmente se afastando após o tratamento sem pagar. Agora você está lidando com um crime direto.

O que fazer?

Para reduzir o número de clientes histéricos que se recusam a pagar, primeiro verifique se você está mantendo suas expectativas razoáveis. Não exagere nos seus serviços – não prometa um loiro platinado se não for possível atingir este tom. Faça pesquisas aprofundadas antes de qualquer tratamento e realize testes para garantir que o cliente não terá uma reação alérgica. Se você notar algo questionável e não tiver certeza se alcançará o resultado esperado, recue. Melhor prevenir do que remediar.

Para os infratores diretos, considere comprar câmeras de segurança. Além disso, certifique-se de obter as informações do cliente antes de fazer qualquer coisa. Se você fornecer reservas online, certifique-se de exigir um endereço de e-mail, número de telefone e um nome completo para marcar uma consulta, além de anotar um documento oficial do cliente quando o mesmo chegar no salão (o Versum permite que você faça isso). Mantenha-se calmo e sob nenhuma circunstância tente impedir o infrator pela força, persiga-os ou chantageie-os. Deixe-os ir, para que a situação estressante não se exagere mais e, em seguida, entre em contato com eles para entregar um aviso final e organizar um pagamento. Se isso não funcionar, leve o caso aos órgãos responsáveis. Sabemos que a situação é muito delicada, mas você tem que permanecer racional e tão calmo quanto possível.

Você fornece serviços de alto nível que valem o preço. Você recebe milhares de clientes que apreciam seu trabalho árduo e estão dispostos a pagar-lhe integralmente. Não deixe que os desonestos cheguem até você e protejam seus negócios da melhor maneira possível. Com a ajuda do Versum, registre todas as informações sobre seus clientes, inclusive aquelas relativas a seus maus hábitos de pagamento obtenha informações pessoais através de reservas online. Agora você está pronto para enfrentar qualquer situação difícil.

Deixe o Versum te ajudar a gerir seus clientes e todo o seu salão. Teste o melhor software para salões gratuitamente agora.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]