É hora de seu salão aceitar pets?

É hora de seu salão aceitar pets?

Salões de beleza não são a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em lugares que aceitam animais de estimação. No entanto, mais e mais salões estão se abrindo a ideia de clientes trazerem seus amigos animais. Os estabelecimentos que aceitam animais de estimação, como restaurantes, cafés, bares, livrarias, museus e até cinemas estão crescendo em popularidade e, finalmente, chegou a hora de o setor de beleza e estética fazer o mesmo.

Assim, vale a pena fazer a pergunta: o seu salão deve ser adaptado para animais de estimação? Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de tal decisão.

Questões legais

Antes de tirarmos conclusões precipitadas, vamos tirar as questões legais do caminho. Não há leis que restrinjam sua empresa a não aceitar animais de estimação, desde que sua empresa esteja pronta para enfrentar o controle sanitário. Há um equívoco de que os animais não podem estar na mesma sala onde a comida é servida, mas isso não é verdade, são apenas as áreas de preparação de alimentos as quais você deve manter os animais longe. Se você estiver servindo bebidas em seu salão, certifique-se de que não haja risco de contaminação e que todas as áreas de preparação de alimentos estejam dentro dos padrões de higiene especificados.

Agora, garantir que um animal de estimação se comporte bem é uma história completamente diferente e, na verdade, é o dono do animal que é legalmente obrigado a garantir que seu amigo peludo não cause problemas.

Por último, olhando para as coisas do ponto de vista oposto, como proprietário de um negócio, você está no poder de proibir animais de estimação em seu salão.

Prós

Você alcança o público que aceita animais de estimação (que é enorme)

Mais de 50% dos brasileiros possui animais de estimação (principalmente cachorros e gatos). É claro que nem todos querem trazer seus amigos ao fazer o cabelo ou a maquiagem, mas, ainda assim, o grupo-alvo é impressionante. Alguns animais de estimação sofrem se deixados sozinhos em casa, então, naturalmente, seus donos os levam para todo lugar. Há pessoas que gostam de levar seu animal de estimação com elas para o salão logo após uma caminhada e há aquelas que não têm animais de estimação, mas adoram estar cercadas por eles! E não podemos excluir pessoas que geralmente apoiam a ideia de empresas que aceitam animais de estimação.

Você tem uma atmosfera incrível

Dizem que a música tem encantos para acalmar um peito apertado e uma mente estressada. E os animais de estimação dão um passo adiante. Sua presença reduz a pressão arterial e reduz o estresse, por isso você pode esperar uma mudança positiva em seu ambiente de trabalho. As pessoas tendem a ser mais amigáveis ​​quando cercadas por animais felizes e suas habilidades sociais também parecem melhorar. Então, é provável que seus clientes se engajem em bate-papos amigáveis e você pode fazer tantas perguntas sobre os amigos de quatro patas quanto desejar.

Você tem um ótimo PR logo de cara

Ser “Pet-friendly” (amigável a animais de estimação) é um traço que inicialmente faz você parecer confiável e em geral simpático. Além disso, ser amigo dos animais de estimação é ótimo para o seu marketing, você pode criar inúmeros posts no Facebook ou no Instagram sobre o tema. Além disso, fotos fofas de gatos e cães sentados ao lado de seus donos sendo mimados são realmente uma mina de ouro para a sua presença na mídia social!

Você pode ir em frente com o seu tema eco

Salões com um tema são os favoritos dos clientes. Ter um ponto de diferença, o seu próprio truque que torna o seu negócio único, sempre faz maravilhas. Se você quer promover produtos ecológicos, veganos, orgânicos e livres de crueldade, tornar-se amigo dos animais de estimação parece um próximo passo lógico. Um pequeno conselho: se a sua decoração inclui muitas plantas (que é o caso de muitos salões ecológicos), certifique-se de que não são venenosas! Você não quer que nenhum de seus convidados de quatro patas seja envenenado e, acredite, mais cedo ou mais tarde um deles vai morder suas hortênsias!

Contras

Você vai perder alguns clientes … e funcionários

Embora a maioria das pessoas ame animais, nem todo mundo quer sua ajuda durante os rituais de beleza. Existem diferentes razões pelas quais algumas pessoas não ficarão felizes em visitar (ou trabalhar em) um salão com animais de estimação. Os dois mais graves são alergias (pêlo, saliva ou urina) e fobias (como cinofobia, medo de cachorros e ailurofobia, medo de gatos). Além disso, as pessoas podem simplesmente ser dissuadidas pela idéia de pelos de animais em toda parte, latidos, miados, cheiros e uma possibilidade de vazamentos (você sabe o que quero dizer). Os clientes do salão de beleza entram para relaxar, e nem todos consideram os salões de beleza um lugar para os animais, e eles têm todo o direito de pensar assim.

Você tem que preparar seus clientes e funcionários

É muito importante informar aos seus frequentadores que você está aceitando animais de estimação  e você precisa estar preparado para receber reclamações também. Embora alguns clientes fiéis apreciem e apoiem a sua decisão, outros podem estar descontentes ou até mesmo deixar o seu negócio. De qualquer maneira, seus regulares merecem saber o mais rápido possível e deixar as notícias nas mídias sociais não será suficiente. Usando seu sistema para salão Versum, envie a todos os seus clientes mensagens alegres notificando-os sobre a mudança. Além disso, não se esqueça de acrescentar que você está atualizando sua política de salão de beleza – o que nos leva ao próximo ponto.

É mais do que necessário atualizar sua política de salão e anotar as regras que todo dono de animal de estimação deve seguir. O conjunto mais básico de regras inclui pontos como:

  • Seu animal de estimação tem que estar limpo e sem pulgas
  • Seu animal de estimação tem que estar vacinado
  • Seu animal de estimação deve ser bem treinado/educado e não pode atrapalhar os outros latindo ou miando
  • Seu animal de estimação não pode pular ou incomodar outras pessoas
  • Seu animal de estimação deve ficar de fora das salas apenas para funcionários, especialmente nas áreas de preparação de alimentos
  • Você não pode permitir que seu animal de estimação toque nas bebidas de outras pessoas e em qualquer outra propriedade
  • Você não pode deixar seu animal de estimação desacompanhado ou não supervisionado
  • Você paga por possíveis danos causados ​​pelo seu animal de estimação
  • É dever do dono limpar caso seu animal de estimação faça alguma necessidade

Você tem que preparar seu salão

Agora, permitir animais de estimação em seu salão definitivamente requer algum planejamento. Em primeiro lugar, você precisa ter espaço suficiente para que tanto os clientes quanto os animais possam se sentir confortáveis. Em segundo lugar, você tem que ter certeza de que seu salão é seguro, o que significa: não há como os animais fugirem, se machucarem, se queimarem ou terem acesso a ferramentas e substâncias perigosas. Você também precisa investir em algumas camas confortáveis ​​ou travesseiros para seus convidados de quatro patas, bem como tigelas para água e, de preferência, alguns alimentos secos (separadamente para cães e gatos).

Agora você tem que estar ainda mais consciente sobre questões de higiene e limpar a área sempre que possível. Além disso, mesmo que você deva manter todas as ferramentas longe de seus visitantes fofos, tenha muito cuidado em mantê-las higienizadas.

Dica: Considere ainda, abrir seu salão para que seus clientes levem seus animais de estimação apenas alguns dias da semana (às quintas e sábados, por exemplo), pois assim você tem a chance de agradar a gregos e troianos.

Você tem que estar preparado para acidentes

Mesmo os animais de estimação mais bem comportados têm seus dias. Pode acontecer que dois cães de repente comecem a latir um para o outro ou até mesmo briguem, ou um gato pode desembolsar uma impressionante bola de pêlos no meio da área de recepção. Ainda pior: um cliente que não tem consciência de suas alergias pode começar a sentir-se doente. Então, esteja preparado para lidar com essas situações.

Transformar seu salão de beleza em um lugar que aceita animais de estimação pode ser um desafio. Se você está pensando sobre isso, você deve definitivamente ter o seu tempo para considerar todos os prós e contras. Pode ser uma oportunidade incrível, mas somente se você realmente tem um coração para isso. Se você quer fazer isso apenas porque é uma tendência atual, você pode rapidamente se cansar e se irritar. A parte crucial é manter seus clientes informados sobre suas políticas de animais de estimação e usar o novo diferencial de seu salão para promover seus negócios – e o Versum o ajudará com ambos. Portanto, convide amigos de quatro patas e comece a usar o melhor software de salão para o seu negócio hoje!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]