Como novas tecnologias podem melhorar a gestão da equipe de seu salão?

Como novas tecnologias podem melhorar a gestão da equipe de seu salão?

É o sonho de todos os gerentes do setor de beleza formar uma equipe bem unida e motivada, que tenha bom desempenho e conquiste a lealdade dos clientes. Mas a estruturação de uma equipe dos sonhos pode ser um verdadeiro desafio. Então, qual é o segredo por trás do gerenciamento eficiente da equipe?

Os gerentes nem sempre estão cientes do fato de que a insatisfação da equipe e a perda de comprometimento dos funcionários geralmente começam quando o caos organizacional surge em uma empresa. Muitos fatores podem contribuir para um ambiente de trabalho desordenado, tais como: falta de comunicação no local de trabalho, mudanças de horários no último minuto, pagamento atrasado, uma estratégia de incentivos falha ou até uma completa falta de incentivos. No entanto, há uma luz no final do túnel, onde uma maneira eficaz de evitar tais problemas brilha.

A solução é simples: adotar um bom software de gerenciamento de salão.

Fácil gestão de agenda e horários

Um dos principais benefícios de um sistema avançado de gestão de estabelecimentos de estética e beleza é que a questão do agendamento de funcionários é abordada de frente, à medida que a lista de funcionários é criada eletronicamente. Isso permite que os funcionários tenham acesso a ela 24 horas por dia e, independentemente de onde estejam, podem fazer login no sistema e verificar sua agenda diária. Quaisquer alterações feitas pelo gerente aparecerão no agendamento imediatamente, portanto, não há risco de alguém esquecer de comunicar essas alterações.

A grade de horários disponíveis pode ser gerada para um determinado período (por exemplo, por semanas ou meses), dependendo das necessidades. Ela é criada e gerenciada de forma fácil e rápida porque, depois de configurar uma grade horária, ela pode ser duplicada e, se necessário, modificada. Todas as alterações são atualizadas automaticamente no site do salão e no sistema de reservas online, sem a necessidade de envolvimento adicional da equipe.

Equipe vendedora

Qual gerente não sonha em ter uma equipe de funcionários que não apenas forneça um excelente serviço, mas também aconselhe habilmente os clientes, sugerindo tratamentos adicionais ou vendendo produtos cosméticos para manter os resultados?

Uma equipe de vendas experiente, que está totalmente ciente do processo de vendas, é algo a ser valorizado na indústria da beleza. O papel de um gerente, por outro lado, é criar uma estratégia de incentivos e comissões de vendas que turbine os esforços de vendas dos funcionários e os mantenha motivados no trabalho.

Mais uma vez, um bom sistema de gerenciamento de salão definitivamente vem a calhar aqui. Ter o perfil dos clientes online e o histórico de consultas e compras não apenas ajudarão os especialistas a fornecer o serviço, mas também contribuirão para aumentar as vendas. Ao verificar rapidamente que tratamento foi feito recentemente ou quais cosméticos foram recomendados, os especialistas têm a oportunidade de saber mais sobre a experiência do cliente e o efeito do tratamento. Com base no feedback fornecido, eles também podem sugerir uma repetição do tratamento ou algo completamente diferente.

Além disso, o sistema calculará automaticamente a comissão a partir dos serviços prestados e dos produtos vendidos, facilitando a contabilidade no final de cada mês. O sistema entrega tudo o que as duas partes precisam, o gerente e o funcionário, garantindo que os cálculos corretos sejam feitos e que as informações fornecidas sejam transparentes e claras.

Relatórios, os melhores amigos de um bom gerente

Os relatórios em tempo real permitem que os gerentes monitorem a situação financeira atual do negócio, além de avaliar a eficiência dos funcionários e fazer um cálculo preciso de seus salários. Como é uma tarefa difícil e demorada coletar esse tipo de informação, um bom software de gerenciamento, especializado na indústria da beleza, terá todas as estatísticas necessárias disponíveis na ponta dos dedos.

Um agrupamento periódico dos resultados permitirá ao gerente comparar rapidamente o progresso de cada membro individual da equipe. Isso permite que o gerente do salão seja capaz de apoiar aqueles que precisam de ajuda ou agir, caso percebam uma queda na motivação da equipe.

O software também informará ao gerente o número de horas trabalhadas por cada funcionário, incluindo o tempo gasto em cada tratamento. E inclui, ainda, uma lista de ausências no trabalho, juntamente com o motivo, como falta, férias, doença ou treinamento. Graças a este simples resumo, a preparação da folha de pagamento deixa de ser uma tarefa tediosa que envolve cálculos difíceis e trabalhosos.

Um sistema de gerenciamento de salão profissional, como o Versum, tira uma carga de responsabilidade das costas dos gerentes. É uma ferramenta valiosa que ajuda a economizar tempo e a sistematizar seu trabalho, permitindo restaurar a ordem na equipe, melhorar o relacionamento entre os funcionários e facilitar o contato com os clientes.

Aproveite para testar o software Versum gratuitamente por 14 dias e comprove porque temos o programa mais completo na indústria de estética e beleza, recomendado por mais de 34 mil profissionais do mundo todo.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]