Como planejar um calendário de marketing para seu salão em 2019?

Como planejar um calendário de marketing para seu salão em 2019?

As férias de Natal e os longos e atarefados dias de trabalho do fim do ano já passaram. 2019 já está aqui e, depois da alta temporada de fim de ano, salões de beleza, cabeleireiros, barbearias e spas costumam ter alguns dias de trabalho tranquilos. Então este é o momento ideal para você planejar seu calendário de marketing para 2019.

Se você planejar as ações de marketing do seu negócio de beleza para o ano inteiro, poderá alocar melhor o orçamento para cada ação e organizar as campanhas com bastante antecedência para que seu desempenho seja o melhor possível.

Como você sabe, o calendário tem datas especiais que você deve aproveitar para atrair clientes para seu negócio. Para ajudá-lo a organizar as campanhas de marketing em seu centro de beleza, preparamos este guia especial.

Defina um orçamento para o plano de marketing de seu negócio

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer um orçamento para as ações de marketing deste ano. Esse orçamento deve permitir que você faça campanhas grandes o suficiente para atrair clientes e ter lucro. Estabeleça um orçamento para os primeiros 6 meses e, dependendo dos resultados das ações, você pode alterá-lo para o semestre seguinte. Se suas campanhas de marketing funcionarem, não economize nos investimentos em marketing, pois é um investimento que está trazendo um retorno.

Planeje 4 grandes campanhas de marketing

Concentre seu orçamento e seus esforços em 4 grandes campanhas ao longo do ano. O calendário traz muitas datas importantes e, ao concentrar seus esforços em 4 grandes campanhas, é possível preencher sua agenda em até 90% para os dias ou semanas em que as campanhas estiverem acontecendo.

Você tem que ter em mente que estas 4 grandes datas são a sua aposta para atrair mais clientes e gerar mais vendas de serviços e produtos. Então pense bem em quais escolher. Ninguém melhor que você conhece seu negócio e é você quem deve escolher as campanhas com base em como seu público-alvo se comportou nessas datas em anos anteriores. Para escolhê-las, recomendamos que você analise as estatísticas dos anos anteriores e veja em quais eventos anuais sua empresa gerou mais receita.

Um exemplo dessas quatro grandes campanhas pode ser:

  • Carnaval
  • Dia dos namorados
  • Mês das noivas
  • Natal e Ano Novo

Cada campanha deve ser organizada a tempo de ter preparado os produtos que você vai oferecer, os pacotes de tratamento, os cartões de presente, os pacotes de serviços, etc. Recomendamos que você comece a prepará-las, pelo menos, um mês antes. Então, se você está lendo isso, comece a preparar a campanha de Carnaval agora!

Ideias para as 4 principais campanhas anuais

Aqui apresentamos algumas ideias de marketing para as 4 principais campanhas que definimos como exemplo:

  • Carnaval: por pelo menos 4 dias e 4 noites (até 2 semanas em algumas cidades, rsrs) o Brasil está em uma grande, animada e colorida festa. O carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo e é paixão nacional. Cabelos coloridos, maquiagens com cores vivas, pintura de cara, glitter na barba, pintura corporal, …, o carnaval esbanja beleza e excentricidade. Por isso, é uma excelente oportunidade para fazer uma campanha. Nossa sugestão: faça festas durante os 4 dias de carnaval em seu salão. Com marchinhas de carnaval, decoração colorida, drinks refrescantes, você oferece um ambiente descontraído e animado para que seus clientes já entrem no clima carnavalesco enquanto estão sendo atendidos. Assim, eles acabarão recomendando seu salão para que seus amigos também se produzam e se divirtam.
  • Dia dos namorados: 12 de junho é um dia especial para casais. Portanto, é uma boa oportunidade para você fazer uma campanha de marketing em seu centro para atrair novos clientes e vender mais serviços e produtos. Neste caso, quando se trata de presentes entre casais, recomendamos a seguinte ideia: prepare pacotes de tratamentos para casais ao mesmo tempo. Os casais querem passar este dia juntos (e estar lindos um para o outro). Assim, que maneira melhor do que uma massagem relaxante para ambos? Ou um novo corte para ela, enquanto ele dá um trato na barba? Prepare alguns pacotes especiais para tratamentos duplos em que os casais podem desfrutar juntos. Com certeza seus clientes irão adorar!
  • Mês das noivas: embora Maio seja considerado o mês das noivas, Setembro tem se destacado nos últimos anos como o mês com o maior número de casamentos sendo celebrados. Estas são excelentes ocasiões para atrair novos clientes e oferecer um tratamento exclusivo. Nossa dica é: oferecça pacotes para o Dia da noiva e madrinhas. Assim, noivas e madrinhas passarão um dia inteiro em seu salão (fazendo massagem, cabelo, maquiagem, bebendo champagne, comendo quitutes, …) e terão uma experiência de altíssima qualidade. Elas, com certeza, não só vão virar clientes de seu salão, como irão indicar seu negócio a suas amigas.
  • Natal e Ano novo: o período de Natal e Ano novo representa a alta temporada para qualquer negócio da indústria da beleza. Além das festividades, também é o começo do verão e todos querem estar lindos na temporada mais quente do ano. Por isso, deve estar dentro das 4 principais campanhas de marketing a serem realizadas ao longo do ano. A dica que temos é: oferte vales-presente dos serviços e produtos de seu salão. Assim, seus clientes, além de visitarem seu salão para seus próprios tratamentos, também darão seus produtos/serviços como presente para seus amigos e familiares. É uma excelente oportunidade para atrair e fidelizar mais clientes.

Aproveite datas festivas para outras campanhas menores

Além das 4 principais campanhas, você pode fazer pequenas promoções para outras datas marcadas no calendário. Aqui, você pode aprender marketing básico para donos de salões de beleza, barbearias e spas. Nestas pequenas campanhas, o seu investimento deve ser muito menor do que nos 4 maiores do ano, mas você também pode ter um bom lucro com elas. Sugerimos considerar: dia internacional das mulheres, dia das mães, aniversário de seu salão, temporada de formaturas, black friday, aniversário de clientes e festas e eventos em sua cidade.

Todas essas ações e campanhas de marketing exigem tempo e dedicação, mas são necessárias para a promoção do seu negócio. Para que você otimize seu tempo ao executá-las e para que sejam mais eficazes, você deve contar com um programa de gestão de negócios de beleza com ferramentas de marketing. O Versum possui ferramentas de marketing automatizadas que ajudam você a economizar tempo e gerenciar mais facilmente suas campanhas de marketing.

Experimente o software Versum totalmente grátis por 14 dias e conquiste muito mais clientes (e lucro) para seu salão. É só clicar no botão abaixo!

Teste Versum Grátis

[Total: 4    Média: 4.5/5]