Marketing básico salão de beleza, clínica de estética e spa

Marketing para salão de beleza, clínica de estética e spa

Quando você pensa em marketing, é possível que ache isso uma tarefa muito difícil e que deve ser feita por profissionais da área. No entanto, o marketing para salão de beleza, clínica de estética, barbearia e até spa, por serem negócios que atendem a um público local, pode ser feito de forma muito mais simples e muito efetiva desde que bem planejado e com o uso das ferramentas corretas. O melhor disso é que você consegue definir um plano de marketing para seu salão de beleza e executá-lo por conta própria (ou com a ajuda de sua recepcionista) e não precisa gastar uma fortuna contratando uma agência ou um profissional de marketing.

Em seguida, criamos uma estratégia de marketing para negócios de beleza e estética (salão de beleza, clínica de estética, barbearia e spa) para ajudá-lo a planejar sua próxima campanha de marketing. Não se preocupe, o plano possui ideias e dicas de marketing para salão de beleza que você não precisa ser um especialista em marketing para desenvolvê-la.

1. Defina objetivos de marketing para seu salão de beleza

Em primeiro lugar você deve se perguntar “O que quero alcançar com o marketing de meu salão de beleza?”. Essa pergunta é crucial para definir a estratégia de marketing para seu negócio. Com suas ações de marketing, você quer:

  • Atrair novos clientes?
  • Fazer com que clientes antigos voltem a seu salão?
  • Aumentar as vendas de um produto ou serviço específico?
  • Fazer com que seu negócio seja comentado e, consequentemente, promovido no boca-a-boca?
  • Promover um novo tratamento?

O plano de marketing para seu salão de beleza, certamente, terá uma lista com diferentes objetivos, que requerem estratégias diferentes para obter sucesso. Cada campanha de marketing deve focar em um objetivo distinto e, consequentemente, terá estratégias diferentes. Por exemplo, em uma campanha para atrair novos clientes, você com certeza usará o Facebook e o Instagram para se comunicar com seus clientes em potencial pois é ali que eles se encontram e criará posts onde apresente seu salão e seus principais tratamentos. Já numa campanha para fazer com que antigos clientes voltem, como você já tem as informações de contato deles (como número de celular e e-mail), você deve entrar em contato direto com uma oferta atrativa, para isso use o módulo de comunicação de seu software Versum, pois você conseguirá enviar mensagens (por SMS e e-mail) personalizadas a todos os clientes que não marcaram um horário com você nos últimos meses.

Assim, dentro do plano de marketing de seu salão de beleza (barbearia / clínica de estética / spa), cada objetivo demandará campanhas diferentes e estratégias únicas. Sua estratégia deve considerar:

  • O público-alvo – quem você quer atingir? Onde seus clientes em potencial estão? O que é atrativo para eles?;
  • O orçamento da campanha – quanto você está disposto a investir?;
  • O meio de comunicação a ser utilizado – mídias sociais (Facebook e Instagram), rádio, mídias impressas (jornais, panfletos e cartões de visita), banners e/ou outdoors, mensagens por SMS e e-mail;
  • Conteúdo da campanha – tanto o texto quanto a imagem de seu anúncio devem ser consistentes com a imagem de seu salão;
  • Mensuração dos resultados – como posso mensurar os resultados? Códigos de cupom promocionais e perguntar a cada cliente como chegou ao salão.

Dica: sempre que possível, coloque o link de seu site exclusivo para reservas online do Versum em seus materiais de marketing. Afinal, o melhor momento para fazer com que um cliente em potencial faça uma reserva é quando este está atraído por seu anúncio.

2. Deixe que seus números falem por você

Consulte as estatísticas de seu salão para saber que tipo de campanha deve realizar. Em seu sistema Versum você pode verificar quais produtos ou serviços estão com um desempenho abaixo do esperado e realizar uma campanha com base nestes dados para melhorar seus resultados.

Compare os relatórios de vendas atuais com os de meses, ou anos, anteriores em busca de semelhanças e diferenças. Se, por exemplo, ambos os relatórios mostram uma redução na demanda por determinado serviço num mesmo período de tempo, é possível que isso seja um fator sazonal (como a redução de depilações durante o inverno). Oscilações como essa não são preocupantes, porém se suas estatísticas mostram um produto ou serviço em queda sem razões sazonais e por um longo período, então medidas devem ser tomadas para reverter este cenário.

Assim, algumas dicas e ideias de marketing para seu salão de beleza com base em dados são:

  • Faça campanhas para promover serviços que estão vendendo pouco.
  • Faça campanhas para promover serviços mais baratos e que vendem bem (por exemplo, manicure), pois estes têm maior potencial de atrair clientes para seu salão, os quais podem se tornar clientes fiéis e fazerem tratamentos de maior valor agregado também, como mechas.
  • Acesse facilmente, no Versum, a lista de clientes que não foram a seu salão no último mês e faça uma campanha de marketing com uma oferta atrativa para reconquistá-los.
  • Seguimente com facilidade, no Versum, a lista de clientes que faz cada tipo de serviço (por exemplo, manicure, corte, tintura, etc.) e faça campanhas de marketing exclusivas para eles.

3. Uma chuva de ideias

Depois de identificar as áreas em que seu salão precisa melhorar, comece a buscar soluções. A maioria dos proprietários de salão acredita que, se eles estão passando por um período de vendas ruins, ou é preciso promover um produto ou serviço, ou oferecer um desconto. Os descontos não devem ser desmerecidos, no entanto, você deve ter em mente que oferecer descontos diminui o valor de seus produtos ou serviços e aumenta a dependência dos clientes por descontos.

Em vez de baixar os preços, propomos as seguintes ações de marketing:

  • Se seu objetivo é atrair novos clientes: crie um programa de recomendação dentro de seu programa de fidelidade. Tal programa consiste em oferecer pontos que podem ser trocados por um pequeno prêmio ou serviço gratuito para clientes atuais que indiquem seu negócio a amigos ou conhecidos e levem novos clientes ao seu salão.
  • Se seu objetivo é aumentar as vendas de um produto ou serviço que está com um desempenho abaixo do esperado: pergunte a seus clientes e funcionários qual é a opinião deles sobre o produto e se acreditam que seu preço é justo. Se eles acharem que é muito caro, talvez seja necessário reduzir seu custo. Além disso, considere a idéia de vender o produto / serviço em um pacote de descontos, por exemplo, venda um pacote de 4 sessões e dê a 5ª grátis. Você também pode aumentar a comissão que seus funcionários recebem por venderem tal item um cliente. Sua equipe se sentirá mais motivada para oferecer tal produto aos clientes, sabendo que receberão uma comissão por isso.
  • Se seu objetivo é aumentar a receita: ative seu programa de fidelidade para salões Versum. Cada vez que seus clientes compram um produto ou serviço, eles acumulam pontos que podem ser usados para resgatar prêmios em seu salão. Desta forma, os clientes serão recompensados ​​por cada compra e se sentirão incentivados a irem mais ao seu salão ou a comprarem produtos dele, em vez de outras lojas, porque sabem que receberão uma recompensa por isso.
  • Se seu objetivo é promover um novo serviço: envie um e-mail ou mensagem SMS para todos os seus clientes através do seu sistema de gestão Versum e convide-os para experimentar o novo serviço.
  • Se seu objetivo é fazer com que seu negócio esteja na boca da cidade: tire e poste fotos dos resultados de seus tratamentos em suas mídias sociais com frequência. Marque suas clientes (com sua permissão, óbvio!) e peçam para que elas comentem com sua opinião. Isso gera um boca-a-boca digital que extrapola para conversas em grupos de amigas de toda a cidade.

Dica: foque no marketing digital para salão de beleza. Ferramentas tradicionais ainda funcionam bem, porém, seu público-alvo está cada vez mais presente no meio digital, que também é mais barato e eficiente para promover seu negócio.

Agora você está pronto para seguir com seu plano, estratégia e campanhas de marketing para seu salão de beleza, clínica de estética, barbearia e spa, não se esqueça que é essencial usar as ferramentas corretas. Com o Versum, o melhor software para gestão de negócios de beleza e estética, você prepara mensagens de texto SMS ou e-mail em massa para todos os seus clientes sobre suas últimas ofertas, novos tratamentos, novos pacotes de produtos, entre outros. Se você não quiser enviar a mensagem a todos os seus clientes, o Versum possibilita que você filtre seus clientes e envie uma mensagem para um grupo em particular. Além disso, você pode criar e administrar seu programa de fidelidade, solicitar que seus clientes deixem avaliações sobre seu negócio e ainda ter um site exclusivo para fazer reservas online. Comece a usar o Versum grátis hoje mesmo.

Teste Versum Grátis

[Total: 8    Média: 4.5/5]