Conhecer suas clientes é a chave para ter mais lucro no salão de beleza

lucro salão de beleza

Conhecer as necessidades, preferências e hábitos de seus clientes é o ingrediente segredo para aumentar aumentar o lucro de um salão de beleza ou clínica de estética. No entanto, como exatamente um especialista pode usar esse conhecimento para incentivar clientes a reservar tratamentos no salão? Conheça seus clientes habituais e clientes em potencial e aprenda como utilizar esse conhecimento para aumentar as vendas como nunca antes!

Por que vale a pena conhecer seu cliente?

Uma análise minuciosa das necessidades e comportamentos dos clientes oferece muitos conhecimentos valiosos que você pode usar de várias maneiras. Esta informação irá ajudá-lo a:

  • descobrir qual grupo de clientes aproveita seus serviços com mais frequência, como eles chegaram até sua empresa, quais tratamentos eles provavelmente escolherão;
  • alcançar pessoas semelhantes aos seus clientes fiéis, com base nas preferências deles;
  • reduzir significativamente o custo de publicidade, alcançando seu público-alvo potencialmente interessado em seus serviços de forma mais fácil;
  • atrair mais clientes, aumentar as vendas entre os clientes atuais e o lucro de seu salão de beleza.

Cada uma dessas áreas requer o uso de técnicas e ferramentas individuais, que serão explicadas mais adiante.

O que você deve saber sobre seus clientes para aumentar o lucro de seu salão de beleza? Onde você pode obter essas informações?

1. Dados contidos no cadastro de clientes

Uma das fontes mais óbvias de informações sobre seus clientes é o banco de dados de clientes do Versum, no entanto, não se concentre apenas no histórico de reservas, veja também informações como:

  • como eles chegaram até sua empresa – isso ajudará você a saber quais tipos de anúncios funcionam melhor para você;
  • ocupação do cliente – isso ajudará você a escolher os tratamentos certos, mas também fornecerá informações valiosas sobre o estilo de vida do cliente;
  • histórico de tratamento – você saberá quais serviços mais lhes interessam e quais você pode recomendar;
  • compras de produtos – saber quais produtos seus clientes compram ajudará a identificar outros produtos similares que você pode recomendar.

2. Informações adquiridas em uma conversa ou resultantes do comportamento de um cliente

A visita inicial do seu cliente ao salão é a oportunidade perfeita para conhecê-lo. Faça perguntas relevantes durante a consulta, durante todo o procedimento e ao se despedir. É importante aproveitar cada uma dessas oportunidades para aprender o máximo possível sobre o cliente. Obviamente, isso deve ser feito de maneira sutil, portanto, não os bombardeie com perguntas. Nessas discussões, você pode reunir dois tipos de informações:

A) Sobre o cliente, seu estilo de vida e preferências. Geralmente é possível ler nas entrelinhas de conversas soltas que ocorrem durante uma visita ao seu salão, como quando um cliente:

  • informa sobre compras malucas, viagens exóticas, etc. – há uma chance de que essa pessoa esteja interessada em um tratamento sofisticado;
  • descobriu o seu salão na academia ao lado – isso pode inspirá-lo a formar uma parceria com a instalação;
  • tem um trabalho estressante – eles podem estar interessados ​​em uma massagem relaxante ou qualquer outro tratamento relaxante;
  • tem um evento importante próximo, como um casamento – isso cria a oportunidade perfeita para oferecer um pacote especial de tratamentos pré-casamento, etc.

B)Em relação ao seu salão. Assim, pergunte ao cliente:

  • Como eles descobriram sobre o seu negócio?
  • Eles viram suas postagens nas mídias sociais?
  • O que eles gostariam de ver no seu menu de serviços?
  • Eles tiveram problemas para encontrar o salão ou fazer a  reserva do serviço online?

Lembre-se de que a cliente visita sua empresa para passar por um tratamento, mas também para relaxar. Não exagere com uma infinidade de perguntas, conheça-as gradualmente!

No entanto, há chances de que suas clientes possam ser atendidas por outro membro da equipe no futuro e qualquer nova informação deve ser salva imediatamente após a visita do cliente. A maneira mais conveniente de fazer isso é no Versum, sistema de gerenciamento de salões. Certifique-se de marcar até as informações mais minuciosas, como seu chá ou programa de TV e série favoritos. Na próxima vez em que o cliente visitar sua empresa, prepare a bebida e pergunte sobre o episódio mais recente, eles apreciarão o fato de você ouvir o que eles dizem e, por sua vez, tornar-se-ão seus clientes fiéis.

3. Estatísticas de mídia social

Sua experiência em trabalhar com clientes permite que você entenda e se familiarize melhor com eles e suas necessidades, mas você sabia que o mesmo é possível através da mídia social? Obter informações durante o contato direto com o cliente é relativamente fácil, no entanto, quando se trata de mídias sociais, as coisas ficam técnicas. É provável que você ou sua equipe publique fotos, ofertas, eventos e novos serviços do salão em várias plataformas de mídia social, mas como exatamente você sabe no que clientes estão interessados? Em redes sociais como o Facebook e o Instagram, é possível gerar informações analíticas de suas postagens, desde visualizações a interações e comentários. Usando esses dados, você pode:

  • aprender o que interessa aos clientes – sem curtidas ou comentários significa que sua postagem teve pouco valor para eles;
  • lançar campanhas de marketing eficazes – uma postagem sobre um novo tratamento oferecido em seu salão que recebeu muitas curtidas ou comentários significa que os clientes acham isso desejável – comece a promovê-lo!

Se você estiver confiante, experimente o recurso Audience Insights do Facebook, que fornece informações detalhadas sobre quem curte sua página, como sexo, idade, local, status do relacionamento e tipo de trabalho que eles realizam. Essas informações são extremamente valiosas, pois permitem atingir seu público-alvo de forma mais fácil, criar anúncios mais baratos e combinar melhor o conteúdo com as preferências de seus destinatários. Essa é uma ótima forma de conseguir mais clientes e vendas de forma barata e eficiente, aumentando o lucro de seu salão de beleza.

4. O histórico de tratamento e campanhas de marketing que trazem lucro ao salão de beleza

Para obter uma imagem completa da popularidade de tratamentos individuais e garantir eficácia de campanhas promocionais selecionadas, vale a pena combinar os dados da Internet com as informações do seu sistema Versum. Você pode verificar quais promoções têm mais interesse e quais tratamentos os clientes reservaram no passado. Por exemplo, caso nas mídias sociais você perceba que existe um grande interesse pelos tratamentos de manicure e pedicure em seu salão, faça uma campanha personalizada para suas clientes que já utilizaram este serviço.

Ao analisar esses dados, forme grupos de clientes com base neles. No seu sistema Versum, crie grupos de clientes e, usando o recurso de mensagens, envie a eles ofertas de produtos ou serviços semelhantes aos adquiridos no passado. Conhecendo suas preferências e qual oferta funciona melhor para eles, você pode aumentar a eficácia de suas campanhas promocionais e aumentar o lucro de seu salão de beleza.

Para clientes individuais que não se enquadram em nenhum grupo específico, seria recomendável criar ofertas personalizadas. Elas serão muito mais eficazes do que as mensagens em massa enviadas a todos. Como a maioria dos especialistas, você provavelmente terá pouco tempo para examinar o registro de cada cliente, portanto, defina um limite para analisar pelo menos 2 a 3 clientes por dia. Se você observar certos padrões entre grupos de clientes, considere usar a função Automação de Marketing, que envia e-mails ou mensagens de texto aos clientes com base em critérios como um produto ou serviço específico adquirido ou a ausência de reservas por algum tempo.

5. Feedback do cliente também impacta o lucro de seu salão

A maioria dos funcionários do salão não leva em consideração que o feedback do cliente é uma fonte importante de informação. Qualquer opinião negativa é um sinal de que algo em sua empresa pode precisar de melhorias. Por sua vez, cada nota positiva incentiva outras pessoas a comprar seus produtos e serviços.

É importante reagir rapidamente aos comentários no seu salão, especialmente se forem negativos. Responda com elegância e educação aos comentários negativos, mostrando que você está grato à avaliação e trabalhando para melhorar – faça uma oferta para que o cliente lhe dê uma segunda chance de ser conquistado. Agradeça os comentários positivos e lembre-se de mencionar que as portas de seu salão estão abertas para uma visita num futuro próximo – poste o link de seu site exclusivo de reservas online do Versum para o cliente satisfeito já poder fazer uma nova reserva. Você pode receber feedback dos clientes por meio de:

  • conversas diretas – embora nem sempre seja 100% verdade;
  • pesquisas anônimas no salão ou online;
  • Monitoramento de opiniões publicadas em mídias sociais e fóruns da internet – observe que as críticas negativas devem ser tratadas imediatamente, pois são visíveis para um grande número de clientes em potencial.

O bom conhecimento de seus clientes ajuda a identificar quais ofertas, serviços e produtos seriam de interesse para eles, permitindo que você identifique efetivamente seus públicos-alvo com campanhas de marketing, que, por sua vez, aumentam as vendas e trazem mais lucro ao seu salão de beleza. Os clientes gostam de se sentir bem e evitam perder tempo com coisas que não lhes interessam. Quanto melhor você conhecer seus clientes, mais vendas poderá esperar!

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 3.5/5]