Melhore o nível de fidelidade dos clientes de seu salão

Melhore o nível de fidelidade dos clientes de seu salão

A fidelidade do cliente não se baseia exclusivamente em quão satisfeitos os clientes estão com um serviço. Você pode estar desperdiçando dinheiro em busca da fidelidade de seus clientes se não tiver um incentivo adequado e um plano elaborado para criar relações duradouras com os mesmos.

É por isso que é crucial entender por que seus clientes não retornam ao seu salão e como você pode melhorar sua taxa de retorno de clientes.

Por que clientes não estão voltando ao seu salão?

Em vez de conformar-se com desculpas como “Ah, eles provavelmente não precisaram de mais serviços”, verifique se isso está acontecendo devido a um destes três motivos:

  • Insatisfação com o serviço

Sua experiência, cursos realizados e o número de anos no setor de beleza não significarão nada para os clientes, se eles não saírem de seu salão relaxados e felizes com seu novo visual.

Deixe que seu trabalho fale por você, mas lembre-se de que a sua competência não é tudo. Os clientes não avaliam apenas sua experiência e suas técnicas, mas também observam pequenos detalhes, como assentos confortáveis, iluminação aconchegante, aromatização do ambiente e música ambiente relaxante.

  • Falta de diferenciação da concorrência

Hoje em dia, simplesmente atentar-se ao conforto dos clientes e fornecer ótimos serviços não é o suficiente. Para convencer um cliente de que vale a pena voltar ao seu salão e contratar seus serviços regularmente, diferencie-se e mostre a eles que o bem-estar deles é importante para você diariamente.

Não hesite em compartilhar os resultados positivos dos seus tratamentos! Além disso,  não se esqueça de informar sobre os cuidados pós-tratamento como a necessidade de refazer o serviço de tempos em tempos ou de usar algum tipo de produto específico para a manutenção e prolongamento dos resultados.

  • Não convidar para uma próxima visita ao salão

A maioria dos clientes que o visitam tem uma razão para fazê-lo: repaginar sua aparência, suavizar rugas, melhorar a aparência da pele ou fazer outros tratamentos estéticos. Você sabe, por experiência, que alguns tratamentos não temresultados imediatos e precisam de mais sessões.

É por isso que, nestes casos, cada visita de um cliente ao seu salão deve ser vista como uma oportunidade para implementar uma estratégia que faça com que ele retorne com a frequência necessária para atingir os resultados desejados. Com o software de salão de beleza apropriado, convites para a marcação de novos horários são enviados automaticamente, dando-lhe tranquilidade e fazendo com que os clientes voltem.

Como encorajar os clientes a voltarem ao seu salão?

Verifique se seu atendimento ao cliente conta com os seguintes elementos para aumentar o número de clientes fiéis.

  • Estratégia de atenção ao cliente bem definida

Na maioria das vezes, um gerente prepara ofertas especiais, a agenda é preenchida com reservas de clientes, mas apenas uma fração deles se torna clientes recorrentes. Se você tem este problema, pergunte a si mesmo “Eu fiz alguma coisa para incentivar meus clientes a voltarem?”. E não estamos falando de dizer sem rodeios “Temos muito mais serviços excelentes, tente outro na próxima vez”, isso não funciona.

Você verá resultados ao concentrar-se apenas em um problema específico. Diga-lhes o quão melhor eles se sentirão depois de seus serviços e mostre os benefícios que uma nova sessão ou outro serviço trarão, por exemplo “Se fizermos mais 3 sessões do mesmo serviço, sua pele já estará muito mais rejuvenescida e você será uma pessoa ainda mais confiante”.

  • Base de dados de clientes

Armazenar os endereços de e-mail de seus clientes é a base para criar um negócio de beleza bem gerenciado. Se um cliente não quiser deixar um número de telefone ou um endereço de e-mail, informe-os das vantagens: “Você receberá informações com ofertas especiais”.

Um banco de dados organizado permitirá que você se comunique com seus clientes de forma eficiente e os incentive a agendar uma outra visita. Colete e armazene informações dos clientes em um software de gerenciamento de salão. Dessa forma, você poderá localizar e usar essas informações com apenas alguns cliques.

  • Ofertas especiais

Se você quiser incentivar os clientes a voltarem para mais serviços, ofereça descontos especiais em serviços semelhantes aos que eles tenham feito antes. Não ofereça descontos em serviços de perda de peso para quem fez as unhas com a manicure!

Examine o histórico de compras do cliente com o software de gestão de salão e recomende um serviço que combine com um tratamento previamente contratado.

Se você trabalha com um sistema de salão de beleza como o Versum, com a ajuda de filtros especiais, você pode selecionar rapidamente os clientes que realizaram o mesmo serviço e criar uma oferta especial feita especificamente para eles. Uma oferta personalizada é a chave para manter os clientes retornando ao seu salão.

Busque a fidelidade do cliente logo de cara

Verifique se cada cliente recebe informações sobre quando e porque voltar ao salão para outro serviço. É vital enviar uma mensagem de agradecimento, resumindo a visita. Examine seu sistema e veja quais clientes não passaram pelo salão há mais de três ou seis meses e prepare uma oferta especial para eles, com base em sua experiência anterior.

Teste Versum Grátis

Experimente o Versum, um programa para gestão de salões poderoso e fácil de usar. Você vai atrair e fidelizar mais clientes em seu salão.

[Total: 3    Média: 5/5]