Ideias e dicas de nomes para clínica de estética

Nomes para clínica de estética

Escolher o nome para seu negócio próprio é até uma tarefa legal, mas não é muito fácil. Quando se trabalha na indústria de serviços de beleza e estética, como no caso de esteticistas e proprietários de clínicas de estética, essa tarefa pode ser ainda mais difícil, pois o nome escolhido acaba tornando-se a identidade de seu negócio. Há vários nomes para clínica de estética que você pode escolher, porém, não o faça aleatoriamente, pense nos serviços que você oferecerá e em seu público-alvo, pois o nome de sua clínica de estética deve conversar com estes dois fatores. Além disso, há outros dois aspectos de marketing importantes e relacionamos ao nome, que são a fonte e o logo de sua clínica de estética. Assim, o elemento gráfico, o símbolo que representará sua marca e a letra usada no logo de sua estética devem ser cuidadosamente pensados e refletir a personalidade de seu negócio.

Nomes para clínica de estética

Quando um(a) esteticista, cosmetólogo(a) ou empreendedor(a) pensa em abrir um centro ou uma clínica de estética, uma das primeiras perguntas que vem a cabeça, mesmo antes de ter um plano de negócios,  é “Que nome dar a minha clínica de estética?”. Há uma imensa gama de possibilidades de nomes para clínica de estética e o processo de criação e escolha de um nome é divertido e muito importante, afinal, tal nome será a identidade de seu negócio. O nome deve representar sua personalidade, seus serviços e ser relevante para seu público-alvo. Portanto, antes de sair escolhendo um nome aleatório apenas porque o considera legal, leve em consideração estes fatores:

  • Tipo de serviços oferecidos em sua clínica de estética – dependendo das categorias de tratamentos que você pretende oferecer em seu centro de estética, você pode decidir-se por escolher um nome que faça clara referência à sua especialidade ou ramo de atuação. Por exemplo, caso sua clínica de estética seja focada em maquiagem definitiva, você pode chamá-la de “Makeup Forever” ou “Traços finos”. Esta estratégia é considerada eficiente pois indica claramente quais serviços você oferece e te coloca como especialista nesta área. Caso, no futuro, você queira expandir sua oferta de serviços, é possível colocar um slogan após o nome de seu salão, por exemplo, sua clínica de maquiagem definitiva também passa a oferecer tratamentos de emagrecimento e você então passa a tratar seu negócio como “Makeup Forever – você maquiada e esbelta”.
  • Público-alvo de sua clínica de estética – pense que um nome para clínica de estética deve ser relevante para seu público-alvo, deve transmitir uma mensagem para eles e causar uma identifcação entre público-alvo e marca. Caso tenha um centro de estética mais popular, nomes criativos ou que usam termos da indústria caem muito bem pois são facilmente lembrados e atraem atenção, como “Emagrecentro” ou “Centro de Estética Belíssima”. Por outro lado, se você oferecer serviços de altíssima qualidade para um público premium, pense que o nome de seu salão deve ser simples e elegante como “Instituto de Estética e Beleza”. Independente do público alvo, é comum, principalmente nas clínicas pequenas e que contam apenas com o dono e mais um profissional, que o nome ou sobrenome de seus donos estejam presentes também no nome do negócio, e, nestes casos, os termos clínica ou centro de estética costumar ser bem frequentes, como em “Centro de Estética Mariano” ou “Clínica de Estética Fonseca”. O caso de usar o nome do profissional ou dono do negócio é uma boa estratégia para criar uma reputação para o esteticista ou quando este(a) já tenha uma imagem conhecida e respeitada no mercado.

Assim, considere os aspectos anteriores e crie uma lista com pelo menos três nomes para clínica de estética. Então, ter a validação de que seu nome atingirá seu objetivo – ou seja, será reconhecível, conversará com seus serviços/público-alvo e gerará identificação – é de extrema importância. Para isso, faça enquetes por meio de seus perfis (pessoal ou de negócios, se tiver) de mídias sociais para que você consiga a opinião de mais pessoas e clientes em potencial.

Logo para clínica de estética

Após a escolha do nome para sua clínica de estética, é preciso trabalhar na criação de um logo. Assim como o nome, o logo é parte da identidade visual de seu negócio. Certifique-se de dedicar um certo tempo, atenção e criatividade para estruturar um bom logo. Outra estratégia, muito escolhida por esteticistas e donos de centros de estética é contratar um especialista, um designer profissional para fazer o logo, afinal, este será parte de todas as atividades de marketing de sua clínica pois ele aparecerá em sua fachada, seus materiais impressos, fotos de perfil das suas mídias sociais, anúncios, assinatura de e-mail, entre outros. Ao desenhar o logo de seu salão considere o que é tendência e o que é tradicional na indústria, como desenhos clean, silhuetas e imagens relacionadas ao bem-estar, mas não se esqueça de que o logo deve representar o estilo de seu negócio, ser facilmente reconhecível e ser bonito esteticamente, afinal, trabalhamos numa indústria em que estética e beleza são tudo e, para seu logo, não deve ser diferente.

Fonte para centro de estética

A fonte escolhida para seu centro de estética é aquela que irá em seu logo, caso este seja escrito, em sua fachada e em qualquer outro material de marketing no qual você escreva o nome de seu negócio. Ela é um aspecto visual, assim, também é importante que esteja em harmonia com o estilo de seu negócio. Caso você tenha uma mais popular, há uma maior liberdade para escolher fontes mais comuns ou criativas. Já se seu negócio é mais requintado, fontes mais clássicas e com traços finos são mais recomendadas por serem mais elegantes. Aliás, falando em traços finos, evite usar fontes cujas letras sejam muito grossas, pois além de serem mais comuns em marcas infantis e um pouco grosseiras, algumas vezes são chamadas de “gordas” o que é o exceto do que suas clientes estão buscando. Caso deseje usar uma fonte cursiva (escrita à mão), é essencial certificar-se de que a caligrafia é facilmente lida e compreensível. No processo de escolha de uma fonte para sua clínica de estética, faça o mesmo processo que na escolha do nome, crie seu logo com pelo menos três fontes diferentes e pergunte a seus amigos e familiares (ou até mesmo em suas mídias sociais) sua opinião e peça para votarem em sua opção favorita. Isso lhe ajudará muito a ter uma visão mais ampla e escolher a melhor fonte para seu negócio.

Além da fonte que vai no logo, é legal escolher uma fonte (pode ser a mesma ou uma diferente) para ser utilizada nos demais materiais de marketing de seu salão de beleza, como no resto do texto presente em seus panfletos, para ter um estilo de comunicação sempre consistente.

Dica: pense grande e no futuro, sonhar grande da o mesmo trabalho que pequeno. Sua clínica de estética pode (e deve!) crescer, quem sabe não se tornará uma rede de franquias e até terá cosméticos com sua marca própria. Portanto, pense muito bem no nome e no logo de seu negócio, ele pode sim te ajudar a ir muito longe.

Escolher o nome, o logo e a fonte para sua clínica de estética é apenas o primeiro passo, mas é importante que, assim como os demais aspectos de seu negócio, seja feito da forma correta desde o início para que você esteja no caminho certo para o sucesso. Administrar sua clínica de estética de forma profissional é essencial para atingir todos seus objetivos financeiros de crescimento. Assim, comece a usar o melhor sistema de gestão para clínica de estética hoje mesmo para comprovar os benefícios para seu negócio crescer. Teste o Versum grátis!

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 4.5/5]