O modelo de plano de negócio para salão de beleza e barbearia

Plano de negócio salão de beleza

Um plano de negócio bem escrito pode ser um excelente roteiro para o seu salão de beleza, cabeleireiro, barbearia ou clínica de estética. O planejamento e a análise cuidadosos ajudam a garantir que você esteja construindo seu negócio em bases sólidas. Não importa se você está apenas iniciando seu empreendimento na indústria de serviços de beleza e estética ou se já está operando há algum tempo, nunca é tarde para seguir um modelo e aprender como fazer um plano de negócios para seu salão. Ah, e se você acha que não precisa disso porque trabalha como autônomo na área, não se engane, montar um plano de negócios também é necessário para quem trabalha sozinho, afinal, isso também é um negócio que pode e deve prosperar.

Um plano de negócios é basicamente uma coleção de seus princípios, objetivos e métodos. É um esboço da sua empresa que permite evitar (ou pelo menos minimizar) os efeitos de interrupções que ocorrem sempre que você deseja implementar uma nova ideia. Preparamos um modelo de plano de negócios para salão de beleza e cabeleireiro (que também pode ser perfeitamente utilizado em barbearias e clínicas de estética) em 6 etapas que abrange todos os elementos mais importantes. Usando-o você saberá como montar um plano de negócios adequado para o seu salão em pouco tempo e executar o trabalho de seu negócio como o planejado.

Plano de negócio e uma visão geral do seu salão de beleza

Comece o plano de negócios de seu salão de beleza, cabeleireiro, barbearia ou clínica de estética descrevendo os elementos mais essenciais. Indique a razão de ser, os objetivos de seu negócio e a abordagem de seu salão para alcançar tais objetivos. Descreva onde você opera e se possui mais de um local (ou caso sua empresa seja móvel, qual é o seu alcance). Se você conseguiu alcançar um (ou vários) de seus objetivos até agora, inclua essa informação também, juntamente com uma descrição detalhada das etapas percorridas para chegar lá.

Nesta parte, inclua:

  • O objetivo, missão, visão e valores da empresa
  • Informações da formação da empresa
  • Localização e mercados geográficos atendidos ou onde você tem presença
  • Status atual e estágio dos negócios
  • Quaisquer conquistas notáveis ​​até agora

Plano de gerenciamento do negócio e organização do salão de beleza

Esta parte do plano de negócios para seu salão de beleza é dedicada a todas as pessoas envolvidas na criação e gestão do seu negócio. Indique claramente quem é o fundador, proprietário e acionista do salão. É importante indicar também nesta seção do plano de negócios quais são as responsabilidades de cada membro importante de seu salão, barbearia ou clínica de estética. Se você tiver vários funcionários, é uma boa ideia incluir uma seção dedicada aos principais membros da equipe, incluindo gerentes, líderes de equipe (se você os tiver) e funcionários com um conjunto de habilidades e responsabilidades exclusivos.

Nesta parte, inclua:

  • Fundadores e membros da equipe executiva
  • Proprietários e acionistas
  • Líderes de equipe e membros-chave da equipe

Definição dos seus serviços de seu salão

Agora é hora de descrever o que você faz, na verdade, não só o que você faz mas o que seu negócio tem a oferecer, em detalhes. Com quais categorias de serviço seu salão trabalha (tratamentos capilares femininos, tratamentos de pele, etc.), quais serviços você fornece e quais produtos você usa e vende? Você também pode, aqui, definir seus preços (ou estrutura de preços) e incluir planos para a futura expansão da sua gama de serviços.

Nesta parte, inclua:

  • Definição dos principais serviços
  • Linhas de produtos utilizadas
  • Preços atuais
  • Produtos e serviços que você deseja desenvolver e implementar no futuro

Marketing também faz parte do plano de negócio de um salão de beleza

Nesta parte, você pensa mais sobre seu posicionamento, público-alvo, concorrentes e comunicação. É melhor começar com uma análise SWOT.

SWOT significa Forças (S = strengths), Fraquezas (W = Weaknesses), Oportunidades (O = opportunities) e Ameaças (T = threats) e é uma maneira de avaliar a situação interna e externa da sua empresa para explorar suas forças, aproveitar oportunidades e evitar ou reduzir o impacto de ameaças. Os pontos fortes e fracos são internos e você pode desenvolvê-los ou alterá-los através de trabalho duro, enquanto as oportunidades e ameaças, que são fatores externos, você pode aproveitar ou se proteger de maneira inteligente, mas não pode mudar. É importante diferenciá-los e nomeá-los para que você possa criar uma estratégia de marketing inteligente e consciente.

Nesta parte, inclua:

  • Análise SWOT
  • Pesquisa de mercado-alvo
  • Posicionamento de sua empresa
  • Concorrência e pesquisa de mercado
  • Canais de marketing e comunicação a serem usados
  • Orçamento de marketing

Dica: para conquistar mais clientes e lucrar mais, considere ter um site próprio para reservas online, como o oferecido dentro de seu sistema Versum.

Plano operacional do salão

Esta parte do plano de negócios de seu salão de beleza está relacionada às necessidades que seu negócio precisa para operar, ou seja, para de fato estar trabalhando. Qual o tamanho do espaço que você precisa, como deve ser o layout de seu salão e as instalações? Quais são as necessidades tecnológicas e de equipamentos que você precisa para oferecer seus serviços com alta qualidade? Por fim, quais são as obrigações legais e contábeis que precisam estar sempre regularizadas para o funcionamento de seu negócio? Aqui você também pode incluir informações relativas às necessidades para uma expansão de seu negócio, caso esse seja o momento no qual você se encontra.

Nesta parte, inclua:

  • Instalações e espaço necessários
  • Necessidades tecnológicas
  • Necessidades do equipamento
  • Necessidades legais e contábeis

A parte financeira do plano de negócio do salão

Indiscutivelmente, a parte mais difícil da criação do plano de negócios é encontrar um momento para reunir todos os seus dados financeiros. Será muito mais fácil se você usar um programa especializado na gestão de salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, como o Versum, pois o sistema fornece relatórios de  fluxo de caixa em tempo real e uma análise financeira aprofundada (taxa de remarcação de clientes, estatísticas de compromissos, popularidade de serviços, previsão de caixa, etc.).

Nesta parte, inclua:

  • Balanço atual
  • Projeções financeiras para o próximo ano
  • Projeções de fluxo de caixa
  • Receitas e despesas

Escrever um plano de negócios quando você é dono e gerente de um salão de beleza, barbearia ou clínica de estética baseia-se nos mesmos princípios que os da criação de um plano de negócios para uma grande empresa. Basta ajustar os pontos correspondentes no modelo de plano de negócios acima ao seu modelo de de negócios, como instruímos e você terá uma visão bem melhor de sua empresa para se planejar e administrá-la com sucesso. Fazer uma descrição clara de cada um desses elementos será uma grande ajuda sempre que você se deparar com o desafio de tomar decisões importantes. Seu plano de negócios, se escrito corretamente como ensinamos, será o seu guia. E se você está interessado em ganhar ainda mais e conseguir administrar seu salão conforme descrito em seu plano de negócios, de forma fácil e eficiente para crescer e lucrar mais, experimente o Versum, o melhor software de gerenciamento e agenda online para salão de beleza, dedicado a todos os proprietários de empresas de beleza e estética, até para aqueles que se aventuram como autônomos na área.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]