Seu negócio precisa de um gerente de salão de beleza?

Gerente salão de beleza

Na indústria da beleza, os gerentes costumam estar associados a funcionários de olhos atentos, que tendem a se manter sozinhos, são a mão direita do proprietário da empresa e, ocasionalmente, lidam com clientes indisciplinados. Além disso, acredita-se que um gerente de salão de beleza pode ser encontrado APENAS em salões sofisticados, afinal, é uma posição de prestígio que não sai barata. Agora, quero que você pegue todas essas crenças e as jogue pela janela, pois essas suposições são falsas. A verdade é que mesmo qualquer negócio de beleza e estética, até um MEI, definitivamente deve contar com um gerente.

Fato vs. Ficção

Um fato: o gerente de salão de beleza é essencial para que um salão prospere, cresça e se torne um dos grandes do ramo. Eles geralmente têm uma série de tarefas como gerir os funcionários, administrar as contas do salão, garantir que o estoque esteja sempre em níveis adequados, fazer marketing e propaganda do salão de beleza, zelar pela qualidade do atendimento ao cliente, falar com (na maior parte) clientes insatisfeitos, muitas outras e, é claro, se reportar ao proprietário do salão.

Agora, um equívoco comum: os proprietários de salão de beleza que distribuem tarefas administrativas entre os funcionários, em vez de contratar um gerente de salão de beleza, economizam dinheiro e realizam essas tarefas com eficiência. Isso é um erro, é ficção. Na realidade, sua equipe não é especialista em gestão de salão de beleza e já está cheia de outras tarefas e, dando-lhes mais trabalho, seus funcionários podem ter problemas para se manterem organizados. Além disso, sua equipe também pode esperar um aumento para assumir tarefas administrativas.

Outro equívoco comum é que os gerentes de salão de beleza são todos iguais e são praticamente lacaios dos proprietários de salões. O proprietário da empresa diz a eles o que fazer e eles obedecem (na maior parte). Os gerentes se reportam a seus chefes, os donos de salão de beleza, barbearia e clínica de estética, assim, é natural que obedeçam suas ordens. Mas, a verdade é que um gerente de salão de beleza pode ser coercitivo, autoritário, afiliativo e até democrático e tudo isso pode afetar sua equipe e a administração de seu salão de beleza. Se sua equipe estiver com pouco trabalho ou desmotivada, um gerente autoritário ou coercitivo seria ideal para colocar a equipe de volta nos trilhos, lidar com funcionários problemáticos e resolver uma crise. Já se sua equipe trabalha muito bem junta, mas se beneficiaria de alguém para guiá-los e tomar conta da parte administrativa, um gerente afiliativo ou democrático seria a melhor escolha.

Gerente para um salão de beleza pequeno ou MEI

As perguntas mais incômodas sobre como administrar um salão de beleza são, sem dúvida, “será que devo contratar um gerente?” e “por quê?” A maioria das pequenas empresas (salões e studios na própria casa) e até mesmo os autônomos (ou os microempresários individuais – MEI, como manicures, maquiadores e depiladoras) acabam tendo que ser, além de especialista em beleza, o gerente de seu negócio. Na verdade, eles são mais do que apenas gerentes – geralmente são recepcionista, especialista em beleza, dona de salão e gerente, tudo em um! Obviamente, isso cria problemas organizacionais que levam as tarefas a serem apressadas, feitas pela metade ou esquecidas por completo, afinal, você é só um e é especialista apenas em tratamentos de beleza, não em gestão de salão. Assim, nós entendemos, contratar um gerente de salão de beleza pode parecer uma ideia tentadora, mas, novamente, esse não é um profissional barato e talvez você nem tenha tanto trabalho assim para ele. Portanto, lembre-se, você já tem um gerente em seu negócio, ou seja, você mesmo, e o que você precisa é dar a si próprio as melhores condições de trabalho para cumprir suas responsabilidades de gerente da forma mais fácil e eficiente possível. Você precisa de um assistente digital que saiba como administrar um salão de beleza.

Tornando-se digital

Os donos de pequenos salões de beleza, barbearias, espaços de estética, estúdios de unhas e de maquiagem, não apenas assumem o papel adicional de gerente, mas também o de uma recepcionista para lidar com o agendamento. Então, para ajudar nestas tarefas, é cada vez mais comum que estes empreendedores recorram assistentes digitais de gestão, os famosos softwares de gestão de salão de beleza. O Versum é uma dessas soluções que faz tudo o que se poderia esperar, desde o rastreamento ativo dos níveis de estoque, uso de produtos e estatísticas comerciais, até o envio de lembretes automáticos de compromissos, agendamento online, o gerenciamento de reservas e todas as suas campanhas de marketing. Além disso, o Versum permite cadastrar e gerenciar todas as informações do cliente de forma segura, como endereços, tratamentos e produtos favoritos, até fotos do “antes e depois” e formulários de consentimento. O programa conta com planos especialmente criados por especialistas em gestão de negócios de beleza e estética, adequados para vários tamanhos de salões, barbearias, spas, clínicas de estética, esmalterias, estúdios de tatuagens, e profissionais autônomos.

Gerente de salão de beleza vs. Sistema de gestão de salão de beleza

Outro equívoco em relação à administração de salão de beleza é que um salão não precisa de um sistema de gestão se tiver um gerente ou o contrário. Na realidade, o gerente é capacitado pelo software de salão de beleza, o sistema se torna a principal ferramenta utilizada pelo gerente, e eles têm uma visão mais profunda de como os negócios estão indo, do resultado do trabalho de cada membro da equipe, podem prever renda futura e manter o salão funcionando sempre com a melhor qualidade. Por outro lado, um gerente (ainda que você, que é dono do negócio, acumule esta função) é essencial, seu negócio precisa ser bem administrado. Assim, um sistema de gestão de salão de beleza não pode substituir um gerente humano que motiva uma equipe de especialistas e mantém tudo em ordem, mas juntos, eles podem levar seu negócio de beleza para o próximo nível e o software também, definitivamente, ajuda gerentes-proprietários, sem experiência de gestão, a administrar seu salão de beleza de forma profissional.

Seja você uma cabeleireiro (barbeiro, maquiador, esteticista, manicure, …) individual ou o dono de uma rede de salões com várias estações, é essencial ter um gerente e um sistema de gestão de salão de beleza. Portanto, não perca tempo, comece a usar o Versum, o melhor software de salão de beleza do mercado e simplifique suas tarefas administrativas em um piscar de olhos.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]