Transforme seu MEI cabeleireiro em um negócio digital

Transforme seu MEI cabeleireiro em um negócio digital

Você trabalha como MEI (microempreendedor individual) ou autônomo prestando serviços de beleza e estética, como cabeleireiro, manicure, maquiadora, deipiladora, massagista, esteticista, barbeiro, entre outros. Talvez você alugue espaço em outro salão, trabalhe em casa ou se desloque até suas clientes. Você usa uma agenda de papel para anotar os compromissos marcados, armazena dados de cadastro de clientes em um caderninho, envia lembretes e mensagens manualmente e analisa suas finanças criando tabelas no Excel ou com um caderno e uma calculadora. Sempre que alguém lhe recomenda um software de gerenciamento de salão, você apenas abre aquele sorriso amarelo e diz “não é para mim, nem tenho funcionários para administrar, sou bom com minha caneta e papel”. Às vezes, quando você se perde em suas anotações, você se pergunta se um sistema de gerenciamento te ajudaria em tais situações, mas você ainda está incerto e tem medo dos custos.

Essas dúvidas te parecem familiares? É hora de desmascarar alguns mitos e descobrir por que o software de gerenciamento de salões funciona tão bem para empresas individuais e autônomos prestadores de serviço de beleza e estética.

Mito 1: é muito caro para um MEI cabeleireiro

A assinatura do plano solo do Versum, o melhor software de gestão para profissionais de beleza e estética, atualmente, custa R$49 por mês. E é isso. Somos muito francos com nossos preços e não temos motivos para ocultar custos, por isso, esclarecemos que o plano individual oferece todos os recursos de outros planos, exceto os que você claramente não precisa (como gerenciamento de funcionários e acesso restrito a funcionários) e inclui instalação, orientação e suporte gratuitos. Além disso, você recebe um pacote de 50 SMS de graça. Não cobramos taxas pelas reservas online feitas por meio de seu site exclusivo, não forçamos upgrades pagos e nem exigimos um cartão de crédito para abrir uma conta (você teste o software gratuitamente, sem compromisso, e só fica com a gente se quiser!). Você obtém um software totalmente funcional, intuitivo, fácil de usar que não custa um braço e uma perna – na verdade, a maioria dos MEIs e profissionais autônomos acham que vale muito a pena pois eles conseguem muito mais clientes com o software e o pagamento de (em média) apenas dois destes clientes já cobre a mensalidade do programa.

Mito 2: é melhor apenas obter software livre

Você é um profissional especialista em beleza e estética, mas, como MEI (cabeleireiro, por exemplo) também administra seu negócio próprio e sabe perfeitamente bem como o mundo funciona: você não pode operar uma empresa sem dinheiro. Portanto, sempre que vir um produto que é considerado gratuito, pergunte-se “por que e como”. Alguns softwares aparentemente gratuitos têm custos ocultos, forçando você a adquirir uma atualização para usar as principais funcionalidades de um sistema. Outros incluem anúncios irritantes ou até fazem a coisa mais horrível e ilegal que uma empresa de desenvolvimento de software pode fazer: vender seus dados.

Além disso, a maioria das soluções gratuitas precisa comprometer algo para se manter vivo e, normalmente, é o atendimento ao cliente (sem suporte ao vivo, suporte ruim por email) e  manutenção de software, pois exige trabalho e fluxo de dinheiro constantes. Esta é a razão pela qual esses sistemas são propensos a erros e podem ter um sistema de segurança de dados ruim. Como resultado, além de não serem totalmente confiáveis, eles podem ser perigosos para o usuário, você corre o risco de vazar os dados dos clientes, enquanto assume a responsabilidade legal por sua segurança, sem contar no risco de você passar semanas (ou meses) se dedicando para se adaptar e inserir todos seus dados no programa e então o programa parar de funcionar.

Mito 3: você paga pelas funcionalidades que não precisa

Como mencionado anteriormente, isso não é verdade. Nosso plano solo foi criado para atender às suas necessidades e não inclui funções que são inúteis para profissionais autônomos. Não limitamos nosso papel apenas ao desenvolvimento de software, fazemos parte do setor de beleza e estética. Ouvimos e aconselhamos, por isso criamos os planos de acordo com as necessidades de nossos clientes. Se você precisar de uma atualização do sistema (porque sua empresa cresce), você sempre pode fazer uma, mas começa com um pacote perfeitamente equilibrado para um autônomo, freelancer ou MEI (microempreendedor individual) cabeleireiro.

Mito 4: exige-se assinar um contrato de longo prazo enquanto você não tem certeza se funcionará para você

Contratos são assustadores, não são? Você precisa estar muito consciente e sempre procurar algumas coisas sorrateiras, escritas em letras pequenas, caso contrário, pode acabar pagando por um sistema que você nem usa pelos próximos dez anos. Felizmente, o Versum não exige assinatura de nenhum contrato e você pode testar o software, usando-o por duas semanas gratuitamente, sem consequências.

Nós realmente queremos que você ache nossa solução útil e se ela não atender às suas expectativas, ficaremos felizes em saber o porquê, para que possamos continuar melhorando. No entanto, nunca tentaremos vinculá-lo à força, usando métodos de contratação questionáveis.

Mito 5: um MEI de cabeleireiro é administrável com apenas uma caneta e papel

Tecnicamente, você pode gerenciar qualquer negócio com caneta e papel. Você também pode cortar pão com uma faca de manteiga, enviar mensagens por pombo correio e iluminar seu quarto à luz de velas, a única pergunta é:  “por quê?”. Cadernos não podem armazenar uma quantidade ilimitada de dados, não garantem proteção avançada de dados, não permitem reagendar clientes arrastando e soltando, não fornecem vários métodos de pagamento. Os calendários em papel não enviam lembretes de compromissos automáticos, desejos de aniversário nem campanhas de mensagens em massa, não fornecem estatísticas financeiras, não verificam os níveis de estoque, não fazem reservas online. Você pode passar horas tentando fazer tudo manualmente e ainda não será suficiente. Além disso, como uma pessoa consciente e sensata que você certamente é, tente controlar a quantidade de papel que você desperdiça, são necessários 5 litros de água para produzir um pedaço de papel A4 e, por enquanto, o papel representa 25% do aterro resíduos e 33% dos resíduos municipais.

Além disso, empresas individuais, autônomos e MEIs podem realmente aproveitar ao máximo um sistema de gerenciamento. Você não tem uma recepcionista, assistente ou gerente financeiro para ajudá-lo. Você precisa cuidar de tantas coisas das quais não é um especialista sozinho, como garantir um atendimento perfeito ao cliente, acompanhar compromissos e registros de clientes, enviar lembretes, controlar o estoque, verificar estatísticas, executar atividades de marketing, enfim… um sistema de salão confiável pode oferecer a você a auto-suficiência que deseja, automatizando os processos que podem ser automatizados, enquanto você pode se concentrar em fornecer os serviços e cultivar relacionamentos com os clientes.

Mito 6: é muito complicado para um MEI de cabeleireiro

Sabemos que a sensação de estar tão ocupado e cansado leva você manter as coisas como estão, pois o único pensamento de arranjar tempo para mudar alguma coisa, mesmo que isso lhe traga grandes melhorias, já lhe parece muito. Você é um MEI (cabeleireiro, manicure, maquiador ou barbeiro), não um especialista em gestão, por isso que o sistema busca facilitar sua vida nessa área. Fazemos todo o possível para facilitar o processo de integração do sistema. Fornecemos configuração e instalação gratuitas, integração, importação de dados e, o mais importante, você sempre pode contar com nosso suporte ao cliente. O sistema em si foi projetado para ser à prova de falhas, fácil de usar e muito intuitivo, assim, temos certeza de que, após alguns dias de teste, você poderá dominá-lo!

Mito 7: o relacionamento com os clientes não será tão pessoal

Quando você administra um negócio sozinho, muitas vezes você cria laços fortes com seus clientes habituais. Há algo muito pessoal nos seus serviços e é compreensível que você não queira perder este vínculo. Na verdade, você tem medo de aprimoramentos nos negócios digitais, como reservas online, pois parecem tão desapegados e desumanos. Ao mesmo tempo você deve admitir que está cansado de todas as tentativas de contato que o te atrapalham durante o serviço, acordam no meio da noite, interrompem seu tempo de folga e estressam você quando está de férias. É um impasse o tempo todo.

A reserva online não precisa ter um toque pessoal. Usando o Versum, você recebe um site gratuito para seu negócio onde seus clientes podem fazer reservas online e pode personalizá-lo para se adequar ao seu estilo comercial. Além disso, o software permite armazenar uma quantidade ilimitada de dados sobre seus clientes e fornecer inúmeras ferramentas que foram projetadas para aumentar a fidelidade do cliente, como o programa de fidelidade e a comunicação por SMS e e-mail. Ele até se lembrará do aniversário e os enviará os melhores desejos automaticamente!

Entendemos o seu amor pela independência, a necessidade de estar no controle e ser capaz de supervisionar tudo. Nosso sistema estará lá para ajudá-lo e cuidar dos elementos que podem ser executados por um ajudante digital. Você está gerenciando seus negócios e o Versum está presente para todas as suas demandas. Junte-se ao seu primeiro e mais esforçado funcionário e amplie seu negócio de beleza da maneira que você gosta!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]