Os 5 principais erros dos salões de beleza

Os 5 principais erros dos salões de beleza

Desenvolver estratégias promocionais eficazes e executar campanhas de marketing bem-sucedidas pode ser um desafio até mesmo para experientes gerentes de salões de beleza. Afinal, nem todo mundo é um guru do marketing, e a maioria dos salões e spas não pode pagar um especialista de marketing em tempo integral.

Versum tem apoiado negócios de beleza há anos em muitas áreas, incluindo marketing e promoção. Com base em nossa ampla experiência prática, criamos uma lista dos erros mais comuns no marketing de salão. Verifique se o seu salão comete algum desses pecados de marketing e, em caso afirmativo, aprenda a eliminá-los para elevar seu marketing ao próximo nível.

1. Não conhecer seus clientes e suas necessidades

Acompanhar o histórico de serviços ou consultar qualquer outro dado do cliente (detalhes pessoais, estatísticas ou preferências individuais) não é uma tarefa fácil, mesmo quando o seu salão tem uma base de clientes relativamente pequena. Obviamente, não fica mais fácil em escala maior, quanto maior o seu negócio, mais difícil fica.

Ao mesmo tempo, conhecer seus clientes e suas necessidades é vital para prestar serviços de alta qualidade, o que é a chave para administrar um salão de beleza de sucesso.

A capacidade de acessar dados detalhados dos clientes também é essencial ao tomar decisões de negócios importantes. Deixar de conhecer e entender seus clientes pode levar a muitos erros de marketing como estratégia de promoção ineficaz, níveis de preço ou faixa de serviço inadequados, entre outros.

Portanto, investir algum tempo para analisar e entender quem são seus clientes é, provavelmente, um dos melhores investimentos que você pode fazer. O histórico de serviços (de preferência em uma versão eletrônica, conveniente e fácil de usar) não deve dizer apenas quanto seus clientes gastam, com que frequência eles retornam e que serviços eles usam (isso também, é claro!), mas devem ainda incluir as preferências ou necessidades individuais do cliente. Essas informações permitirão que você direcione perfeitamente as campanhas de marketing e coloque suas decisões de negócio no caminho certo.

2. Deixar de analisar a situação e de elaborar uma estratégia de marketing de longo prazo

Muitas vezes, os esforços de marketing são realizados apenas de vez em quando, principalmente quando um gerente percebe que o número de reservas agendadas está diminuindo. Aí já é um pouco tarde demais para lançar campanhas de marketing e esperar resultados rápidos. As estratégias de marketing devem ser bem pensadas, planejadas com antecedência e baseadas em dados estatísticos reais, coletados pelo salão.

Antes de executar qualquer campanha de marketing voltada para novos clientes, verifique a taxa de fidelidade. Construir e manter a lealdade dos clientes atuais é muito mais fácil e econômico do que adquirir novos. Tendo analisado os relatórios financeiros e os gastos médios de cada cliente, você poderá prever receitas futuras e decidir quais ações de marketing são necessárias.

Conhecendo a margem de lucro cada serviço e produto, é fácil criar um programa de fidelidade e outros tipos de promoções que aumentarão os horários agendados e a receita sem custar muito caro.

3. Site de baixa qualidade ou ausência de site

Os proprietários de salões de beleza, muitas vezes, acham que pequenas empresas locais não precisam de um website. Por outro lado, mais de 70% dos consumidores dizem que as informações que encontram na internet os fazem visitar um determinado estabelecimento. Assim, ter um site bem estruturado além de ser útil para clientes regulares, que procuram informações sobre novos serviços ou ofertas especiais, também é comumente usado como uma forma de indicar o salão a amigos.

A falta de um site não é o único problema. Mesmo tendo um, este pode ser mal estruturado, desatualizado e feio (o que é irônico, considerando a indústria). Aspecto visual à parte, os sites de salões geralmente pecam no quesito navegabilidade, sendo difícil encontrar informações básicas, como detalhes de contato ou a lista de serviços e preços.

Outra questão é a falta de um sistema de reservas on-line integrado, que é uma característica essencial para os clientes hoje em dia. Além disso, é também uma ferramenta poderosa que economiza um tempo considerável para a equipe e proporciona uma grande conveniência para a clientela do salão.

4. Falta de comunicação regular com os clientes

A intensa concorrência no mercado faz com que o sucesso de um salão de beleza seja extremamente desafiador. Ter ótimos serviços não é suficiente nos dias de hoje. É crucial saber como promovê-los e convencer os clientes em potencial a escolhê-los.

Ter pessoal altamente qualificado também pode não ser suficiente para manter os clientes. Há uma ampla gama de salões e serviços para escolher, e é por isso que os clientes precisam ser bem atendidos e incentivados a continuar voltando. Apenas esperar por clientes dificilmente trará resultados e tende a não ser uma forma efetiva para conquistar sua fidelidade.

É por isso que o seu salão precisa ser equipado com um software para gestão de salões adequado e com ferramentas embutidas para melhorar a comunicação com os clientes. Comece com lembretes automáticos por SMS e e-mail, campanhas de e-mail marketing, integração de mídia social ou até mesmo recursos mais avançados como um programa de fidelidade personalizável ou automação de marketing.

5. Subestimar a importância das recomendações

Clientes de salões de beleza comumente baseiam suas escolhas em avaliações on-line ou recomendações de seus amigos. Infelizmente, muitos salões não incentivam seus clientes a escrever avaliações, perdendo uma oportunidade de promover seus serviços e obter mais clientes.

O que é surpreendente, considerando quantas maneiras existem para encorajar os clientes a compartilhar suas opiniões e boas experiências. Uma maneira seria lançar um programa de fidelidade que recompensa os clientes por recomendarem o salão aos seus amigos ou apenas por escreverem avaliações. Outro seria o uso de um sistema de reservas online que envia aos clientes solicitações de avaliação automática por e-mail.

Tais avaliações podem ser publicadas posteriormente em sites e mídias sociais. Por que não compartilhar o que seus clientes felizes e satisfeitos têm a dizer sobre o seu salão? Não é isso que as empresas mais bem sucedidas fazem?

Teste Versum Grátis

Quer aproveitar poderosas ferramentas de automação de marketing e outros recursos valiosos que ajudarão você a expandir seus negócios? Experimente Versum, o software de salão de beleza confiado por milhares de profissionais de beleza.

[Total: 3    Média: 4.3/5]