Como aumentar os preços em seu salão sem perder clientes

Preços salão de beleza

Aumentar os preços dos serviços em seu  salão de beleza é um tópico difícil. Por um lado, os profissionais de beleza tendem a se encorajar a fazê-lo, argumentando que você deve sempre cobrar seu valor (o que é verdade!). Por outro lado, muitos proprietários de salões e especialistas individuais têm medo de perder seus clientes, pois sabem que, para muitas pessoas, o preço é um dos fatores mais (se não o mais) importante na escolha de um local para arrumar os cabelos, unhas ou sobrancelhas. Existe uma maneira de aumentar seus preços sem prejudicar o seu negócio de beleza? Qual deve ser o tamanho do aumento e qual a melhor maneira de anunciá-lo?

Como saber se é hora de aumentar os preços de seu salão de beleza

Os preços, em geral, estão subindo

Vamos começar com um fato severo, mas inevitável: o custo de vida aumenta anualmente devido à inflação. O que tem sido um preço razoável há um ou dois anos atrás pode não ser mais relevante hoje. Isso faz com que o seu custo de vida, o de toda a sua equipe e também o custo de seus produtos subam. Portanto, se os custos operacionais estiverem subindo, é lógico que os preços em seu salão de beleza subam junto com eles.

Você percebe perdas financeiras graduais de origem desconhecida

A execução e análise de relatórios detalhados sobre as finanças da sua empresa é vital, pois permite que você observe mudanças rápidas e graduais no desempenho dela. Perceber uma interrupção no fluxo de caixa e descobrir o motivo por trás disso em um estágio inicial é a única maneira de reter uma crise que está por vir. Portanto, tenha uma ferramenta que forneça estatísticas detalhadas sobre as operações do seu salão.

Quando você possui essas estatísticas e observa uma ligeira diminuição inegável de suas finanças, e não encontra outra causa possível para essa situação, é possível que os preços em seu salão de beleza sejam inadequados, considerando os custos incorridos.

Parece que faz muito tempo desde que você aumentou os preços em seu salão de beleza

Você se lembra quando foi a última vez que atualizou os preços dos serviços de seu salão de beleza? Um ano atrás? Dois anos? Você não se lembra? Ou talvez seus preços não tenham mudado desde que você começou a operar? Se você se identifica com qualquer um desses casos, provavelmente é o momento certo para começar a pensar em cobrar mais, em cobrar o preço justo.

Você melhorou a qualidade de seus serviços (novas certificações, produtos mais caros, equipamentos avançados)

Quando os preços em seu salão de beleza estão inadequados nem sempre significa que você os configurou inicialmente incorretamente, apenas a qualidade dos serviços melhoraram e sua lista de preços também deve ser alterado. O que funcionou um ano atrás pode não ser mais relevante, talvez você tenha comprado novos equipamentos, conquistado novas certificações, começado a usar produtos mais caros que garantem melhores efeitos, a oferecer serviços de nicho, ampliado o menu ou empregado pessoas que realmente enriqueceram seu salão. Lembre-se de que, ao pagar por seus serviços, seus clientes pagam por sua educação, conhecimento e excelência geral. As principais alterações (positivas) na qualidade da experiência que você fornece devem refletir-se nos seus preços.

Você oferece serviços de nicho

Não há como saber quais serviços são de nicho sem um contexto mais amplo. O que é considerado único para um local pode ser bastante comum para outro, portanto, qualquer coisa pode realmente ser considerada um nicho em determinadas circunstâncias. A regra geral é que, se você oferecer algo que outros salões (ou profissionais individuais) em sua área não oferecem, e houver uma demanda por esse serviço, você estará oferecendo um serviço de nicho valioso. E, ao fazer isso, você tem o direito de exigir um preço mais alto por isso.

Quanto você deve aumentar os preços de seu salão de beleza

Seja honesto com você mesmo

Tente avaliar seus negócios de maneira realista e objetiva. Deixe de lado a falsa humildade, bem como citações genéricas de motivação. Tente ver o seu negócio de beleza e estética pelo que é. Você entrega um valor real aos seus clientes? Seus serviços são competitivos? Você se importa o suficiente com o serviço ao cliente? Lembre-se de que você trabalha no setor de serviços, ou seja, sua experiência, educação e produtividade por si só não podem ser consideradas um valor comercial se não refletirem na satisfação de seus clientes. Você pode ter mais de vinte anos de experiência e entregar um trabalho medíocre. Você pode ter a educação mais impressionante e seu atendimento ao cliente pode ser terrível. Você pode ter uma gama extremamente ampla de serviços e não ser bom em nenhum deles.

Com tudo isso dito, sempre avalie seus negócios do ponto de vista de seus clientes. Analise os comentários que você recebe, positivos e negativos. Os clientes estarão dispostos a pagar mais se virem o valor do serviço pelo qual estão pagando, portanto, certifique-se que você cobra um preço justo pelo valor oferecido em seu salão de beleza.

Faça sua pesquisa, mas evite comparações diretas

A parte da avaliação não termina no seu treinamento ou no número de anos no setor. É necessário levar em consideração vários fatores, como despesas reais, economia local, horário de operação semanal e dias de operação anuais, salário mínimo vigente e assim por diante. É por isso que perguntar ao seu grupo favorito do Facebook para profissionais de cabelo e beleza como eles cobrariam o preço de um serviço simplesmente não funcionará a seu favor.

O que você pode fazer? Comece com uma análise de mercado local. Pesquise a economia e a concorrência de sua região, mas faça isso com cuidado. Quanto mais semelhante um concorrente seu é (estratégia operacional, número de funcionários, variedade e excelência de serviços), melhor é a fonte de comparação, embora você ainda precise manter distância.

Considere seu público-alvo

Quem são seus clientes? Acesse seu software de gestão de salão de beleza Versum para obter uma visão de seus clientes, você tem todas as informações sobre idade, sexo, histórico de compromissos, taxa de retenção e compras de seus clientes armazenadas na área de cadastro de clientes. Com essa ajuda, você poderá criar o perfil de clientes da sua empresa, sua persona, ou seja, uma descrição de um cliente médio dos seus serviços. Qual a idade deles? Qual é o sexo deles? Com que frequência eles visitam você? Quais serviços eles escolhem? Quanto dinheiro eles gastam em média? Eles compram no varejo? Ao analisar esses critérios, você poderá ver se um aumento de preço será ou não muito importante para o cliente médio e qual o valor que pode ser um ponto de ruptura para eles.

Como anunciar que você está aumentando os preços de seu salão de beleza

Informar sem a necessidade de defender

Ao aumentar seus preços, você não está fazendo nada de “errado” e, portanto, não tem que ficar se justificando. É melhor redigir uma mensagem de uma maneira que permita que seus clientes entendam sua decisão, mas você não deve agir como se estivesse pedindo perdão pelo que está fazendo.

A mensagem deve:

  • Ser breve, clara e compreensiva
  • Explicar o raciocínio por trás do aumento – lembre-se de que preço mais alto significa qualidade mais alta
  • Conter a hora exata do aumento

Seja franco sobre a mudança

Vamos começar com um fato importante: é de seu interesse garantir que os clientes estejam cientes da alteração de preço. Na pior das hipóteses, um cliente pode argumentar que você tentou ocultar o preço real e, portanto, não é obrigado a pagar a diferença.

  • É por isso que é melhor:
  • Informar seus clientes com antecedência – eles podem precisar reavaliar seu orçamento ou considerar opções alternativas e, sim, você deve a eles essa possibilidade. Avise com, no mínimo, um mês de antecedência.
  • Falar diretamente – quando você tiver um cliente em seu salão, conte-lhes claramente sobre a mudança que será feita (ou já feita).
  • Postar a atualização em todas as suas páginas de mídias socias e em seu site.
  • Exibir as informações ao redor da sua área de recepção.
  • Assim que o aumento entrar em vigor, atualize seu menu de preços em qualquer lugar imediatamente!

Dica: use o recurso de mensagens em massa no sistema Versum para enviar uma mensagem direto e elegante a todos os seus clientes.

Você vai perder clientes. É inevitável, cerca de 10% deles não serão remarcados após o aumento dos preços. No entanto, vale a pena perder alguns clientes, lembre-se de que nem todo mundo é seu alvo. E os novos preços compensarão rapidamente por você. Os ganhos com o aumento compensarão a perda de clientes e, na verdade, muitos deles voltarão a seu salão após tentar a concorrência e não ficarem satisfeitos igual ficam em seu salão.

Lembre-se de acompanhar suas estatísticas, elas serão o melhor indicador se seu aumento foi ou não efetivo. Um sistema avançado de gerenciamento de salões de beleza que fornece relatórios financeiros e permite que você se comunique diretamente com a sua base de clientes será o seu suporte mais eficaz durante o processo de ajuste de sua lista de preços. Adquira o seu hoje e veja que mudança isso faz!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]