Seus clientes sumiram do seu salão? Reconquiste-os!

Seus clientes sumiram do seu salão? Reconquiste-os!

Nada faz você e a equipe do seu salão se sentirem mais derrotados do que perder um cliente valioso. A perda de um cliente pode dar-se por vários motivos como a falta de um fator “uau” após um tratamento ou produtos e serviços caros. No entanto, o mais frustrante, de longe, é não saber o porquê eles pararam de visitar sua empresa.

A maioria dos donos de salões de beleza odeia admiti-lo, mas o cliente sempre tem razão. Uma reclamação de um cliente geralmente não é suficiente para você alterar seus preços ou tratamentos. No entanto, se o mesmo problema está sendo observado por um número de clientes, ações apropriadas devem ser tomadas para que o negócio seja bem-sucedido.

Por quê clientes desaparecem e como mantê-los em seu salão

Em vez prestar atenção apenas quando os clientes deixam de aparecer em seu negócio, resolva esses problemas comuns e garanta que seu salão de beleza é a primeira opção!

Produtos e serviços caros

Este é de longe o mais comum na indústria de estética e beleza. Os clientes querem ficar deslumbrantes sem ter que pagar uma fortuna por isso. Eles muitas vezes mencionam que o concorrente é mais barato e que preferem ir para lá. Este é o momento perfeito para reagir, mas tenha em mente que seu objetivo é manter o cliente preso ao seu negócio.

Solução: mencione as certificações e os cursos que você fez, enfatizando seus conhecimentos, mas, para REALMENTE pegá-los de surpresa, pergunte o que eles gostariam de pagar pelo produto ou serviço. Agora é a hora de falar de negócios: se eles oferecem um preço razoável, aceitem a oferta, mas somente se trouxerem uma referência, que também receberá o mesmo desconto. Isso permite que seus clientes saibam que você é uma pessoa profissional e valoriza seus clientes fiéis.

Clientes difíceis de lidar

Há clientes que amam o seu trabalho e se sentem muito bem com a transformação deles, e há aqueles que simplesmente não estão satisfeitos, mesmo que você tenha feito de tudo para deixá-los impressionados. Tais clientes podem ser difíceis de satisfazer, e muitas vezes saltam de um salão para outro.

Solução: fale com o cliente e tente avaliar o motivo da sua insatisfação. As chances são de que eles podem ter escolhido o serviço errado (na indústria do cabelo, por exemplo, os clientes muitas vezes confundem ombres com sombres, resultando na situação mencionada). No entanto, se esse não for o caso, ofereça sugestões para ajudar a escolher o serviço certo para eles. Os clientes verão que você vai além, fornecendo recomendações especializadas para uma aparência e experiência exclusivas. Ter um lookbook é uma ótima idéia para clientes inseguros pois permite que eles decidam sobre um tratamento com o qual você esteja familiarizado.

Clientes que desaparecem

Os “clientes fantasmas” merecem sua própria seção neste artigo, pois são o grupo mais difícil de avaliar. Você provavelmente já fez com que um cliente reservasse um serviço, elogiasse o trabalho, deixasse uma gorjeta e até mesmo um depoimento e, de repente, eles desaparecem da face da Terra. Eles não atendem suas chamadas telefônicas ou e-mails e você começa a se preocupar com onde você errou. Em alguns casos, eles podem ter decidido sobre outra empresa, eles estão fora de férias, eles se mudaram ou estão ocupados demais para visitar novamente. Para não enviar spam para sua caixa de entrada, envie mensagens curtas e automáticas com a ajuda do recurso de automação de marketing do Versum.

Essa ferramenta permite que você envie uma mensagem automática para clientes que não reservaram uma visita com você há algum momento. Ela monitora as atividades de seus clientes, e envia mensagens no tempo certo, sem cometer erros.

O conteúdo de sua mensagem também deve dar ao cliente uma razão para visitar seu salão de beleza novamente. Fazer uma oferta de “volta ao salão” é um incentivo insatisfatório. Em vez disso, brinque com sua curiosidade e mencione que você e a equipe sentem falta do cliente e que você preparou um pequeno presente, resgatável no salão. O presente deve ser qualquer coisa, desde uma sacola de presentes, até um cartão de vale presente do salão. Lembre-se de que o presente deve impedir que o cliente suma de seu negócio novamente.

Atenção! Embora você deseje que os clientes desaparecidos reapareçam, lembre-se de que nem todos são seus clientes! Alguns podem ter mudado e encontrado outro negócio de beleza que atenda às suas necessidades, por isso, certifique-se de não importuná-los com muitas mensagens indesejadas. Se eles disserem que não estão interessados em suas ofertas, seria melhor parar de enviar mensagens para eles. As mensagens contínuas podem resultar em uma avaliação negativa do seu negócio.

Para reconquistar seus clientes, mantê-los em seu salão e atrair novos clientes, use o Versum, o melhor software para gestão de empreendimentos de beleza.

Teste Versum Grátis

[Total: 3    Média: 5/5]