Missão, visão e valores de um salão de beleza – como definir e exemplos

missão, visão e valores de um salão de beleza

Um salão de beleza é uma empresa e, como tal, deve ser bem estruturada e administrada para ter sucesso. É óbvio que, como uma empresa que faz parte da indústria de serviços de beleza e estética, há algumas características particulares de gestão deste tipo de negócio, porém, há vários outros princípios de gestão universais que devem ser utilizados. Entre eles, um princípio muito básico, e muitas vezes negligenciado por donos de salões, é o de estabelecer a missão, visão e valores de um salão de beleza em seu plano de negócios.

Estruturar visão, missão e valores de um salão de beleza ajuda seu negócio a ter um propósito, saber onde quer chegar e o que é importante se considerar para chegar lá. Assim, você pode fazer um planejamento para definir suas estratégias e atingir seus objetivos. Vejamos, então, como definir missão, visão e valores de um salão de beleza e também alguns exemplos.

Missão de um salão de beleza

O que exatamente é uma declaração de missão e por que você se importaria em escrevê-la? É uma breve e concisa declaração sobre o propósito de seu salão, a finalidade de sua existência, o porquê ele foi criado. É óbvio que seu salão existe para te dar lucro, porém, a missão de um salão de beleza expressa o propósito de seu negócio para a comunidade em que você atua. Sua missão pode incluir o tipo de serviços você fornece, quem é seu público e que vantagem competitiva seu negócio tem. A missão não é uma declaração comercial rígida, mas sim uma expressão da intenção do proprietário para a empresa que ele administra. Escrever a missão de seu salão de beleza ajuda a direcionar seus negócios para o caminho certo.

Diretrizes básicas para escrever a missão de um salão de beleza

Comece com uma pequena análise. Sente-se, pegue um pedaço de papel e uma caneta e pergunte-se:

  • Por que faço o que faço? Por que sou proprietário de um salão de beleza? O que me fez começar meu próprio negócio?
  • Quem são meus clientes? Quais são as prioridades deles quando vão ao meu salão? Do que eles gostam e não gostam nos meus negócios? Que tipo de relacionamento eu quero manter com eles?
  • Que imagem eu quero transmitir? Qual é a minha marca? Como faço para apresentar minha empresa nas mídias sociais?
  • Como meu negócio se difere dos outros da indústria? Quais são as minhas vantagens comerciais? Meus preços são competitivos?
  • Qual é o nível de qualidade dos serviços prestados? Eles são excelentes ou estou fazendo alguns compromissos em nome da redução de preços?
  • Como uso meu capital? Eu invisto em produtos, suprimentos, tecnologia, marketing? Quais são minhas prioridades de gastos?

Ao concluir o estudo, você pode começar a transformar as respostas em uma declaração completa. Não se alongue muito, poucas frases (até mesmo apenas uma) são suficientes. Evite ser muito geral, a maioria dos salões declara como missão que deseja “prestar serviços da mais alta qualidade aos seus clientes”, sem especificar mais detalhes. Esse tipo de declaração não diz nada, pode ser aplicado a quase todos os salões de beleza existentes. Deixe a personalidade do seu salão brilhar nessas poucas frases. Todos podem escrever uma boa missão, isso consiste em criar uma declaração que seja bem escrita, única para o seu salão de beleza e que coincida com os valores que você representa todos os dias.

Além disso, é importantíssimo ser realista com sua declaração de missão. Não minta para si mesmo, escrevendo que sua missão é a mais alta qualidade, independentemente do custo, se você quiser oferecer preços competitivos. Sua declaração de missão não o ajudará se for mais sobre o salão que você deseja administrar, em vez de um salão que você realmente administra. Não é que você não possa representar em sua missão aquilo que você almeja, você pode sim, mas leve em consideração o estado de desenvolvimento, resultados, ambiente de negócios e reputação de seu salão, encontrando o meio termo perfeito entre sua realidade e suas aspirações.

Exemplos de missão:

É sempre mais fácil criar sua própria declaração depois de ser inspirado por outras fontes, como em um exemplo de missão de salão de beleza bem escrita! Aqui estão alguns ótimos exemplos de missões escritas por cabeleireiros e outros profissionais donos de salões:

Oferecer tratamentos de beleza de alta qualidade, feitos por profissionais altamente treinados e qualificados, em constante melhoria.

Atender nossos clientes com excelência, com dedicação e atenção excepcionais para satisfazê-los. Esperamos que eles se sintam bem em nosso salão e saiam com a auto-estima maior do que quando entraram.

Atender cada cliente de forma personalizada, para que eles se sintam especiais e para que possamos realçar a beleza única de cada um.

A visão de um salão de beleza

A visão de um salão de beleza, por sua vez, representa um objetivo de estado futuro do negócio, ou seja, onde se deseja chegar, o que se quer alcançar com sua empresa. Diferente da missão, que é criada com o propósito de durar muitos anos, a visão de uma empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode (e deve) mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra, ou conforme ela seja atingida.

Diretrizes básicas para escrever a visão de um salão de beleza

Para estruturar a visão de seu salão de beleza, busque responder às seguintes perguntas:

  • O que quero que meu salão se torne?
  • Onde quero que meu salão chegue?
  • Em qual direção devo direcionar meus esforços e de minha equipe?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • O que eu estou ajudando a construir?
  • Em quanto tempo gostaria de atingir essa visão? 2, 5, 10 anos?

Uma dica incluir tanto aspiração como inspiração na visão de seu salão de beleza. A aspiração é o “algo” que você deseja que seu negócio se torne e é importante que sua aspiração inspire você e sua equipe, que esse “algo” valha a pena e seja possível ser concretizado. Ou seja, sua visão deve ser objetiva e inspirar sua equipe para atingi-la.

Exemplos de visão:

Ser referência em mechas e coloração em minha cidade.

Atender clientes de todas as faixas etárias e para todos os tipos de tratamentos capilares.

Criar uma segunda unidade (ou franquia) de meu salão em outra cidade (bairro).

Seguir como referência em visagismo e corte de cabelos e lançar uma linha de produtos cosméticos, complementares aos meus serviços, com marca própria.

Os valores de um salão de beleza

Os valores de uma empresa não são muito difíceis de serem compreendidos, pois todos nós, como seres humanos, seguimos alguns valores de acordo com nossa criação e educação, com aquilo que acreditamos. Empresas seguem o mesmo princípio, no entanto, com relação às atividades corporativas desempenhadas por elas. No caso dos valores de um salão de beleza, ele representa, muitas vezes, o comportamento e a ética profissional de seu proprietário.

A missão representa o propósito de um salão e a visão onde o salão quer chegar. Para atingir tal visão, uma série de estratégias podem ser traçadas. Tais estratégias, no entanto, são pautadas pelos valores de um salão de beleza, que são os princípios, as regras que devem ser respeitadas para que seu negócio atinja seus objetivos de forma íntegra e sustentável.

Diretrizes para escrever os valores de um salão de beleza

Ao definir os valores de seu salão de beleza, não se restrinja apenas a conceitos universais como respeito, confiança, integridade, comprometimento, entre outros. Estes valores são obviamente, importantes, porém, de certa forma, são valores pré-concebidos e esperados em qualquer relacionamento pessoal e profissional que temos, não são diferenciais, ou seja, é o mínimo que se espera de uma pessoa ou empresa.

Assim, além disso, busque responder a estas perguntas:

  • Como os clientes são atendidos e tratados em meu salão?
  • Como os membros de minha equipe são tratados?
  • Como meus fornecedores são tratados?
  • Como meu salão interage e trata a comunidade onde está inserido?
  • Quais atitudes eu e minha equipe devemos ter para criar a atmosfera que desejo e atingir os objetivos em meu salão?
  • Como resolver conflitos em meu salão?
  • Como abordar questões legais na conduta de meus negócios?

Exemplos de valores:

Atender todos os clientes com respeito e profissionalismo para atingir os resultados esperados por eles.

Valorizar cada membro da equipe e investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Honrar os compromissos com meus fornecedores e buscar o crescimento mútuo.

Contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade na qual atuamos.

Trabalhar em harmonia e buscar ter sempre um sorriso sincero no rosto para contagiar nossos clientes com essa atmosfera positiva.

Resolver conflitos de forma justa, imparcial e envolver clientes apenas se estritamente necessário.

Respeitar a legislação comercial e trabalhista sob qualquer hipótese.

Estruturar missão, visão e valores de um salão de beleza pode parecer algo desnecessário, mas a verdade é que é um processo importante, rápido e que ajudará muito sua empresa a traçar planos e estratégias para atingir seus objetivos. Com estes conceitos definidos e um plano estratégico estruturado, é importante que você administre seu negócio de forma consistente para manter-se na linha e atingir seus objetivos como planejados. Assim, sua melhor opção é usar um software de gestão e agenda para salão de beleza, como o Versum, que automatiza vários aspectos da gestão de seu salão, permitindo que seu negócio seja administrado de forma fácil e eficiente enquanto você se otimiza seu tempo e se concentra em atender suas clientes e crescer.

Teste Versum Grátis

[Total: 12    Média: 4.5/5]