Como incentivar clientes a deixarem avaliações de seu negócio?

Como incentivar clientes a deixarem avaliações de seu negócio?

A Internet é uma incrível fonte de informação. Graças ao Google, é fácil encontrar um salão de beleza que atenda às expectativas em relação à localização, preços ou variedade de serviços. No entanto, há mais uma informação disponível nas profundezas da internet que pode afetar a decisão final do seu potencial cliente como nenhuma outra: as avaliações dos clientes.

Evidentemente, as recomendações orais – o famoso boca a boca –  não podem ser superestimadas, uma vez que é mais provável seguir a opinião de alguém que conheça pessoalmente. No entanto, a maioria das pessoas apenas procura o que precisa no navegador e leva as classificações que considera muito seriamente.

Portanto, é importante prestar atenção também às avaliações online do seu salão. Infelizmente, os clientes tendem a ser muito mais expressivos quando se trata de coisas que eles não gostaram do que coisas que eles apreciaram. Existe alguma maneira de encorajar educadamente seus clientes a compartilhar sua ótima experiência online? Sim, saiba como abaixo!

Converse com sua equipe

Pode parecer muito óbvio, mas antes de convencer seus clientes, você tem que convencer sua equipe. Afinal de contas, são eles quem têm mais contato com os clientes e, muitas vezes, boas relações com eles também. Motive seus funcionários a incentivar os clientes a deixar seus comentários. O funcionário mais bem-sucedido deve ser recompensado por seus esforços. Isso também pode ser uma ótima maneira de qualificar um funcionário para o prêmio de funcionário do mês.

Recompense uma opinião construtiva

A ideia de fornecer benefícios materiais para uma revisão positiva soa incompleta (na melhor das hipóteses). Além disso, ninguém realmente acreditará em opiniões escritas sob tais circunstâncias. Existe alguma maneira de usar essa técnica e não soar como desonestidade? Sim, certifique-se de sempre recompensar opiniões construtivas, e não as de vagos elogios. Deixe bem claro no seu site e na mídia social que você é mais do que feliz em recompensar a honestidade e a disposição de seus clientes em ajudar você a melhorar. Essa abordagem dá a impressão de que você é realmente um profissional.

É claro que a revisão pode ser totalmente positiva e honesta ao mesmo tempo, mas certifique-se de destacar comentários que digam mais do que apenas algumas palavras genéricas de adoração. Há uma grande diferença entre “Jorge é o melhor quando se trata de colorimetria, ele sempre sabe o que eu estou procurando e os tons que ele dá aos meus cabelos são sempre perfeitamente equilibrados. Amo o conforto geral e a atenção que recebo no salão” e “Este salão é o melhor, eu amo tudo”.

Você pode dizer “obrigado” aos autores de tais comentários construtivos com descontos em seu próximo tratamento, um serviço adicional gratuito durante a próxima visita ou um pequeno presente. Estes comentários e avaliações bem escritos ficam disponíveis na sua página de reservas online do Versum para todos verem, mas certifique-se de compartilhá-los em mídias sociais. Isso gera confiança e fidelidade do cliente porque isso mostra que a opinião deles realmente importa.

Mais uma vez, graças a uma ferramenta de gerenciamento de salão, como o Versum, você pode observar qual cliente deu a você uma revisão tão boa, e até acompanhar qual tratamento causou uma reação tão entusiasmada e quem a executou.

Incentive seu cliente a tirar uma selfie

Sim, você leu certo. Selfies podem ser uma recomendação visual incrível! Pode atingir um público extremamente grande (em alguns casos, incomparável de qualquer forma ao que seu site sozinho pode alcançar) e é muito sugestivo, afinal, as palavras não são tão persuasivas quanto ver o resultado incrível de um tratamento de beleza com seus próprios olhos.

Se o trabalho que você fez é realmente ótimo, os clientes mais ativos na mídia social provavelmente mostrarão aos seus seguidores do Instagram ou do Facebook sua nova maquiagem, cabelo ou unhas sem qualquer incentivo adicional. Infelizmente, eles podem não incluir o nome do salão na descrição, então você não está ganhando nada. No entanto, existem maneiras de induzir esse tipo de comportamento. Por exemplo, você pode prometer que cada selfie marcada será postada novamente na conta do salão e que o autor receberá um desconto no próximo tratamento.

Você pode até considerar a implementação de uma estação de selfie em seu salão. Isso é um atrativo a parte para jovens da Geração Z, a tentação de obter uma selfie perfeitamente iluminada e organizada (e, consequentemente, muita atenção e likes para o cliente e para seu salão) pode ser impossível de resistir!

Envie um lembrete bem-humorado

Muitos clientes, embora muito impressionados com a qualidade do serviço recebido, rapidamente se esquecem de deixar um comentário. É compreensível, eles têm centenas de outras coisas em suas mentes. Mesmo que tenham pensado em fazê-lo, quando chegarem em casa, já estarão focados em outras coisas. É por isso que é crucial enviar um lembrete.

Um bom software de salão de beleza permite que você envie mensagens personalizadas para clientes escolhidos. Versum suporta e-mail e SMS, o que torna uma ferramenta perfeita para alcançar todos os clientes. Em uma mensagem tão curta, você pode explicar quanto valoriza sua opinião e informá-los sobre uma possível recompensa. O Versum também permite que você faça anotações sobre cada cliente em particular no cadastro de clientes, para que você possa agrupar cada um adequadamente para receber uma mensagem específica ou enviar uma mensagem apenas ao cliente pretendido.

Lembre-se sempre de agradecer, tanto pelos comentários positivos quanto negativos. Não pense em excluir opiniões desagradáveis, pois isso pode sair pela culatra e causar ainda mais danos. Em vez disso, expresse sempre sua preocupação, peça ao cliente desapontado mais detalhes, mostre sua preocupação com sua insatisfação e que está empenhado em melhorar. Ofereça também uma compensação, por exemplo, na forma de um desconto. Ser educado, calmo e empático pode transformar um cliente que fez uma reclamação em um satisfeito e trazer para você um cliente verdadeiramente fiel. Lembre-se de marcá-los no seu sistema Versum como um exigente!

No entanto, se uma resenha contiver palavras ofensivas ou ataques pessoais, você deve moderá-la. A honestidade é uma coisa boa, mas o assédio direto é outra. Você é proprietário de uma empresa, não um saco de pancadas. Seja respeitoso e cordial, mas também confiante e assertivo.

Mantenha seus serviços excelentes, não hesite em pedir comentários e avaliações honestas e confie em seu sistema Versum para ter certeza de que todo cliente satisfeito será lembrado de dizer como seu salão e bom e de expor essa recomendações positivas para atrair novos clientes!

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 5/5]