Plano de marketing, publicidade e propaganda para SPA

Plano de marketing SPA

Ir no spa é uma verdadeira experiência de relaxamento, físico e mental. Você agenda um dia, e já começa a relaxar quando abre a porta da recepção e é impactado pela temperatura agradável, pela música ambiente relaxante e pelo cheiro de óleos aromáticos, os funcionários de recebem com muito cuidado e carinho e te fornecem tratamentos relaxantes e de altíssima qualidade; no final do dia você está descansado e re-energizado para voltar à rotina. No entanto, ir ao spa não é assim tão relaxante para todo mundo, afinal os donos e gerentes de spa vão ao spa para trabalhar muito. Administrar um spa não é tão fácil e relaxante quanto pode parecer, você precisa cuidar de dezenas de tarefas administrativas e uma das mais importantes delas é o plano de marketing, publicidade e propaganda de seu spa, pois este é essencial para atrair mais clientes e, consequentemente, mais faturamento e lucro.

Por isso, vamos te ajudar a criar um plano de marketing, publicidade e propaganda de spa em 6 etapas que trabalhará a favor de seu negócio. Vamos lá!

1. Análise da situação da empresa

Primeiramente, é preciso ter total ciência da situação de seu negócio. Para isso, responda a algumas perguntas como:

  • Qual é a marca de meu negócio e o que ela representa?
  • O que meu spa oferece? Qual é o principal produto/serviço oferecido?
  • Qual é o diferencial de meu spa? O que faz ele ser escolhido em detrimento de meus concorrentes?
  • Qual é o valor e o preço de meus produtos/serviços? Abaixo, na média ou superiores ao mercado?
  • Quem são meus clientes atuais e quem quero que sejam meus clientes daqui para frente?
  • Como meu negócio pode ser encontrado (fisicamente e online)?
  • Qual é a situação financeira de meu negócio no curto e no longo prazo?

Além disso, é importante fazer uma análise da situação interna e externa da empresa. Para tal, faça uma Análise FOFA (do inglês, análise SWOT), em que você analisa quais são as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em relação a seu negócio. Essa análise é excelente para avaliar no que você é bom, como você pode aproveitar oportunidades para crescer e evitar que ameaças atinjam seu negócio.

Com uma visão geral da situação em que seu negócio se encontra e qual a perspectiva de futuro, ficará muito mais fácil seguir para os próximos passos do plano de marketing, publicidade e propaganda de spa, como definir seus objetivos, público-alvo e estratégias e táticas.

2. Definição de objetivos do plano de marketing do SPA

Após ter a situação de seu spa definida, o próximo passo para o plano de marketing é definir os objetivos de seu negócio, ou seja, analisar onde você quer chegar, o que você quer atingir em seu negócio. Então, é preciso definir objetivos de marketing que ajudam a atingir os objetivos de negócios. Aqui, portanto, é importante serem definidos objetivos dentro de duas categorias: objetivos de negócio e objetivos de marketing.

Os objetivos de negócio são, majoritariamente, macro objetivos comerciais, mensuráveis no curto prazo, e ligados aos principais indicadores do negócio, como: aumentar o faturamento em relação ao ano/mês anterior; ganhar participação de mercado; entrar em um novo mercado; entre outros.

Os objetivos de marketing, por sua vez, são aqueles objetivos menores que fazem com que seja possível alcançar os objetivos de negócio. São estes os objetivos que buscaremos alcançar com o as estratégias e táticas de propaganda e publicidade do plano de marketing para spa. Ao definir os objetivos de marketing, considere utilizar a metodología SMART:

  • (S – Specific) Específico: tenha um escopo bem específico e saiba exatamente o que quer alcançar. Por exemplo, conseguir mais clientes de massagem linfática.
  • (M – Measurable) Mensurável: é fundamental que você possa medir os indicativos de seu objetivo, quantitativamente (recomendável) ou qualitativamente.
  • (A – Achievable) Alcançável: seu objetivo deve ser viável e alcançável, não adianta estabelecer uma meta impossível de atingir.
  • (R – Realistic) Realista: seu objetivo tem que ter sentido, deve ser algo com um impacto real para o desenvolvimento da sua empresa.
  • (T – Timely) Limitado temporariamente: seu objetivo deve ter uma data máxima, um limite, para ser atingido e, também, um tempo definido para a execução das estratégias e táticas.

Um exemplo de objetivo SMART seria dobrar o número de clientes de massagem linfática em 1 ano, ou conseguir 1000 novos seguidores no Instagram em 5 meses. Veja que o escopo destes objetivos é específico, são de fácil mensuração, são alcançáveis, fazem sentido para o negócio e estabelecem um prazo para seu cumprimento.

3. Público-alvo

É crucial determinar quem é (ou quem são) o público-alvo de seu spa e, consequentemente, de suas ações de marketing e propaganda. Você deve ter, no mínimo um público-alvo, que é aquele para quem você já oferece seus produtos e serviços. Caso você tenha o objetivo de expandir seu negócio para outros mercados adjacentes, você terá mais um público-alvo e este será diferente de seu público-alvo atual. O indicado é que você tenha, pelo menos, um público-alvo para cada objetivo de marketing.

Ao definir seu público-alvo, a principal pergunta a responder é “Quem eu quero atingir com esta campanha de marketing?”. Várias perguntas ajudam a responder esse questionamento:

  • Quero atingir homens e/ou mulheres?
  • Onde estão localizados? Em minha cidade/bairro ou na região?
  • Meus clientes em potencial são de qual faixa etária?
  • Quero falar com pessoas casadas e/ou solteiras? Com pais?
  • Qual a profissão e/ou nível de estudos de meus clientes em potencial?
  • Quero falar com um público que tem uma renda mensal de cerca de quantos reais por mês?
  • Quais são as características do meu público? Que lugares eles frequentam? Onde buscam informações e entretenimento? Onde costumam gastar seu dinheiro?

Um exemplo de público-alvo para o objetivo de dobrar o número de clientes de massagem linfática em 6 meses é: mulheres, de 30 a 50 anos, que moram na mesma cidade do spa, podem ser solteiras ou casadas, trabalham em tempo integral em escritórios (constantemente sentadas), com uma renda mensal de pelo menos 2 salários mínimos por membro da família (para que consiga agendar uma sessão de massagem por semana), que busca levar um estilo de vida saudável mas tem dificuldade por conta da rotina pesada, frequentam restaurantes com a família e aulas de dança ou ginástica na academia, buscam informações e entretenimento online em sites e mídias sociais.

Assim, veja que ao responder essas perguntas, você consegue definir seu público-alvo com detalhes e traçar melhores estratégias e táticas para usar seu orçamento da melhor forma para atingi-los.

4. Orçamento do plano de marketing do SPA

O orçamento de um plano de marketing, propaganda e publicidade de spa varia muito do tamanho do spa e perfil do dono ou gerente do negócio. No entanto, empresas que dependem bastante de marketing, como as da indústria de serviços de beleza, da qual os spas fazem parte, costumam investir entre 5% e 10% de seu faturamento em marketing, dependendo dos objetivos de crescimento e necessidades do negócio. Uma vez definido um orçamento global para o plano, você precisa definir orçamentos específicos para cada objetivo e cada campanha, de acordo com suas prioridades. É essencial que o orçamento também seja o mais detalhado possível, deixando claro quanto será investido para cada objetivo, para cada campanha dentro do objetivo e para cada ação dentro de cada campanha.

5. Estratégias e táticas

Estratégias são conjuntos de decisões que ditarão as táticas a serem aplicadas e têm como finalidade desenvolver os objetivos de marketing estabelecidos. Uma das principais decisões estratégicas é a definição de utilização de marketing tradicional ou marketing digital.  Após essa definição, precisa-se definir, estrategicamente, quais canais de marketing serão utilizados; por exemplo, anúncios em jornais e panfletos (marketing tradicional) ou anúncios por meio de mídias sociais ou até mesmo o uso de um software para spa, como o Versum, com funções de marketing por mensagens de texto e e-mail, automação de marketing e programa de fidelidade de cliente (marketing digital). É importantíssimo considerar o público-alvo ao definir sua estratégia, afinal, você precisa escolher a melhor estratégia para atingi-los com o menor custo.

Táticas são aquelas decisões relacionadas a como as tarefas serão feitas, são bem específicas e mais facilmente visualizadas no dia-a-dia. Por exemplo, a escolha de publicar um anúncio no jornal da cidade todo domingo na sessão de bem-estar e saúde (marketing tradicional) ou a decisão de criar posts diários e anúncios pagos em suas mídias sociais e enviar mensagens de SMS para clientes que não voltaram a mais de um mês a seu spa (marketing digital).

6. Execução

Chegou a hora de botar o plano em prática. É neste momento que você define a mensagem e o tom de sua comunicação e vale a pena ressaltar que você deve comunicar-se de forma coerente com o estilo de seu negócio e que seu público-alvo entenda. É aqui também que você cria todas as campanhas (os panfletos, os posts e anúncios nas mídias sociais, as mensagens de texto e e-mails em seu software de gestão de spas do Versum, etc.) e as executa, ou seja, faz com que elas cheguem até seu público-alvo.

É recomendável que você tenha um calendário de execução de seu plano de marketing e publicidade para spa com um ano (ou pelo menos 6 meses) de duração, para que você garanta o orçamento distribuído ao longo do ano e se planeje para estar sempre presente na mídia para seu público, afinal, como diz o ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” e você precisa ser visto, lembrado e frequentado por seus clientes.

Durante a execução, também é importantíssimo que você faça uma mensuração frequente dos resultados e indicadores de cada objetivo. Só assim você saberá seu suas estratégias, táticas e campanhas estão funcionando e, caso não estejam, poderá alterá-las e otimizá-las.

Nós todos somos parte da indústria de beleza e estética e sabemos como o marketing é importante para o crescimento de nossas empresas. Se você ainda não tem um plano de marketing (ou já tem mas precisa melhorá-lo), siga nossos passos acima e você, com certeza, verá resultados já dentro de alguns meses. No entanto, não pare no marketing e profissionalize toda a gestão de seu spa com o melhor software de gestão para spas do mercado, o Versum, usado e recomendado por mais de 46 mil profissionais de beleza e estética do mundo todo. Comece a usar o Versum grátis e melhore seu marketing, gestão e cresça seu spa!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]