Como escrever as políticas de seu salão (com exemplos)

Escrevendo políticas de salão

Políticas de salão de beleza são um conjunto de regras que definem limites e procedimentos relacionados ao comportamento de seus clientes. Elas permitem que você mantenha um ambiente seguro, organizado e justo, que beneficie não apenas você e sua equipe, mas também seus clientes. Políticas de salão bem escritas garantem a lucratividade da sua empresa, diminuem significativamente o risco de acidentes, dão aos seus funcionários procedimentos claros para seguir e, finalmente, poupam você e sua equipe de muito estresse.

Quais tópicos suas políticas de salão devem cobrir? Como você deve escrever e exibi-los? E como você pode executar suas novas regras, para que seus clientes as sigam? Veja a seguir.

Atrasos

Chegar 5 minutos atrasado não é um grande problema para a maioria dos salões. Mas, se o cliente está 30 minutos atrasado e acabou de chegar tranquilamente com um café na mão, isso é um problema. O profissional deve ficar de prontidão, em marcha lenta até que o cliente chegue e o tempo para realizar o serviço é encurtado, o que coloca uma pressão imensa na qualidade do resultado. Além de comprometer a qualidade do serviço, atrasos graves podem resultar em confrontos com o horário agendado pelo próximo cliente. É um pesadelo.

Exemplo de política para atrasos:

A fim de respeitar o tempo de nossos clientes e de nossa equipe, pedimos que você chegue a tempo para sua consulta. Clientes com entre 15 e 30 minutos de atraso serão cobrados uma taxa e clientes que chegarem mais de 30 minutos atrasados ​​perderão o compromisso original e serão remarcados.

Cancelamentos tardios

Pior do que as chegadas tardias, os cancelamentos tardios fazem com que você realmente perca dinheiro, pois fica com pouco tempo para preencher sua agenda com outro serviço no horário da reserva perdida. Às vezes, os clientes precisam cancelar a consulta, e  não há problema algum, desde que informem você com uma razoável antecedência. Não se esqueça de considerar as diferenças entre o cancelamento de um compromisso agendado com antecedência e outro reservado no mesmo dia, portanto, verifique se sua política trata esses casos separadamente.

Exemplo de política para cancelamentos tardios:

Nós entendemos que emergências acontecem. Se você precisar cancelar sua consulta, nós simplesmente pedimos que você nos notifique sobre quaisquer cancelamentos ou reagendamentos com pelo menos 24 horas de antecedência à consulta. Se a reserva foi feita no mesmo dia, avise-nos pelo menos 3 horas antes. Os cancelamentos que violarem essas regras implicarão a cobrança de uma taxa de cancelamento, a qual será acrescentada ao seu próximo compromisso.

Clientes que marcam e não vão

Este é o pesadelo de todos os donos de salões de beleza, são casos frustrantes de clientes que nunca aparecem para as visitas reservadas e não dão nenhuma explicação. Uma vez em que isso acontece pode ser perdoado, pois errar é humano, mas você deve ser mais insistente com os notórios. Para tais casos, ative pré-pagamentos no seu Versum ou proíba esses clientes de fazerem agendamentos online.

Exemplo de política para compromissos perdidos:

No caso de perder o seu compromisso, você será cobrado com uma taxa de 25% do serviço perdido, que será adicionada ao seu próximo compromisso. Além disso, a reserva da sua próxima visita exigirá o pagamento de um depósito não reembolsável no valor de 25% do serviço que você deseja reservar. Dois ou mais compromissos perdidos, sem justificativa, levam o cliente a ser banido do salão.

Garantia de serviço e reembolso

Uma garantia de serviço é frequentemente usada como garantia da qualidade do tratamento. Para o seu salão, você pode definir uma política de garantia de serviço que oferece compensação em caso de falha no tratamento. Assim, você dita a forma de compensação e o prazo no qual ela pode ser solicitada.

Exemplo de política de garantia de serviço:

Sua satisfação é nossa maior prioridade. Se você não estiver completamente satisfeito, informe-nos durante o tratamento ou em até 48 horas após a realização do seu serviço. Estamos empenhados em analisar cada caso, fazer as correções necessárias e, se houver uma falha do nosso lado, oferecer a você um reembolso.

Histórico de saúde

Você deve sempre começar a consulta perguntando a um cliente sobre seu histórico de saúde e anamnese (alergias), isso protege tanto o cliente quanto você. Alguns serviços podem causar possíveis complicações de saúde, como reações alérgicas, por isso, é aconselhável recusar a realização de um tratamento ou, pelo menos, modificá-lo. Este conhecimento irá ajudá-lo a agir em conformidade em caso de emergências, tais como convulsões súbitas. Se você estiver usando o Versum, certifique-se de incluir informações de saúde nos registros do cliente, pois cada membro de sua equipe pode fornecer serviços a esse cliente no futuro e, portanto, deve estar ciente de seu histórico de saúde.

Exemplo de política para complicações de saúde:

Para seu conforto e segurança, por favor, avise nossos especialistas se você tiver alergias, problemas físicos ou deficiências, ou se estiver grávida. Se sentir desconforto ou quaisquer outros sintomas durante o tratamento, por favor, informe imediatamente o profissional que está te atendendo. É obrigação e responsabilidade do cliente comunicar sobre condições de saúde passíveis de complicações.

Direito de recusar serviço

Embora severamente negligenciada, esta é uma política muito importante: ser capaz de se recusar a executar um serviço. Lembre-se de que você tem o direito de dizer “não” se um cliente se comportar de forma inadequada, estiver intoxicado, seu estado de saúde puder colocá-lo em risco ou não conseguir prever o efeito do tratamento. Essas condições o fará sentir-se desconfortável para realizar o serviço e você pode se recusar a atender tais casos para se preservar.

Exemplo de política para recusar serviços:

Nossa equipe de salão tem o direito de recusar o serviço a qualquer um que se comporte de maneira imprópria, esteja intoxicado ou que seu estado de saúde possa influenciar os efeitos do serviço.

Políticas Adicionais

Dependendo da sua postura, você também pode incluir políticas relacionadas a:

Políticas de salão bem escritas podem realmente ajudá-lo com as lutas diárias que você pode enfrentar em seu negócio. Lembre-se de exibir suas regras em um local visível em seu salão e em suas páginas online (site e mídias sociais). A aplicação de suas políticas será muito mais fácil se você tiver o software para barbearia Versum, pois você pode simplesmente ativar ou desativar opções específicas projetadas para ajudá-lo com o gerenciamento de pagamentos, reservas online e assim por diante. Tome seu tempo para pensar, anote cuidadosamente suas políticas de salão e obtenha o software de salão que irá ajudá-lo a colocar isso e muito mais em ordem!

Teste Versum Grátis

[Total: 5    Média: 3.8/5]