O que uma recepcionista de salão deve fazer

recepcionista salão de beleza

Elas estão na linha de frente quando se trata de lidar com clientes, servem café, doces e perguntam como está o dia dos clientes. Você sabe de quem estamos falando, não? De recepcionistas de salão de beleza, barbearias, spas e clínicas de estética. Embora algumas dessas tarefas não pareçam muito difíceis de realizar, elas são de extrema importância para um negócio de sucesso e são apenas algumas das muitas atividades designadas a recepcionistas. Então, o que exatamente caracteriza uma recepcionista perfeita?

Apresentar-se e receber clientes

Imagine que você é um cliente que vai pela primeira vez a um novo negócio de beleza. Você reservou um tratamento e, no dia e horário agendados, vai até o salão. Você entra no prédio e é recebido por alguém por trás da recepção do salão de beleza, que simplesmente olha para você e diz apenas “oi, irei avisá-lo quando o cabeleireiro estiver pronto para você” e volta a navegar na internet. Uma recepcionista em um salão de beleza com esse tipo de abordagem será uma mancha na sua reputação, especialmente se seus clientes têm grandes expectativas em relação aos seus negócios. Portanto, é crucial que a recepcionista saiba como se comportar adequadamente. Uma recepcionista perfeita deve concentrar toda sua atenção nos clientes quando eles entram no salão, especialmente os novos, pois essa é a chance ideal de transformá-los em clientes regulares! A recepção de um estabelecimento de beleza e estética é a primeira coisa que os clientes vêem quando entram no seu negócio. Portanto, garanta que eles sejam recebidos de braços abertos, recebam uma bebida para se sentirem mais confortáveis e sejam perguntados sobre o dia deles!

Ser parte do marketing e das vendas de seu salão

Além de tornar a recepção de clientes em seu salão de beleza perfeita, sua recepcionista também deve ter habilidades de marketing para salão. Como a recepcionista em um salão de beleza é a primeira pessoa a entrar em contato com o cliente, ela tem um papel importante a desempenhar. Uma recepcionista perfeita deve estar familiarizada com as promoções ativas do salão, os tratamentos mais recentes e os serviços complementares àqueles que os clientes estão recebendo, tudo para gerar mais lucro aos negócios. Simplesmente servir bebidas aos clientes e perguntar como está o seu dia não é suficiente! Enquanto o cliente estiver sentado e desfrutando de uma xícara de café, informe-o sobre suas ofertas mais recentes, mas certifique-se de que sejam complementares ao que serviço que eles reservaram. A recomendação de um corte de barba com desconto de 20% a uma senhora que reservou um balayage, provavelmente, não terminará com uma venda, mas um frasco de shampoo para conservar a cor e garantir que a balayage não desbote será, com certeza, algo que ela considerará comprar! Sua recepcionista pode e deve vender mais em seu salão.

Também é importante que a recepcionista conheça os processos dos tratamento e os retoques. Uma balayage não dura para sempre e o crescimento é inevitável; é por isso que incentivar os clientes a agendar sua sessão de retoque antes de sair do salão é outra grande oportunidade de obter lucro extra e vincular os clientes ao salão por mais tempo.

Manter-se organizada

Não importa se você é um cabeleireiro, artista de unhas, esteticista, barbeiro, gerente de salão ou recepcionista, manter-se organizado é um pré-requisito para garantir que cada um cumpra as tarefas atribuídas de acordo. Dependendo do salão, a recepcionista pode estar encarregada de gerenciar as visitas, a disponibilidade da equipe e os registros dos clientes, ou seja, tarefas de alta prioridade que devem ser realizadas com o máximo cuidado. Basta fazer uma reserva dupla de dois clientes para a mesma data, não enviar um lembrete de compromisso ou esquecer de marcar a alergia de um cliente em seu programa de cadastro de clientes e você terá muitos problemas. Além disso, há poucas chances de você encontrar um escritório de recepção em um salão de beleza e atender clientes insatisfeitos, você terá que lidar com isso na área de trabalho.

Para se manter organizado, as recepcionistas geralmente têm acesso ao software de salão como o Versum, que ajuda a manter todas as partes importantes do seu negócio organizadas e protegidas. O Versum tornará o trabalho da sua recepcionista muito mais fácil! Os compromissos são divididos entre a equipe, os lembretes automáticos são enviados por mensagem de texto ou e-mail e as anotações podem ser salvas em registros individuais do cliente, garantindo que tudo esteja onde deveria estar.

Sem recepcionista de salão de beleza? Sem problemas!

Temos plena consciência de que nem todas as empresas de beleza podem acomodar uma recepcionista, especialmente profissionais individuais e salões de beleza com espaço limitado – e isso não é um problema! Nenhum negócio de beleza ou estética é pequeno demais para ter um funcionário digital que o ajudará a gerenciar melhor as tarefas, gerenciar o calendário de compromissos e manter os registros dos clientes atualizados. A recepção em um salão de cabeleireiro administrada por um sistema digital pode funcionar tão bem quanto, se não melhor do que com sua contrapartida humana – mesmo antes da visita inicial do cliente, o sistema envia um lembrete automático de consulta e, depois que o cliente sai, ele recebe um solicitação de avaliação do serviço recebido. As informações sobre a visita são armazenadas automaticamente no registro individual do cliente, desde tratamentos e produtos adquiridos até fotos de “antes e depois” até formulários de fórmulas e alergias.

Veja como o Versum pode capacitar a recepcionista de seu negócio de beleza e estética ou até substituí-la totalmente! Comece seu teste gratuito do Versum hoje e gerencie seus negócios com facilidade!

Teste Versum Grátis

[Total: 4    Média: 4.3/5]