Salão de beleza cheio? Prepare-se para um final de ano com a agenda lotada

Salão de beleza cheio? Prepare-se para um final de ano com a agenda lotada

Como em todos as áreas, o setor de serviços de beleza e estética tem altas e baixas. Dezembro, no entanto, com a chegada do verão e das festas de Natal e Ano Novo,o movimento aumenta e seu salão de beleza deve ficar cheio. Barbearias, esmalterias, centros de estética e até spa não ficam de fora desta e também veem suas agendas lotadas. Em períodos como esse, você e toda sua equipe mal têm tempo para ir ao banheiro e, por isso, que é preciso se organizar para manter seu excelente nível de seus tratamentos e atenção ao cliente.

Preparamos um guia para você lidar com as adoradas temporadas de aumento do movimento em seu salão de beleza.

Salão de beleza cheio? Saiba prever com segurança

Quando há uma mudança climática em sua cidade, você se prepara com base na previsão do tempo! A mesma abordagem deve ser implementada ao se preparar para uma estação movimentada em seu salão: é preciso prever e se preparar. No entanto, lembre-se de que você nunca deve prever épocas de movimento em seu salão de beleza ou baixa com base em pressentimentos, pois preparar-se muito cedo ou muito tarde pode ter consequências desastrosas para os seus negócios. No seu sistema Versum, você pode gerar rapidamente relatórios de vendas de períodos anteriores, permitindo prever sua próxima temporada ocupada, com base em dados gerados anteriormente.

Se você fez alterações substanciais em seu negócio (seja na decoração ou na forma como o seu salão é administrado), é possível que a estação movimentada comece mais cedo ou seja até mais proveitosa. Se você já fez essas modificações durante a baixa temporada – veja nosso artigo sobre como tirar o melhor proveito de baixas temporadas – compare os números do mês atual com o mesmo período do ano passado e você observará aumentos significativos nas vendas, novos clientes ou lucros obtidos.

Prepare-se para a temporada com seu salão de beleza cheio

Bem, seus anos de experiência na indústria e sua intuição já te diziam, mas, como recomendado, você analisou seus dados de anos anteriores e pode prever com segurança que o final do ano, com as festas de Natal e Ano novo, será um período de alto movimento em seu salão. Assim, a contagem regressiva começou. Você está a apenas alguns dias ou semanas do início da estação movimentada. De fato, você e sua equipe já notaram um aumento nas vendas e em novos clientes. Agora, vem a parte difícil: preparar o seu salão! Concentre-se nesses três pontos para manter o alto nível de serviço quando seu salão de beleza estiver cheio:

  • Prepare sua equipe
  • Prepare seu estoque
  • Amarre os clientes ao seu negócio

Prepare sua equipe

Converse com sua equipe e prepare-a para a estação movimentada. Certifique-se de que todos estejam familiarizados com as tarefas atribuídas e saibam exatamente pelo que são responsáveis. Lembre-os que esta é uma temporada movimentada, mas de boa energia e que todos devem contribuir para manter uma boa atmosfera em seu salão para atender bem aos clientes e manterem-se energizados durantes as longas horas de trabalho, características do fim de ano em estabelecimentos de beleza e estética.

Seu calendário de compromissos do Versum também será útil aqui, pois permitirá que você evite agendar compromissos (até mesmo por meio de seu site personalizado para agendamentos) para os membros de sua equipe que estarão de férias, além de ajudar a distribuir as reservas igualmente entre outros funcionários. Não se esqueça de verificar se os membros da sua equipe o notificaram de ausências e férias para evitar situações difíceis e desagradáveis para você, sua equipe e seus clientes.

Dica: sua agenda já está lotada, mas é importante que você garanta que seus clientes compareçam aos horários agendados e seu salão de beleza esteja, de fato, sempre cheio. Por isso, use seu software Versum para enviar lembretes de compromissos automáticos por mensagens de texto SMS ou e-mail e reduzir o número de clientes que marcam e não vão em até 70%.

Prepare seu estoque

Um dos erros mais comuns que os donos de salões de beleza costumam cometer é não estocar produtos antes de uma estação movimentada, especialmente antes do Natal. Durante esse período, alguns fornecedores costumam fechar os negócios e você pode ficar sem alguns produtos essenciais.

É recomendável que você compre pelo menos duas vezes a quantidade média de estoque antes da estação movimentada e verifique se a data de vencimento não será tão cedo. Embora os proprietários de salões de beleza possam sentir que o excesso de investimento está consumindo muito do orçamento, os produtos que não forem usados em tratamentos ou vendidos durante o período de festas, podem ser vendidos com a mesma facilidade depois e, se necessário, podem ser vendidos com desconto ou até serem prêmios de seu programa de fidelidade. Imagine não poder fornecer sua famosa balayage rosa para as festas de fim de ano porque você está sem os produtos necessários, isso sim afetará seu negócio e seu bolso.

Amarre seus clientes ao seu salão

Mesmo antes da estação movimentada, você já deve pensar em maneiras de vincular os clientes ao seu salão, torná-los seus clientes fiéis, pois isso é crucial para o sucesso da sua empresa. Felizmente para você, você não precisa procurar muito. Dentro do seu sistema Versum, você tem os recursos do Programa de Fidelidade e da Automação de Marketing, os quais ajudam a manter os clientes voltando ao seu salão, mesmo após o período de alto movimento.

Ao ativar seu Programa de Fidelidade, seus clientes recebem pontos por cada ação que realizam em seu salão, desde reservar um tratamento e comprar um produto até recomendar sua empresa a um amigo ou deixar uma avaliação/comentário. Sua tarefa é fornecer recompensas tentadoras que os clientes vão adorar! Durante sua estação movimentada, incentive todos a participar do seu programa para receber ótimos prêmios.

Quando a empresa começar a desacelerar, você terá uma lista de clientes fiéis que estão ansiosos para visitar sua empresa e acumular mais pontos para ganhar ótimos prêmios! Assim, use seu sistema Versum para enviar mensagens de texto SMS ou e-mails para convidar seus clientes a visitarem seu salão de beleza no começo do ano e mantê-lo cheio. O sistema possui a função de segmentar quais clientes você quer contatar, assim, você pode enviar mensagens apenas para aqueles que fazem parte do programa de fidelidade, se quiser. Na mensagem você pode oferecer um desconto ou promover um dos prêmios oferecidos dentro do programa.

Além do Programa de Fidelidade, a outra ferramenta que vale a pena usar é a Automação de Marketing. Esse recurso funciona como um conjunto extra de mãos, ajudando você a fornecer atendimento ao cliente de alta qualidade. Durante sua temporada de alto movimento, é provável que você e sua equipe não tenham tempo para dar a devida atenção e  conversar com todos os clientes, mas a Automação de Marketing terá. Depois que seu cliente sair do salão, ele receberá uma notificação automática, agradecendo a visita e também incentivando o retorno. Depois de algum tempo, essa ferramenta continuará enviando mensagens na esperança de atrair esse cliente de volta aos seus negócios.

A calmaria depois da tempestade

O período das festas de final de ano é tão bom para negócios de beleza e estética que pode (e deve!) ser usado para manter seu salão de beleza ocupado no começo do ano, que é um período mais lento na indústria. Mas… como fazer isso?

Além de usar o Programa de Fidelidade e a Automação de Marketing de seu sistema Versum, venda Vales-Presente de Natal em seu negócio. Assim, você oferece uma ótima alternativa de presente para seus clientes darem a seus entes queridos. Além disso, e mais importante, essa estratégia é excelente para seu salão pois permite que você  tenha um bom nível de movimento em janeiro e fature por estes serviços já em dezembro.

Comunique seus clientes que você está vendendo vales-presente por meio de suas mídias sociais, principalmente Facebook e Instagram, além de oferecer seus vales-presente também a todos os clientes que visitarem seu salão durante este mês.

Dica: preparamos modelos de vales-presente natalinos personalizáveis com os dados de seu negócio para você vender durante a temporada e ter um natal ainda mais feliz em seu salão. Clique aqui para baixá-los.

Com as ferramentas e abordagem certas, você não apenas passa pelas épocas mais movimentadas do ano, mas também tem tudo o que precisa para se manter ocupado, mesmo durante os períodos mais baixos! Caso ainda não o use, comece a usar o Versum grátis e comprove os benefícios para seu negócio crescer em qualquer temporada.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]