Por que você não precisa de comanda para seu salão de beleza?

Comanda para salão de beleza

A tecnologia não para de avançar e revolucionar várias indústrias. No setor de serviços de beleza e estética não é diferente, várias tecnologias como cosméticos hipoalergênicos, unhas de fibra, micropigmentação, máquinas de laser e sistemas de gestão para salões de beleza têm feito com que os negócios que as utilizam se destaquem da concorrência. No entanto, nem toda inovação é tecnológica e nem todos os recursos são, exatamente, úteis. Por exemplo, seja ela digital ou de papel, a comanda para salão de beleza é uma invenção que não tem muita utilidade, além de não ser muito bem recebida pelos clientes.

Hoje, falaremos exatamente sobre a comanda, o porque ela não é necessária e qual a melhor solução para lidar com os pedidos de suas clientes no salão.

Afinal, o que é e para que serve uma comanda para salão de beleza?

Sabe quando você vai em um barzinho com seus amigos e cada uma recebe uma comanda (que pode ser de papel ou um cartão) onde o garçom anota os pedidos e, no final, você entrega a comanda no caixa e paga sua conta? Então, a comanda para salão de beleza segue este mesmo conceito, porém, invés de anotar “2 cervejas e 1 espetinho de frango” a comanda terá marcado os serviços e produtos que suas clientes compraram em seu salão, por exemplo, “1 sessão de mechas loiras e 1 pote de creme para hidratação profunda para cabelos tingidos”; ao final dos serviços, segue a mesma rotina, a cliente vai até a recepção, entrega a comanda para sua recepcionista e paga a conta. Assim, o funcionamento e a utilidade de uma comanda de salão de beleza é simples, nada mais é que um sistema de controle de pedidos, mas…  o que pensam suas clientes?

O que suas clientes acham de terem uma comanda em seu salão de beleza?

Clientes de salões de beleza, barbearias, esmalterias, spas e clínicas de estética vão a seus estabelecimentos favoritos com dois objetivos:

  • Ficarem mais bonitas (óbvio); e
  • Terem uma experiência ao mesmo tempo alto-astral e relaxantes.

Sim, o objetivo final (ficar mais bonita e ter um ganho de autoestima) é o que todos querem atingir, porém, o como você chega lá também é importante. Clientes de negócios de beleza e estética querem receber atenção, sentirem únicas e especiais e relaxar enquanto são atendidas em seu negócio. Portanto, tratá-las com uma comanda para salão de beleza, definitivamente, não é uma boa ideia.

Bares e restaurantes utilizam comandas pois é extremamente difícil controlar o grande volume de pedidos (vários clientes pedindo vários pratos e bebidas ao mesmo tempo). Por isso, é necessário utilizar este sistema. No entanto, quando você tem uma comanda, você é apenas mais um número, um código, um a mais para aquele estabelecimento.

Já em um salão de beleza, por exemplo, dificilmente você terá um número de clientes superior a 20 ao mesmo tempo. Além disso, é óbvio que cada cliente terá um profissional dedicado a fazer seu tratamento naquele momento, ou seja, negócios de beleza e estética trabalham, necessariamente, com atendimento individualizado. A grande maioria das clientes também vai ao salão (ou á clínica de estética) para fazer um ou dois tratamentos naquele dia e compram um ou outro produto de varejo, de forma que é fácil manter os “pedidos” sob controle. Assim, usar um sistema de comandas em seu salão passa a impressão de que suas clientes estão dentro de um sistema de produção em massa e que não são especiais para você e para seu negócio. Isso sem contar que suas clientes querem relaxar enquanto são atendidas e, assim, é comum que muitas percam a comandinha pelo salão, o que é uma situação chata e que gera uma dorzinha de cabeça.

Portanto, comandas podem ser úteis em um salão de beleza, no entanto, seus prejuízos são, com certeza, maiores que seus benefícios. Uma boa organização e gestão de seu negócio consegue, facilmente, proporcionar uma solução melhor.

O que funciona melhor que a comanda?

Como explicado acima, controlar os serviços feitos e os produtos vendidos em um salão de beleza ou clínica de estética não é muito complicado, porém, é necessário ter organização e administração. Assim, um sistema de gestão especializado em salões de beleza, barbearias, spas e clínicas de estética, como o Versum, é uma solução bem mais efetiva para controlar os pedidos, atender seus clientes com excelência e gerir seu negócio 360º.

No Versum, você possui uma agenda digital para cada profissional de seu salão e um site exclusivo para agendamento online. Assim, quando você adiciona um novo compromisso a sua agenda, ou quando uma cliente faz a reserva diretamente online, o sistema te informa do novo horário agendado e já atribui o valor do serviço ao perfil de seu cliente, dentro do detalhado sistema de cadastro de clientes do Versum. Automaticamente, o sistema enviará uma mensagem de texto SMS para lembrar sua cliente do compromisso agendado, o que reduz o número de clientes que marcam mas não comparecem em até 70%. Ao chegar em seu salão, a cliente será muito bem recebida por sua recepcionista e encaminhada para a estação onde receberá o tratamento. Caso deseje fazer outro tratamento (por exemplo, uma cliente foi ao salão para fazer mechas californianas e também resolveu pintar suas unhas), sua manicure irá adicionar esta cliente a sua agenda e, automaticamente, o serviço de manicure também será acrescentado ao perfil da cliente. No final, caso a cliente resolva comprar algum de seus produtos de varejo, ela os mostrará a sua recepcionista que ficará feliz em fechar sua conta com toda a atenção e personalização que sua cliente merece. Após a consulta, o Versum ainda enviará, automaticamente, mensagens para verificar a satisfação de suas clientes e estimulá-las a agendar novos horários.

Como você viu, existem soluções disponíveis no mercado que permitem que você substitua a comnda e gerencie muito melhor n todas as áreas de seu salão de beleza. O Versum vai muito além e trabalha como um assistente digital para você gerenciar todo seu negócio, desde conseguir e reter mais clientes, relacionar-se com elas, gerir sua equipe, estoque e finanças, e muito mais. Aproveite o ano novo que se inicia e comece a usar o Versum grátis para comprovar os benefícios para seu negócio crescer.

Teste Versum Grátis

[Total: 5    Média: 4.6/5]