7 ideias para promover seu negócio durante a quarentena

Ideias para promover seu salão durante a quarentena

A pandemia de coronavírus está levando a restrições cada vez maiores. As medidas variam de estado para estado, mas agora a grande maioria dos os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética devem estar oficialmente fechados. Você está preocupado com a situação da sua empresa? Nós te entendemos e, por isso, temos dicas para você fazer bom uso do seu tempo livre e cuidar do futuro de seu negócio com atividades intensivas de marketing!

Seu negócio deve estar fechado por enquanto, mas essa condição não durará para sempre. Embora você não aceite clientes no momento, você ainda precisa promover seus serviços para que as pessoas não se esqueçam de você e voltem ao seu salão assim que você retomar os negócios. Para facilitar, preparamos para você 6 dicas sobre como nutrir e promover efetivamente a imagem da sua empresa durante a quarentena. E isso também inclui uma idéia de como ganhar dinheiro, apesar do fechamento do salão!

1. Hora de limpar!

Sim, a limpeza e a higiene, como você deve saber, são essenciais para o combate ao coronavírus, mas estamos falando sobre outro tipo de limpeza.

Tendo mais liberdade de tempo, aproveite a oportunidade para fazer “limpeza” em sua oferta de serviços. Quando seu salão está operando normalmente, você tem muitas coisas em mente e, muito provavelmente, não tem tempo para analisar adequadamente as estatísticas das atividades do salão. Agora você pode finalmente cuidar disso!

Siga os relatórios sobre vendas e popularidade dos serviços, bem como as avaliações e comentários recebidos dos clientes em seu software Versum e pense sobre quais itens devem ser deixados em oferta e quais desistir. Com nosso programa, é fácil visualizar quais são os serviços mais vendidos e te trazem mais lucro. Invista em promover estes serviços e, talvez, até tirar serviços pouco populares de seu menu de serviços, afinal, você pode usar seus recursos (espaço, equipe e equipamentos) para atender ainda mais clientes de seu serviço popular e ter mais lucro. Quando você voltar a trabalhar, verá um “boom” no movimento em seu salão, então aproveite o momento para vender aqueles serviços que te deem mais lucro.

Dê também uma olhada na sua tabela de preços, afinal, você pode reestruturá-la para lucrar mais. Então, é sim uma boa ideia reavaliar não só seus serviços, mas também sua estrutura de preços.

2. Organize suas fotos

É importante aproveitar este momento para se organizar e, parte desta organização deve ser feita em suas galerias de fotos. Veja as fotos que você já tem em seu site e mídias sociais (Facebook e Instagram). São altas as chances de que seu Instagram tenha várias fotos e seja regularmente atualizado, porém, como estão seu site e Facebook? É importante atualizá-los também e organizar as fotos em álbuns e categorias (tipos de tratamentos, antes e depois, fotos do salão, etc.).

Como ninguém visita seu salão no momento, é uma ótima oportunidade para tirar algumas fotos do interior, estações de trabalho e equipamentos. Além disso, use o acervo de fotos “antes e depois” que você já tem em seu software Versum e de fotos dos seus tratamentos em seu celular para seguir movimentando suas mídias sociais e ganhando a atenção de seus clientes.

3. Atualize seu site de reservas online

Se você usa o Versum, você tem um site exclusivo para reservas online. Lembre-se de atualizá-lo após reavaliar seu menu de serviços e organizar suas fotos. Portanto, atualize as ofertas, as fotos, melhore as descrições de tratamentos e informações sobre os funcionários, adicione comunicados sobre como está trabalhando (ou não está trabalhando) durante a quarentena. Seu site é um de seus cartões de visita e deve sempre encorajar seus clientes a agendarem em seu salão – mesmo que você, talvez, não aceite reservas por um tempo!

Lembre-se também de que você tem a opção de suspender temporariamente seu sistema de reservas online. Como resultado, os clientes não poderão agendar visitas, mas seu site seguirá visível e com todas as demais funcionalidades.

4. Prepare novo conteúdo

Quando terminar suas fotos, observe também os textos de marketing. Revise os materiais existentes e verifique se eles são relevantes no momento. Além disso, prepare novos textos, por exemplo, encorajando avaliações de seus serviços mais populares, curtas biografias e curiosidades dos integrantes de sua equipe, dicas de cuidados caseiros durante a quarentena, etc., e publique em seu blog, Facebook e Instagram. Agora você tem tempo para “ajustar” esse conteúdo!

Também será uma boa ideia preparar artigos de especialistas nos quais você discutirá passo a passo o curso de um procedimento específico realizado em seu negócio. Dessa forma, você mostrará ao seu público que você entende do que está falando e que vale a pena marcar uma consulta com você assim que a oportunidade surgir novamente!

5. Cuide da comunicação nas mídias sociais

Onde seus clientes passam o tempo quando não podem sair de casa? Nas redes sociais! Encontre-os lá e, ao mesmo tempo, esforce-se para que eles não esqueçam o seu salão. É importantíssimo manter-se em contato com seus clientes para lotar sua agenda quando a pandemia acabar. Mantenha-os informados sobre a situação e medidas tomadas em seu negócio, publique opiniões positivas sobre seus serviços e tratamentos, incentive atividades (por exemplo, discutir ou compartilhar fotos) e reforce sua imagem de especialista (mais sobre isso em breve).

Também use o potencial de relacionamento no Facebook e Instagram. Mostre a seus seguidores como você é e como lida com quarentena. Mesmo que seus materiais não estejam relacionados ao salão, os clientes terão prazer em olhar nos bastidores, de ter uma visão mais humanizada e pessoal sua e de seu negócio. E você pode dar um bom exemplo para eles.

6. Reforce sua imagem de especialista em cabelos, beleza e estética

Você percebe que agora tem a oportunidade perfeita para fortalecer sua imagem de especialista? Não é porque os clientes não podem usar seus serviços que eles não precisam deles. Embora você não possa aceitá-los no salão, pode aconselhá-los por meio de suas mídias sociais (posts orgânicos e stories são ótimos aqui). Dê-lhes idéias para tratamentos caseiros e crie um ciclo de postagens para a quarentena nas quais você irá responder às perguntas sobre cuidados pessoais em casa.

E se alguém não quiser ou tiver vergonha de fazer uma pergunta em público? Ou talvez ele precise de algo mais do que uma resposta curta? Isso representa uma boa oportunidade para estreitar ainda mais seu laço com alguns clientes e é uma boa idéia de como ganhar dinheiro agora mesmo quando seu salão está fechado. Os profissionais de beleza e estética estão tendo que se adaptar e oferecer consultorias online para tratamentos caseiros ou manter os resultados de tratamentos profissionais, o que está sendo uma saída inteligente e lucrativa.

7. “Não cancele, remarque!”

Faça uma campanha para incentivar que seus clientes remarquem os tratamentos que não puderam ser feitos devido ao fechamento temporário do salão. Essa é uma iniciativa nobre que está sendo tomada por vários profissionais e estabelecimentos prestadores de serviços e você não deve ficar de fora. Seus clientes fiéis e que realmente gostam de seu salão reagendarão seus horários com prazer, pois sabem que esse é um momento difícil para todos e que, da mesma forma que você está fazendo o seu melhor para ajudá-los, podem fazer o que estiver ao seu alcance para te ajudar também. Você pode oferecer uma condição especial para quem resolver agendar, algum desconto ou brinde (produto ou serviço extra).

Dica: se você estiver com necessidade de caixa, você pode criar um programa de pagamento antecipado com desconto, no qual os clientes que remarcarem seus horários e pagarem no ato da remarcação terão um desconto especial (10% por exemplo).

Uma interrupção temporária na operação do salão não significa que você precise ficar sentado com os braços cruzados por algum tempo. É um momento que você pode aproveitar para, além de descansar, se qualificar e planejar sua volta às atividades com sucesso. Mas quando você recuperar forças, use todos os métodos disponíveis para cuidar da sua empresa da melhor maneira possível! Promova-a intensivamente na internet e nas mídias sociais para que, quando você retornar à operação normal, seu calendário esteja cheio de agendamentos e de novidades! Aproveite também para começar a usar o Versum, o melhor software de gestão de salão, barbearia e clínica de estética de graça e voltar às atividades com sua gestão profissional.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]