Dicas de marketing e propaganda de manicure e pedicure

frase de propaganda de manicure e pedicure

Marketing e propaganda de manicure e pedicure e salão de unhas ou esmalteria – você está ciente de sua importância, mas vamos ser honestos, provavelmente não foi o que influenciou você a abrir seu próprio negócio de unhas, seja você dona de uma esmalteria, uma manicure autônoma ou uma manicure a domicílio. É muito provável que você tenha um super talento para fazer unhas, em vez de apresentar estratégias comerciais complexas para melhorar as vendas e alcançar melhor seu público-alvo. No entanto, mesmo se você não é um guru do marketing, existem várias estratégias de negócios que exigem apenas um mínimo de requinte empreendedor (o que com certeza você tem!), e podem realmente melhorar as vendas, atrair clientes e ajudar o seu salão de unhas a prosperar! Aqui está o seu kit inicial de marketing e propaganda para manicure e pedicure.

Seja profissional!

Na verdade, isso não precisaria estar nessa lista, no entanto, existem algumas situações no seu dia-a-dia que podem exigir uma pitada extra de profissionalismo. Do trabalho com a equipe à prestação de serviços de alta qualidade e ao gerenciamento completo de seus negócios, tudo precisa funcionar perfeitamente, como um relógio. Ao manter um alto nível de profissionalismo, é provável que você obtenha mais clientes devotos, um aumento nas reservas e uma reputação impecável.

Para colher todos os benefícios de ser super profissional em seu salão de beleza, lembre-se de:

  • evitar fofocar no salão
  • manter a calma com clientes difíceis
  • resolver qualquer problema com a equipe longe dos clientes
  • estar vigilante das próximas dificuldades no salão
  • estar pronto para combater qualquer situação difícil

Tratar suas clientes com o máximo de profissionalismo e respeito te colocará como referência na área em sua cidade e te trará muitas clientes fiéis que, acredite, são sua melhor ferramenta de propaganda de manicure e pedicure.

O desconto inteligente como propaganda de manicure

A maioria das manicures a domicílio e das proprietárias de salões de unhas tende a ter uma reação brusca e comum em temporadas lentas e de agendas vazias: oferecer um bom desconto em seus serviços de manicure e pedicure e produtos. Vamos esclarecer as coisas: um desconto não é algo ruim se usado corretamente, na verdade fazer descontos pode ser sim uma boa propaganda de manicure e pode atrair mais clientes, mas precisa ser feito de forma estratégica. Dito isto, descontos excessivos podem transformar seu salão de unhas no equivalente a uma loja de R$1,99, onde as clientes só vão quando buscam uma bagatela. Um desconto deve ser fornecido apenas quando uma cliente faz algo extra (convida amigos e familiares para o seu salão, promove seus negócios nas mídias sociais, compra um produto que você listou como “prestes a expirar”) e não simplesmente porque ela reserva com você.

Além disso, o que está incluído na sua oferta pode dizer muito sobre sua empresa. Uma oferta de comprar 1 e levar 3 ou um desconto de 50% em todos os tratamentos pode fazer com que você pareça desesperada e, provavelmente, atrairá muitas clientes orientadas a descontos que só vão ao salão nestas ocasiões, não se tornam clientes fiéis e não te dão lucro algum. Ao fazer descontos, às vezes menos é mais. Em vez de promover um produto ou serviço com um desconto gigantesco de -50%, use -10% ou -15%. As clientes terão prazer em aproveitar isso e o valor de seus produtos e tratamentos não será inferiorizado aos olhos delas.

Dica: quando você estiver procurando limpar suas prateleiras de produtos que estão prestes a vencer, faça descontos especiais ou até mesmo os dê de brinde a clientes que são parte de seu programa de fidelidade e reservaram um tratamento que é complementar ao produto.

A melhor propaganda de manicure: suas clientes fiéis

Uma das dicas de marketing e propaganda para manicures e salões de unhas mais vitais, e que todo profissional da área deve seguir é trabalhar com clientes fiéis e regulares. Existe um equívoco comum no setor de beleza de que quanto mais clientes você tiver, mais bem-sucedida será sua empresa. Embora isso seja verdade até certo ponto, uma manicure a domicílio ou um salão de unhas (esmalteria) com muitos clientes únicos não poderá prosperar, especialmente durante períodos de pouco movimento. Para conquistar clientes fixas e fiéis, você precisa dar a elas algo a mais, evite usar descontos com estas clientes. Certifique-se de estar gastando tempo para conhecê-las, perguntando se elas querem algo para beber ou compartilhando suas sugestões referentes aos tratamentos desejados. É mais provável que as clientes retornem a uma manicure ou pedicure com a qual se sentem bem atendidas, mimadas e foram tratadas como clientes especiais, não como qualquer uma.

Ao seguir estas dicas de salão de unhas, você pode esperar ver clientes mais fiéis que adoram visitar sua empresa, no entanto, não pare por aí! Incentive os clientes a participar do seu programa de fidelidade! Se você não possui um, comece sua conta gratuita do Versum, o melhor software de gestão para manicures e salões, e teste o recurso Programa de fidelidade! Essa ferramenta recompensa suas clientes com pontos por suas compras, recomendações de clientes e avaliações que deixam no seu salão, o que ajuda a promover seus negócios. Esses pontos podem ser utilizados para receber recompensas em seus negócios, como um tratamento de pé e mão ou uma cesta de produtos. São suas clientes fiéis, por meio do boca a boca e das recomendações online (em seu site e em suas mídias sociais) que são a melhor propaganda para atrair novas clientes para você como manicure e pedicure.

Dica: no software de gerenciamento de salão de unhas e beleza Versum, analise suas estatísticas e verifique o tratamento mais popular do mês. Ofereça este serviço como prêmio no seu Programa de Fidelidade e as clientes serão incentivadas a ganhar pontos rapidamente (marcando mais horários e convidando suas amigas) para obter esse tratamento como prêmio!

Use e abuse das mídias sociais

Uma das dicas mais importantes para negócios de unhas é ser curioso e experimentar muito em mídias sociais, bem, pelo menos até certo ponto e com bom senso. Você provavelmente gasta tempo em várias redes sociais depois do trabalho, por isso é natural que você também gaste tempo com elas em nome da sua empresa e ou de seu trabalho como manicure a domicílio. Postar fotos do seu trabalho no Instagram e no Facebook é divertido e tudo mais, mas exatamente como isso é benéfico para o seu negócio? Você pode receber alguns likes e comentários mas suas postagens estão realmente atraindo clientes, melhorando as vendas e expandindo seus negócios? Há de se pensar nisso.

Dica: coloque o link de seu site personalizado para agendamento online do Versum em todos seus posts no Facebook, na bio e nos stories do Instagram para conquistar novas clientes no momento mais oportuno, ou seja, quando elas estão encantadas com as fotos das unhas feitas por você.

Se seus posts orgânicos não estiverem atingindo seu público-alvo, considere investir um pouco em anúncios pagos, pois você poderá adquirir novas clientes a um baixo custo. Além disso, não subestime o potencial dos sorteios em mídias sociais, pois você pode conseguir atingir centenas de clientes em potencial ao sortear, por exemplo, um mês de unhas em seu salão – para isso, coloque como condição de participação no concurso/sorteio a marcação no comentário do post de 3 amigas que gostariam de fazer suas unhas no salão.

Além de postar fotos das magníficas unhas que você faz e depoimentos de suas clientes (marcando-as no post, com seu consentimento), use também alguma frase de propaganda para manicure, como:

  • Precisa de uma mão? Conte comigo!
  • Suas unhas tão lindas que dúvido você roê-las!
  • Uma exposição de arte em suas mãos!
  • Suas unhas como você sempre sonhou!

Mantenha-se em contato com suas clientes

Você acabou de fazer uma unha premium de acrigel, um tratamento de pedicure completo e ofereceu uma rápida massagem de mãos gratuita – você está esgotado, mas sua cliente está entusiasmada com a atenção que recebeu e com o resultado de seu trabalho. Elas então pagam pelo serviço e seguem com seu dia. Agora pare aí mesmo e pense: “minha cliente amou as unhas, não há algo que eu possa fazer para usar isso para o benefício de meu negócio?”. Comece enviando a elas uma mensagem de agradecimento no final do dia, juntamente com uma solicitação de avaliação do serviço – o Versum envia essa mensagem automaticamente para as clientes que pagaram pela visita. Aquelas que deixam avaliações positivas ajudam a melhorar sua reputação e atrair novas clientes!

Além de enviar uma mensagem de agradecimento e uma solicitação de avaliação, você também deve notificar regularmente as clientes sobre quaisquer ofertas ou tratamentos complementares ao que elas fizeram anteriormente. Se uma cliente fez um alongamento de unhas em acrigel, informe-as sobre outros tratamentos de unhas de longa duração, como serviço de unhas artísticas com esmalte em gel, ou envie uma mensagem de texto segmentada  informando sobre sua promoção para manutenção de unhas em acrigel. Manter contato regularmente com as clientes garante que elas não se esqueçam da seu trabalho e atraí-las com ofertas inteligentes e segmentadas fará com que elas voltem ao seu salão de unhas.

Seja você mesma!

Uma das dicas mais importantes de marketing e propaganda para qualquer manicure a domicílio ou dona de salão de unhas e beleza é ser você mesma! Você pode (e deve!) estar atenta à concorrência do outro lado da rua, mas lembre-se de que seguir os passos deles significa que você não está fazendo o seu próprio caminho. Seu negócio reflete seu estilo, esse é o que te torna única e é seu grande diferencial. Concentre-se em seus negócios, tratamentos e números. E se você receber clientes difíceis que reclamam de seus preços, não se preocupe, isso acontece em qualquer negócio e você não poderá agradar a todas. Conte seu sucesso pelo número de clientes fiéis e por sua receita, tudo isso com a ajuda de uma ferramenta confiável como seu software para esmalterias do Versum. Registre-se hoje e administre seu negócio de unhas como nunca antes!

Teste Versum Grátis

[Total: 5    Média: 4/5]